+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida sobre conexões simultâneas

    Olá pessoal, tudo bem?

    Estive ao longo de alguns meses fazendo um sistema para um cliente que vai iniciar em meados de 2008.

    Esse mesmo cliente me fez uma pergunta e eu fiquei sem resposta.

    Ele vai pegar um servidor Opteron com 4GB de memória ram. Ele quer saber quantas conexões silmultâneas é possível em um servidor como esses.

    Acredito que dê mais de 150 conexões simultâneas, mas não tenho nem idéia ao certo quantas são possíveis.

    Gostaria de saber se existe alguma conta matemática que me mostre quantas conexões simultâneas é possível em um servidor desse porte.

    Desde já agradeço a atenção de todos.

    Muito obrigado.

  2. #2

    Padrão

    Bom...
    Você esqueceu de dizer qual banco de dados pretende usar...
    A princípio, qualquer que seja o banco, você poderá ter mais de 150 conecções simultâneas, porém há algumas variáveis para se levar em conta...
    Quanto de memória o banco em si está ocupando, se o banco está necessitando de SWAP (por exemplo) você tem grandes problemas...
    Veja quanto consome uma conecção com uma consulta "pesada" e veja quanto o sistema tem livre, dá para ter uma idéia de quantas conecções pesadas o servidor aguenta...

    Abraços

  3. #3

    Padrão

    Olá

    O banco de dados é o MySQL.

    Citação Postado originalmente por Marcio68Almeida Ver Post
    Bom...
    Veja quanto consome uma conecção com uma consulta "pesada" e veja quanto o sistema tem livre, dá para ter uma idéia de quantas conecções pesadas o servidor aguenta...

    Abraços
    Como eu poderia ver isso? No meu sistema por exemplo, eu teria apenas 1 conexão(eu mesmo testando o sistema).

    Obrigado
    Última edição por throm; 31-12-2007 às 13:22.

  4. #4

    Padrão

    Quando você abre uma conecção com o banco, aparecerá um novo processo no Linux (se você estiver usando Linux, é claro) então abra uma nova conecção sem fechar a anterior, veja como aparecerá no TOP, vá abrindo novas conecções sem fechar as anteriores, veja o consumo de memória, dá para ter uma idéia de como o servidor vai se comportar...

  5. #5

    Padrão

    Teria que abrir por exemplo com o PHP mysql_pconnect, certo? Se for só mysql_connect a conexão iria fechar assim que o script acabasse de rodar.

    Obrigado.

  6. #6

    Padrão

    Altere o seu PHP para não encerrar a conecção ao finalizar a consulta para que você possa ter um parâmetro de avaliação...
    Também é interessante você "persistir" uma conecção evitando assim que o programa fique refazendo conecções, pois isso gera uma perda de tempo desnecessária.