+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik - Hotspot - acessar AP

    Meus amigos!
    Atualmente estou usando o firmware WapPro mas quero passar para o mikrotik

    Eu instalei o mikrotik configurado como hotspot, num PC. Eu entro normalmente pelo winbox e pelo navegador

    Mas agora eu quero acessar 2 APs mas não consegui. Até aparece o IP deles na tabela ARP, junto com o IP do mikrotik, mas eu não entro no firmware dos APs.

    O IP para conectar com o mikrotik é 192.168.10.1

    Alguém me disse que eu poderia trocar o IP deles por outra classe como p. ex. 192.168.0.1 e 192.168.0.2. Também não consegui.

    Já configurei eles como bridge, desativei DHCP e troquei o IP deles para 192.168.10.10 e 192.168.10.11 respectivamente, dentro da mesma classe do IP do login.
    Os APs estão conectados a um swicht.

    Na minha placa wireless, no site survey eu encontro os APs. Já habilitei a rede que tem o nome dos APs, mas fica tentando atribuir IP e não consegue. Depois de algum tempo atribui um IP "louco" e gateway fica em branco.

    Eu preciso também cadastrar os APs no mikrotik? como devo proceder?

  2. #2

    Padrão

    Olá pessoal, alguma ajuda?

    Eu passei 3 semanas sem mexer no mikrotik depois da instalação. Eu não tenho mais certeza mas parece-me que eu já havia acessado o status dos APs logo após a configuração. Por isso estou confuso.

    Alguma coisa eu fiz de errado.

    Eu estou anexando uma tela para conferência. Eu cadastro o IP dos APs nesta aba?
    Se não for aí, onde eu cadastro os APs?
    Os nomes teste e teste1 devem coincidir com o SSID dos APs?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         hotspot.jpg
Visualizações:	446
Tamanho: 	111,8 KB
ID:      	1529  

  3. #3

    Padrão

    A confusão aumentou.

    Quando abro a guia INTERFACES e seleciono uma interface com duplo clique, a tela que abre para mim é diferente da tela que está no manual que baixei aqui no forum.
    A tela do manual tem as abas General, wireless, Data rates, Advanced, WDS.

    Em anexo está a tela que abre para mim.

    Onde eu errei?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         interfaces.JPG
Visualizações:	284
Tamanho: 	106,5 KB
ID:      	1533  

  4. #4

    Arrow

    Boa tarde,

    talvez você esteja clicando em local diferente do que pensa estar.

    Algumas telas do Mikrotik são diferentes dependendo da versão ou há diferenças entre uma versão e outra. Por exemplo, a 2.9.6 tem algumas diferenças se comparada com a 2.9.27 que, por sua vez, tem algumas diferenças em relação a 2.9.48. Se falarmos da 3.0 nem se fala, há várias diferenças.

  5. #5

    Padrão

    Putz!

    Viu Marcelo, como só ter um manual não é garantia de sucesso? No manual manda entrar em interfaces, selecionar a interface e dar 2 cliques. Abre uma janela com várias abas como eu citei. Mas quando faço isso a janela que abre para mim é bem diferente como você deve ter visto no anexo.
    Se existe diferenças nas janelas dependendo da versão, então fica muito dificil fazer as coisas sozinho.
    E daqui para a frente com certeza haverá mais coisas que não vão fechar. Terei que assimilar toda a filosofia de trabalho do mikrotik. É preciso realmente muito tempo.
    Me lembro do tempo que eu fazia meus programas em dbase. Depois veio o clipper que tinha compatibilidade mas a filosofia de trabalho já mudava. Depois vieram os ambientes gráficos e tudo que estava em clipper era convertido para funcionar em Delphi onde os conceitos já mudavam de novo.
    Chega num ponto em que a cabeça já não ajuda muito.

  6. #6

    Padrão

    amigo,

    em relacao a sua primeira pergunta, para vc poder acessar os radios que estao atras do hotspot, vc precisa:

    ter uma rede roteada que permita esta comunicacao.
    se os radios estao em modo bridge, vc deve liberar o ip do radio no hotspot na opcao ipbindigs

  7. #7

    Padrão

    se os radios estao em modo bridge, vc deve liberar o ip do radio no hotspot na opcao ipbindigs

    Funcionou Rosauro.

    Obrigado!!!