Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #21
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Por experiência não trabalho com 4 painéis de 90 graus (usaria mais canais), ou uso 3 de 120 graus ou 2 de 120 e um de 90. Tenho 5 Torres na cidade e nao tenho problemas.

  2. #22

    Padrão

    bom dia pessoal, to gostando da discussão, sempre surgem mais dúvidas...

    mas assim, eu nao tenho como deixar somente 3 placas, pois já tenho 4 e cada uma delas está com uns 20 a 30 clientes simultaneos, por isso a minha dúvida em relação a colocar mais painéis no mesmo POP, mas mesmo assim valeu ae pelas respostas...

    abraços..t+

  3. #23

    Padrão

    Citação Postado originalmente por froyer Ver Post
    A outra coisa.... numa altura de 55 metros... qual seria a inclinação ideal desta minha setorial para atender melhor clientes a no maximo 3 km?
    Outra... uso nessa setorial placas ag530 e clientes q estao a 2,5 km ficam com o sinal em -75db... isso eh normal? nao eh mto pouco?
    Tenho um cliente a 163 metros da torre q o sinal fica em -82db... o q posso fazer pra melhorar isso?
    Abs

    Bomdia froyer;
    Cara tem algum problema com sua distribuição ou no seu cliente.
    Aqui os cliente que estão a 200m até usam os notebook para navegar.
    Olha pode ser que seus paineis estejão muito reto, tente baixar a incinação deles mais um pouco

  4. #24

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magal Ver Post
    Por experiência não trabalho com 4 painéis de 90 graus (usaria mais canais), ou uso 3 de 120 graus ou 2 de 120 e um de 90. Tenho 5 Torres na cidade e nao tenho problemas.

    Justamenteo por isso Magal.
    Bom trabalho.

  5. #25

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Mr_Dom Ver Post
    bom dia pessoal, to gostando da discussão, sempre surgem mais dúvidas...

    mas assim, eu nao tenho como deixar somente 3 placas, pois já tenho 4 e cada uma delas está com uns 20 a 30 clientes simultaneos, por isso a minha dúvida em relação a colocar mais painéis no mesmo POP, mas mesmo assim valeu ae pelas respostas...

    abraços..t+
    Bom dir MrDom;
    No seu caso se sua estação tiver pelo menos 50m e a sua região não for muito montahosa ou local de muitos predios vc ainda pode colocar mais paines a cada 10m de dinstancia não causa muita interferencia, caso contrario
    o melhor seria vc fazer outra estação e de preferencia dinstante da sua.

  6. #26

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magal Ver Post
    Por experiência não trabalho com 4 painéis de 90 graus (usaria mais canais), ou uso 3 de 120 graus ou 2 de 120 e um de 90. Tenho 5 Torres na cidade e nao tenho problemas.
    Seus painéis são Hyperlink? Qtos Dbs? Horizontal ou Vertical? Qtos clientes dah pra colocar num pop desses com 3 interfaces? q interfaces vc usa? e por ultimo... qual a distancia minima que eu devo deixar entre um pop e outro?

    Se responder a todas as perguntas fico mto grato...
    Abraços

  7. #27
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Citação Postado originalmente por froyer Ver Post
    Seus painéis são Hyperlink? Qtos Dbs? Horizontal ou Vertical? Qtos clientes dah pra colocar num pop desses com 3 interfaces? q interfaces vc usa? e por ultimo... qual a distancia minima que eu devo deixar entre um pop e outro?

    Se responder a todas as perguntas fico mto grato...
    Abraços
    Meus painéis são Hyperlink, 17 db, vertical, consigo 40 clientes em cada sem problemas.
    Uso Router board com cartões SR5 pra o link e SR2 para os clientes.
    O que vai determinar a distancia dos pops e a geografia da sua cidade. Tendo visada livre, 5 km entre um e outro está de bom tamanho.
    Última edição por Magal; 11-01-2008 às 03:29.

  8. #28

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Eu acho que o shturbo quer dizer é que o painel de 90º da hyperlink cobre mais de 90º, chegando aos 120º.
    Assim com 3 paineis cobriria os 360º.
    Então seria só colocar um rádio para cada painel que fica balanceado igual.
    Pelo que eu entendi, ele diz que colocar 4 paineis de 90º vai haver uma sobreposição dos lóbulos de irradiação o que causaria uma certa interferência.

    Quem já está usando a hyperlink de 90º está convidado a relatar o que observou. Fecha com a observação do shturbo?

    Mesmo que os lóbulos se completem em uma distância curta, será que numa distância maior não vai ficar uma zona morta, já que o desenho do lóbulo sempre tem uma forma arredondada,
    Quando se observa desenhos de lóbulos a idéia é que o alcance máximo é dado sempre em uma posição perpendicular ao painel, ou seja na parte mais central do lóbulo? Já nas laterais eu penso que a irradiação tem menos potência, especialmente nas distâncias maiores.

    Ou será que eu estou "viajando".
    Isso mesmo brow, obrigado por simplificar.

  9. #29

    Padrão 6 paineis de 60 graus

    E ai pessoal vou dar minha opinião a respeito do projeto atual de 8 paineis, ja tive a mesma ideia do amigo sobre os paineis, sua ideia na teoria gera muitas discussões com interferencias, entretanto somente na pratica mesmo que vc poderá ter a real nossão de como seus paineis irão se comportar e como as demais antenas se comportarão. No caso de sua torre repetir o sinal para demais em ponto a pontos 5.8 Ghz, acredito que seja valida sim sua idéia, vc poderá atender mais clientes com maior qualidade seja os cliente proximos(paineis mais baixos), seja os clientes mais distantes (paineis no topo de sua torre). Seguindo nessa ideia com toda a certeza referente aos canais vc podera utilizar apenas 4 canais onde os canais de paineis que estao de costas na parte de cima da torre com o outro painel na parte de baixo da torre ou seja canais 1, 4, 7, 11. Mas para aqueles que acreditão que a interferencia podera ser muito grande ja tive torres com 6 paineis de 60 que cobrem a area em 360 graus, logo no minino um canal foi repetido, usei o canal daquele que estava de costas ganhei desempenho sai da interferencia dos concorrentes pois minha frequencia dos canais ficou bem setorizada.
    Minha opinião segue do pressuposto de quanto mais setorizada as antenas melhor sera o sinal, logico sempre cuidando os possiveis problemas de interferencia, mas nestes casos que sitei funcionaram e continuam funcionando, alem de poder atender mais clientes pois o gerenciamento por placa distribui melhor.

  10. #30

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magal Ver Post
    Meus painéis são Hyperlink, 17 db, vertical, consigo 40 clientes em cada sem problemas.
    Uso Router board com cartões SR5 pra o link e SR2 para os clientes.
    O que vai determinar a distancia dos pops e a geografia da sua cidade. Tendo visada livre, 5 km entre um e outro está de bom tamanho.
    Vc gerencia os clientes no proprio mikrotik ou utiliza um sistema central?
    Utilizo os mesmos paineis de 17db... qual a inclinação ideal para atender melhor clientes proximos?
    Aqui a cidade é dividida, digamos assim, em duas partes... tem um matagal dividindo as duas partes... tenho uma torre num dos lados e a outra torre que quero montar ficaria a 2km desta... a visada é muito boa, porem tem alguns clientes q nao consigo atender do outro lado por causa da mata ou prédios na linha de visada...
    Daria pra montar este outro pop a 2km da minha torre principal? que paineis deveria usar já que estou usando 4 de 17db na principal?
    170 metros ao lado da minha torre principal tem outro provedor utilizando 4 setoriais na polarização horizontal..

  11. #31

    Padrão

    Citação Postado originalmente por froyer Ver Post
    A outra coisa.... numa altura de 55 metros... qual seria a inclinação ideal desta minha setorial para atender melhor clientes a no maximo 3 km?
    Outra... uso nessa setorial placas ag530 e clientes q estao a 2,5 km ficam com o sinal em -75db... isso eh normal? nao eh mto pouco?
    Tenho um cliente a 163 metros da torre q o sinal fica em -82db... o q posso fazer pra melhorar isso?
    Abs

    Cara num radio de apenas 3km, vc pode colocar de 75 a 80º .. vai ficar muito bom pois alem de aumentar o sinal nesse raio tambem diminui muito sua area de interferencia...

  12. #32

    Padrão

    É.. na verdade só testando mesmo pra saber neh.... numa das setoriais tenho um cliente a 163m e outro a 7km.... vou subir na torre e baixar a inclinação até q o sinal do cliente a 163m fique bom e, da mesma forma o sinal do cliente a 7km não seje comprometido...
    Abraços

  13. #33

    Padrão

    A outra coisa... to usando numa interface um cartao minipci c/ placa adaptadora pci... o modelo do cartao eh: WLM54G... o que me dizem deste cartao? dizem que eh o mesmo utilizado nas rb mkt original... é bom? não estou achando ele melhor do que as ag530...
    vlw

  14. #34

    Padrão

    Citação Postado originalmente por froyer Ver Post
    A outra coisa... to usando numa interface um cartao minipci c/ placa adaptadora pci... o modelo do cartao eh: WLM54G... o que me dizem deste cartao? dizem que eh o mesmo utilizado nas rb mkt original... é bom? não estou achando ele melhor do que as ag530...
    vlw

    Brow é o seguinte, modelo e fabrincante não importa, pois hj qualquer um pode importa um equipamento e lançar no mercado como se tivesse fabricado.. e se quizer ainda homologa lo, oque vale mesmo e o chipset, por ex. o senao nmp8602 é senao? não, não é! é atheros 5413 a mesma coisa que a dlink 530 que ja vem com o adaptador pci e mais barato.

    Esse lance de importar equipamento e lançar como fabricante ta virando moda.. tem gente ai importanto painel hyperlink e homologando com nome proprio.... bem bom pra nos brasileiro que pelo menos assim podemos comprar no cartão bndes... ja que o bndes não financia equipamento importado!!!
    Última edição por Shturbo Internet; 13-01-2008 às 21:52.

  15. #35

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Shturbo Internet Ver Post
    Brow é o seguinte, modelo e fabrincante não importa, pois hj qualquer um pode importa um equipamento e lançar no mercado como se tivesse fabricado.. e se quizer ainda homologa lo, oque vale mesmo e o chipset, por ex. o senao nmp8602 é senao? não, não é! é atheros 5413 a mesma coisa que a dlink 530 que ja vem com o adaptador pci e mais barato.

    Esse lance de importar equipamento e lançar como fabricante ta virando moda.. tem gente ai importanto painel hyperlink e homologando com nome proprio.... bem bom pra nos brasileiro que pelo menos assim podemos comprar no cartão bndes... ja que o bndes não financia equipamento importado!!!
    Concordo plenamente contigo...
    E vou refazer a pergunta...
    Este cartao WLM54G é reconhecido no mkt como AR5212... Este é bom?
    Alguem jah usou este cartao? relatem a experiencia com ele.. to pensando em trocá-lo... tah meio ruim o sinal com ele.. abs

  16. #36

    Padrão

    Citação Postado originalmente por froyer Ver Post
    Concordo plenamente contigo...
    E vou refazer a pergunta...
    Este cartao WLM54G é reconhecido no mkt como AR5212... Este é bom?
    Alguem jah usou este cartao? relatem a experiencia com ele.. to pensando em trocá-lo... tah meio ruim o sinal com ele.. abs
    Bom vc tinha comentado 5213, pois isso te dei aquela resposta...
    Esse 5212 como ap não!!! apenas como cliente é otimo.. e ele é barato acho q 60 reais pra venda...
    Como disse aqui o pessoal so compra pelo ship7 então to por fora dos modelos do fabricante....

  17. #37

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magal Ver Post
    Meus painéis são Hyperlink, 17 db, vertical, consigo 40 clientes em cada sem problemas.
    Uso Router board com cartões SR5 pra o link e SR2 para os clientes.
    O que vai determinar a distancia dos pops e a geografia da sua cidade. Tendo visada livre, 5 km entre um e outro está de bom tamanho.
    Qua a distancia que vc deixa entre as costas das antenas?
    vlw

  18. #38
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    1,5 a 2 metros entre os painéis

  19. #39

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magal Ver Post
    1,5 a 2 metros entre os painéis
    Tenho outra curiosidade...
    Sua torre é triangular?
    Como é o seu suporte para fixar as setoriais na torre?
    Só isso... rsrs.
    Abs

  20. #40

    Padrão

    Citação Postado originalmente por froyer Ver Post
    Tenho outra curiosidade...
    Sua torre é triangular?
    Como é o seu suporte para fixar as setoriais na torre?
    Só isso... rsrs.
    Abs
    Amigo, procure um ceralheiro e pessa-o para fazer uns US para torre de 1m/50cm aqui custa 70,00 3 US do jeito da imagem :: Revenda - SHTURBO INTERNET :: - Seja Profissional, usando produtos Profissionais! alem de ficar padrão igual telecom fica otimo pra se trabalhar