+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik AP versus Licensa ANATEL.

    Olá comunidade!!!
    Pretendo substituir todos meus "radinhos" 2.4 Ghz que atualmente uso como AP nas torres com antenas setorias de 17db e 14db por um PC-AP Mikrotik com plaquinhas D-Link G520 (AP 2.4 Ghz) e meus Ponto-a-Ponto substituir também por PC-AP Mikrotik com plaquinhas D-Link G530 (PtP 5.8 Ghz). Minha dúvida é a seguinte: Até onde posso utilizar esses PC-APs com MK e não ter problemas com a ANATEL? Sou autorizado SCM e estarei licensiando minhas estações nos próximos meses e certamente sofrerei fiscalização e necessariamente preciso estar com tudo homologado pela ANATEL e dentro das normas. Peço a orientação dos colegas que ja possuem SCM ou que estejam mais por dentro desta questão dos PC-APs. Aproveito a oportunidade para pedir a opinião de quem ja trabalhou ou trabalha com esses equipamentos, os prós e contras. desde já agradeço a atenção de todos e aguardo respostas.
    Att, CEP

  2. #2

    Padrão

    o mkt não importa, o que importa pra a anatel são os rádios, antenas e cabos usados. Mas ví gente aqui falando que anatel encrencou até com switch de nego certa vez.

  3. #3

    Padrão

    a G520 você não pode usar!

    Use G510 ou G530. Estas não tem restrição de antenas, equanto a G520 fica limitada a antenas de 2dbi

  4. #4

    Padrão

    Grato ijr!! Aproveiando a oportunidade quais sao os "segredos" para ter esses PC-APs trabalhando numa boa? Qual a metragem de cabo RGC-213 ideal do PC-AP para as antenas? Qual melhor tipo de ventilação? Estou pesquisando as placas mãe Asus P4S8X-X com processadores P4 2.0Ghz e 512Mb ram. Essa configuração esta razoavel para gerenciar uma média de 500 clientes ou posso reduzir os gastos com hardware? indicaria alguma configuração? É aconselhavel integrar em uma so maquina Servidor (com web proxy) e PC-AP? Perdoe-me por tantas perguntas, mas é tudo muito novo pra mim essa parte de PC-AP/Mikrotik, sempre trabalhei com "radinhos" que hoje não suportam mais nada. Agradeço a atenção de todos.
    Att, CEP.

  5. #5

    Thumbs up

    Boa tarde,

    a configuração de máquina é boa. De preferência ponha o Mikrotik AP no alto da torre e use no máximo 2 metros de cabo RGC 58 ou 213. Se puder usar LMR600 ou Celflex melhor ainda. O ideal é 1,5 metro. Utilize, como o amigo aí disse, DWL-G510, DWL-AG530, TP-Link (chipset Atheros) ou cartões Senao 2511CD (para atenas até 13,8 DBi) ou mini-pci Engenius/Senao 8602 (até 400mW) homologados. Os mais estáveis são D-Link (DWL-G510 / DWL-AG530) e Senao 2511CD.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por CEP Ver Post
    Olá comunidade!!!
    Pretendo substituir todos meus "radinhos" 2.4 Ghz que atualmente uso como AP nas torres com antenas setorias de 17db e 14db por um PC-AP Mikrotik com plaquinhas D-Link G520 (AP 2.4 Ghz) e meus Ponto-a-Ponto substituir também por PC-AP Mikrotik com plaquinhas D-Link G530 (PtP 5.8 Ghz). Minha dúvida é a seguinte: Até onde posso utilizar esses PC-APs com MK e não ter problemas com a ANATEL? Sou autorizado SCM e estarei licensiando minhas estações nos próximos meses e certamente sofrerei fiscalização e necessariamente preciso estar com tudo homologado pela ANATEL e dentro das normas. Peço a orientação dos colegas que ja possuem SCM ou que estejam mais por dentro desta questão dos PC-APs. Aproveito a oportunidade para pedir a opinião de quem ja trabalhou ou trabalha com esses equipamentos, os prós e contras. desde já agradeço a atenção de todos e aguardo respostas.
    Att, CEP
    amigo atualmente licenciei minha estação e ela esta com 4 setoriais de 17dbi e 4 placas dlink AG-530 e a anatel questinou sobre a potencia eu estava usando 23db nas plaquinha e eles me disseram para abaixar para 15 db pois contando os 23db + 17dbi da antenas ficava em 10W e eles só autorizam 1W então tive que abaixar e por sinal sai da interferencia dos meus concorrentes e a unica coisa que pedem mesmo é que seja tudo homologado e que esteja com a potencia até no maximo 1W se tiver com mais que isso abaixe pois eles vão pegar no pé assim como fizeram aki e por sinal uso pc-mikrotik e com certeza ficou muito melhor do que qualquer outro radio que eu tinha.... valeu te mais

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    a G520 você não pode usar!

    Use G510 ou G530. Estas não tem restrição de antenas, equanto a G520 fica limitada a antenas de 2dbi
    Amigo, a G520+ vc pode usar com antena maior....

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por islan Ver Post
    Amigo, a G520+ vc pode usar com antena maior....

    Porém, a DWL-G520+ não funciona no Mikrotik.

  9. #9

    Padrão

    Pelo que sei a respeito a anatel só questiona equipamentos (placas, antenas etc.) homologados, agora software não.

  10. #10

    Padrão

    As G510 está uma luta para achar. Vou colocar tudo G530, tanto os PtP (5.8 Ghz) quanto as minhas setoriais de 17 db (2.4 Ghz) para transmissão. O que vcs acham. Fica bom?
    Grato a todos.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Porém, a DWL-G520+ não funciona no Mikrotik.
    Nossa, amigo vc deve ter comprado um lote de 520 com defeito ou falcificada.. a 520(chip7 é atheros 5213) é melhor da dlink pra mk pois é aque menos sofre interferencia em 2.4, ta uma prova, um cliente provedor em SP. www.shturbo.com.br/down/Mkdetalheclienteonline.jpg

  12. #12

    Padrão

    pra dizer a verdade depende do fiscal, tem vez que eles pedem pra ver só cx dos equipamentos que estão la em cima e nota fiscal, acho eles conferem o mac do radio com a fabricação ou algo do tipo ou então depende de fiscal pra fiscal lá em itumbiara que eles andam pra caramba só pedira caixa e nota fiscal das g530 mais nada e estava desligado o mkt ainda o só ligamos pra eles testarem e não disseram muita coisa não, procurou como era o sistem aque estava instalado apenas disse que era um so linux eles nem pergutaram qual so era, pensei que ia querem ver minha licença mk unica coisa q o cara fez questão de ver foi o 0800

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Shturbo Internet Ver Post
    Nossa, amigo vc deve ter comprado um lote de 520 com defeito ou falcificada.. a 520(chip7 é atheros 5213) é melhor da dlink pra mk pois é aque menos sofre interferencia em 2.4, ta uma prova, um cliente provedor em SP. www.shturbo.com.br/down/Mkdetalheclienteonline.jpg
    Prezado, a que funciona no Mikrotik é DWL-G520 sem o + (plus). A DWL-G520+ (plus) não funciona no Mikrotik e não é Chipset Atheros. Não comprei com defeito não amigo, conheço mais de equipamento e de sistema do que você imagina. Além, não é homologada para usar antenas acima de 2 DBi.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Porém, a DWL-G520+ não funciona no Mikrotik.
    isso mesmo a DWL-G520+ naum é chip atheros e naum funciona no mk mesmo e pq é ver. c2 e c2 sem chance tem que ser a G520 ver b4 essa sim funciona perfeitamente pois tenho duas repetidoras que usam a G520 ver b4 e estao muito boas e por incrivel que pareça ta dando menos problema que a AG530 que tenho em outra estaçao.... mais isso naum vem ao caso e por a G520 ser restrita a antenas saum boas... te mais

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Prezado, a que funciona no Mikrotik é DWL-G520 sem o + (plus). A DWL-G520+ (plus) não funciona no Mikrotik e não é Chipset Atheros. Não comprei com defeito não amigo, conheço mais de equipamento e de sistema do que você imagina. Além, não é homologada para usar antenas acima de 2 DBi.
    Caro amigo não estou questionando seu conhecimento, so que vc relatou ao amigo que as únicas que funcionam são as 510 e 530, apenas comentei que o sr. poderia tem comprar um lote com defeito, como o sr tem um conhecimento de que a 520+ não funciona o sr poderia ter dito o seguinte. compre as dlink 510, 520 e ou a 530 mais não compre a 520+ pois não funciona na mk.
    Ok

  16. #16

    Thumbs up

    Claro, tudo bem,,,

    Mas o colega não entendeu o que eu escrevi ou leu muito rapidamente. Eu não "disse" que as únicas que funcionam são essas aí que eu digitei! Por favor, leia novamente. Eu aconselhei a comprar DWL-G510 ou DWL-AG530 por que essas não tem limite de antenas (em ganho); ou seja, se instalar uma DWL-G520 poderá ter problema quando for legalizar a estação na Anatel.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Claro, tudo bem,,,

    Mas o colega não entendeu o que eu escrevi ou leu muito rapidamente. Eu não "disse" que as únicas que funcionam são essas aí que eu digitei! Por favor, leia novamente. Eu aconselhei a comprar DWL-G510 ou DWL-AG530 por que essas não tem limite de antenas (em ganho); ou seja, se instalar uma DWL-G520 poderá ter problema quando for legalizar a estação na Anatel.

    Amigo Marcelo.. realmente , voltei ao seu post e reparei que ao ler não havia reparado o 520+ tanto é que citei no meu a 520 e o chip7, desculpe me pelo mau entendido ou mau lido... rs.. abraços

  18. #18

    Thumbs up

    Certo,
    tudo bem, desculpado. "Faz parte".