+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão DFS-Mode: radar?

    Olá, povo.

    Estava olhando no manual do RouterOS sobre a opção dfs-mode. Segundo ele, o sistema pode procurar o canal com menos interferência e usar ele automaticamente. Mas tem duas opções: com radar e sem radar. Com radar, ele vai trocar de canal se encontrar um radar nele.

    Mas que diacho é um radar???

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Esse radar seria algo como atividade na rede.

    Mas recomendo não usar DFS... será um tal de conecta/desconecta nos clientes que eles ficarão doidos.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Esse radar seria algo como atividade na rede.

    Mas recomendo não usar DFS... será um tal de conecta/desconecta nos clientes que eles ficarão doidos.
    Eles desconectariam quando mudasse o canal, é isso?

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jpjust Ver Post
    Eles desconectariam quando mudasse o canal, é isso?

    Sim, em um ambiente onde o espectro está poluido, o DFS detecta a presença de sinal no mesmo canal utilizando no momento e altera o canal para um que não tenha uso ou que esteja com sinal baixo (não existe muito ruido) e nesta mudança todos os clientes desconectam e conectam no canal que é seguinte. Em caso de poluição este DFS altera o canal o tempo todo.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Sim, em um ambiente onde o espectro está poluido, o DFS detecta a presença de sinal no mesmo canal utilizando no momento e altera o canal para um que não tenha uso ou que esteja com sinal baixo (não existe muito ruido) e nesta mudança todos os clientes desconectam e conectam no canal que é seguinte. Em caso de poluição este DFS altera o canal o tempo todo.
    Aqui a poluição tá braba demais em um dos POPs. Um site survey dá umas 100 redes ou mais.

    Eu vou testar o dfs sem o radar pra ver o que acontece. Pelo menos assim ele não vai ficar mudando de canal após escolher um (eu acho).

  6. #6
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jpjust Ver Post
    Aqui a poluição tá braba demais em um dos POPs. Um site survey dá umas 100 redes ou mais.

    Eu vou testar o dfs sem o radar pra ver o que acontece. Pelo menos assim ele não vai ficar mudando de canal após escolher um (eu acho).

    Vai mudar sim... este é o propósito do DFS, mudar de canal automaticamente. Se a interferência ai está demais, vai ser como falei antes.

    Mas faça o teste e poste aqui os comentários... nada como a prática para entender a ferramenta.

  7. #7

    Padrão

    sergio, e se fosse em um ponto a ponto, acha que seria viavel entao? aqui pego no max umas 6 redes pt a pt 15 km

  8. #8
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    sergio, e se fosse em um ponto a ponto, acha que seria viavel entao? aqui pego no max umas 6 redes pt a pt 15 km

    O princípio é o mesmo. Se não quer interferência e o PtP é Mikrotik em ambos os lados, utilize as faixas de 5 ou 10 MHz.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Vai mudar sim... este é o propósito do DFS, mudar de canal automaticamente. Se a interferência ai está demais, vai ser como falei antes.

    Mas faça o teste e poste aqui os comentários... nada como a prática para entender a ferramenta.
    Eu ativei o dfs-mode com no-radar-detect em minhas RBs e vou monitorar a antena que mais sofre interferências. Nesse exato momento o MikroTik ajustou a frequência pra 2422 MHz. Vou observar se ele altera com o tempo.

  10. #10

  11. #11

    Padrão

    Neste momento ainda está em 2422 MHz, acho que não vai mudar mesmo não. Vou testar agora em "radar-detect".