+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas com Permissões no Debian

    Oi gente sou o mais novo usuário Linux, e hoje estou instalando e testando um servidor Apache2, e o que está acontecendo é o seguinte... toda vezque vou lah salvar o arquivo da página do meu apache diz que eu nao tenho permissão pq eu nao sou dono acho que somente o usuário root, o problema é que eu nao consigo logar em modo gráfico com o usuário root dai eu não consigo alterar o arquivo, já fui lá em User Acounts Admin e defini meu usuário como um participante do grupo adm e mesmo assim não obtive sucesso ... alguem pode me dar uma luz ???

  2. #2

    Padrão

    bem vindo ao linux....

    eu nao tenho permissão pq eu nao sou dono acho que somente o usuário root,

    assim recomendo ler bastante sobre linux. pois isso é problema bem simples.

    nunca faça login como root no kde/gnome, evite.

    quanto ao teu problema é seguinte...tu esta tentando jogar o arquivo dentro de /var/www ou /var/www/apache-default não?

    para com seu usuário jogar arquivos dentro de /var/www tu pode mudar a permissão ou mudar o dono da pasta.

    chown -R usuario.usuario /var/www

    chown = change owner (mudar o proprietário). Chown - Wikipédia
    usuario = troque pelo seu usuario

    o -R (recursivo) é opcional...mas vantagem dele é que muda da pastas que tiver dentro da /var/www - /var/www/teste (também sofre mesma mudança)

    bem mais sobre isso leia o texto:
    Modo Texto - 2º Parte (Permissões - chmod, chown e chgrp) - By Girls_Moderator | Under-Linux.Org

  3. #3

    Padrão

    vou ler amigo, obrigado !

  4. #4

    Padrão

    Se você está tentando criar arquivos em uma pasta do usuário apache com o usuário marcio (por exemplo) você não vai conseguir, a menos que o usuário marcio esteja no grupo do apache...
    Existem vários motivos para voc~e não conseguir algumas coisas no linux...
    Siga os tutoriais tentando entender o por que de cada passo, não apenas seguindo por seguir, senão nunca conseguirá resolver problemas...