+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão DNS Recursivo

    Boa tarde a Todos, gostaria de obter algumas informações sobre fechar o recursivo de um servidor BIND.
    Seguinte tenho dois servidores rodando perfeitamente, no entanto estou fechando ele com a diretiva allow-recursion { network_allowed; };
    acl network_allowed {
    192.168.1.0/24;
    127.0.0.1;
    };
    Até ae beleza, reincio o bind e ok, testo de outra rede ele não resolve, mas se resolvo de dentro da rede permitada e depois vou para a rede não permitida e tento o mesmo site ele abre, normal, isso pq já esta no cache do dns, então adiciono a diretiva
    allow-query { network_allowed; };
    ae ele não deixa mais nem acessar o cache, bele ae ele tranca só para a minha rede. mas no log aparece essas msg.
    Jan 4 15:26:24 atenas named[13393]: client 200.228.126.26#8226: query (cache) '16.xx.xxx.xxx.in-addr.arpa/PTR/IN' denied

    Esse Servidor de DNS ele é autoritativo para fora e recursivo para a minha rede.

  2. #2

    Padrão

    eu postei um artigo aqui na under-linux explicando com exemplos como fazer e como funciona

    Dicas para proteger seu servidor DNS (BIND) - Parte 01 | Under-Linux.Org

  3. #3

    Padrão

    Eu li o seu artigo, e achei interessante, até cheguei a implementa ele, que é a onde dá esse log no syslog, so qdo ativo a allow-query, detalhe não utilizo a opção blackhole.