+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking Algum AP que aguente controle de banda?

    Tem um cidadão que quer montar um pequeno provedor de internet em uma cidade de 3000 habitantes, lá não tem suporte de nenhum tipo e ele veio me procurar pra fazer esse serviço. Ele tem uma torre no meio da cidade e ela cobre toda a área urbana com sobra, a cidade é plana e bem pequena mesmo.
    Acontece que ele não entende nada de wireless e um eventual suporte terá que ser feito remotamente.
    Até ai tudo bem, o negócio que tá pegando, é o controle de banda, como são poucos clientes, pensei que seria mais negócio arranjar um AP bom, colocar uma omni de 15db e usar o controle de banda do próprio AP. Muitos me falaram que não fica bom e que pode ficar lento, pois o AP iria ficar sobrecarregado. Outros falaram para usar um Microtik com 1 cartão, o que já é uns 1200,00 paus, mas até ai tudo bem, pois economizaria com o servidor.
    O que vocês acham, qual a melhor opção na opinião de vocês que entendem?

    Abraços Cordiais,
    Eduardo Henrique.

  2. #2

    Padrão

    Boa tarde, vou passar minha experiencia, tenho um AP Zinwell modelo G120plus
    e omni Ideal 15Dbi, 60 clientes cadastrados até 35 cliente simultaneos
    cliente mais distante 6Km, controle de banda e acesso, 256K/cliente
    Obs. 2 travamentos no ano inteiro..
    eu mesmo estou surpreso com isso e sei que ja passou do limite por isso ja estou com PC AP pronto vou usar com 3 setoriais Hyperlink 14Dbi
    boa sorte!
    Última edição por egservice; 28-12-2007 às 12:17. Razão: completar

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por egservice Ver Post
    Boa tarde, vou passar minha experiencia, tenho um AP Zinwell modelo G120plus
    e omni Ideal 15Dbi, 60 clientes cadastrados até 35 cliente simultaneos
    cliente mais distante 6Km, controle de banda e acesso, 256K/cliente
    Obs. 2 travamentos no ano inteiro..
    eu mesmo estou surpreso com isso e sei que ja passou do limite por isso ja estou com PC AP pronto vou usar com 3 setoriais Hyperlink 14Dbi
    boa sorte!
    obrigado pela resposta egservice, pra mim esse AP não tinha controle de banda, li uma vez que as versões mais novas teriam, mas depois nem passei a saber, quer dizer que nesse AP tem controle de banda? Você tá usando firmware original dele ou o firmware aprouter 6.0?

    Abraços,
    Eduardo Henrique.

  4. #4

    Padrão

    ola Eduardo, estou usando AP Router 6.1 ptbr muito bom, recomendo, controle de banda, controle de acesso e muito mais recursos que nem uso.. valeu

  5. #5

    Padrão

    Recomando que monte um PCAP, é mais robusto....

    Esses Zinwell nao tem o processador muito potente, alem do mais se agregar todo servico de MAC e banda nele ele fica muito lento, com pings muito altos.

    Mkrotik ou StarOs.

  6. #6

    Padrão

    Faz controle em servidor que é muito melhor, a ap trabalha mais com folga além de um servidor ter mais memoria do que um ap que geralmente tem 8 mb ... o amigo ai acima tem sorte com ap com controle de banda mas que da um ping alto da...

  7. #7
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Nessa situação, EU usaria ou pc-ap como foi recomendado, ou uma routerboard RB333 com um cartão... Vc pode fazer tudo nela, menos o proxy obviamente... Se usar proxy, pc-ap é o mais indicado!

  8. #8

    Padrão

    Para todo projeto inicial sem duvida melhor segura o custo e claro sempre mantendo relação custo X beneficio.

    Depois do negócio bem sólido, com visão mais ampla seria o melhor momento para fazer um novo investimento colocando equipamentos melhores de acordo com a nescessidade.

    Ja me ferrei por investir pesado no inicio e levar muito mais tempo do que previsto pra ter um retorno.

  9. #9

    Padrão Caralho !!!!!!!!!!!!!!

    Citação Postado originalmente por egservice Ver Post
    Boa tarde, vou passar minha experiencia, tenho um AP Zinwell modelo G120plus
    e omni Ideal 15Dbi, 60 clientes cadastrados até 35 cliente simultaneos
    cliente mais distante 6Km, controle de banda e acesso, 256K/cliente
    Obs. 2 travamentos no ano inteiro..
    eu mesmo estou surpreso com isso e sei que ja passou do limite por isso ja estou com PC AP pronto vou usar com 3 setoriais Hyperlink 14Dbi
    boa sorte!
    Amigo na boa, esse teu radio é unico. Zinwell g120 plus com 35 clientes simultaneos a 256 Kbps e tudo controlado nele ...

    Depois que para de usar ele, coloca em uma redoma de vidro e guarde muito bem.


    Recomendo PC-AP e Setoriais.

    Nada se compara a um PC-AP e setoriais !

    Sem falar no poder de expansão de um PC-AP com setoriais. ( Em uma unica base voce coloca 4 vezes mais clientes do que radinhos e omnis ).

    E voce vai ver a diferença quando subir o seu PC-AP com estas setoriais da hyper. Vai ficar show.

    Abraço.
    Última edição por ShadowRed; 30-12-2007 às 00:01.

  10. #10

    Padrão

    Ai rapaz vou te dar uma dica pra ficar bacana seu controle de banda te a conselho usar um ap router para transmiti e usar rádios nos cliente também, sendo que vc ira controlar banda no próprio cliente, configura os cliente como wireless isp, ae da para vc controlar a banda e da para habilitar o firewall e bloquear as protas da netbios, assim vc não vai ter problema dos cliente tarem se enxergando na rede, e sem duvida nenhuma sua rede vai ficar muito boa.

    Falows quaquer duvida.