+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Montar Ponto Multiponto em 900mhz

    Amigos, estou com um probleminha.
    Eu preciso montar um ponto de acesso na zona rural para +- uns 15 clientes.
    So que nâo tenho como usar 2,4 ou 5,8 porque a região é cheia de pequenos morros.
    Eu estava pensando em usar as XR9 da Ubiquiti para isto.
    So que como são varios clientes um Ponto a ponto ficaria muito caro, entao estou pensando em usar uma omni de 8dbi na xr9.
    Ate quantos km eu consigo sinal com omni de 8dbi com a xr9??
    Nos clientes eu vou usar a xr9 com antena yagi de 20dbi.

    Obrigado pela ajuda...

  2. #2

    Padrão

    Amigo,tenho pesquisado bastante sobre essa frequência,tenho dois rádios em 900MHz usando RB133 e cartão Ubiquiti SR9 no qual já fiz diversos testes e também consultei engenheiros e fabricantes a respeito desses enlaces.Primeiramente é errôneo achar que o sinal atravessa morros,prédios ,etc.,esse sinal atravessa alguns obstáculos com mais facilidade que as outras frequências por ser mais "baixa" mas não faz milagres.Os enlaces a grande distância são feitos por REFLEXÃO e não atravessando os obstáculos.O enlace por reflexão dá-se acima dos obstáculos,ou seja ,você vai direcionar as antenas,a emissora e a receptora por cima dos obstáculos,o primeiro obstáculo não pode estar muito próximo por causa do ângulo de inclinação das antenas.As antenas Yagi espalham muito o sinal e não são recomendadas para enlaces mais distantes,use duas parábolas vazadas com iluminador em 900MHz,vão concentrar bem o sinal e você terá mais chances de obter sucesso nesse enlace.Use o sistema apenas para o ponto a ponto,do outro lado coloque um rádio em 2.4GHz com omni ou setorial para a distribuição e nos clientes um kit cliente normal,se tiverem visada.JCAquino INTERCOM

  3. #3

    Padrão

    Também ando tendo curiosidade para uso de 900Mhz, mais isso ainda não está homologado certo?

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JCAquino Ver Post
    Amigo,tenho pesquisado bastante sobre essa frequência,tenho dois rádios em 900MHz usando RB133 e cartão Ubiquiti SR9 no qual já fiz diversos testes e também consultei engenheiros e fabricantes a respeito desses enlaces.Primeiramente é errôneo achar que o sinal atravessa morros,prédios ,etc.,esse sinal atravessa alguns obstáculos com mais facilidade que as outras frequências por ser mais "baixa" mas não faz milagres.Os enlaces a grande distância são feitos por REFLEXÃO e não atravessando os obstáculos.O enlace por reflexão dá-se acima dos obstáculos,ou seja ,você vai direcionar as antenas,a emissora e a receptora por cima dos obstáculos,o primeiro obstáculo não pode estar muito próximo por causa do ângulo de inclinação das antenas.As antenas Yagi espalham muito o sinal e não são recomendadas para enlaces mais distantes,use duas parábolas vazadas com iluminador em 900MHz,vão concentrar bem o sinal e você terá mais chances de obter sucesso nesse enlace.Use o sistema apenas para o ponto a ponto,do outro lado coloque um rádio em 2.4GHz com omni ou setorial para a distribuição e nos clientes um kit cliente normal,se tiverem visada.JCAquino INTERCOM

    Amigo, bem que eu queria usar somente como ponto a ponto, so que nesta situação tem que ser multi ponto, pois sao +- uns 15 pontos que terei que montar. Se eu fizer ponto a ponto seria inviavem financeiramente, pois o custo aumentaria significativamente.
    Por isso eu pensei em usar omni em 900mhz.
    Onde estou querendo montar não tem morros grandes, somente aquelas barrigas de terra.
    E pelo que eu pesquisei as yagi tem um desempenho melhor com esse tipo de obstaculo do que as de grade, alem de serem bem mais em conta.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Também ando tendo curiosidade para uso de 900Mhz, mais isso ainda não está homologado certo?
    Existe antenas Homologadas, mas radios ainda não...
    Talvez alguma empresa ja tenha pedido homologação.