+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Angry eth1 do servidor Debian não se comunica com estação windows XP

    Essa semana comecei a montar um servidor Debiam, baixei a imagem debian-40r1-i386-netinst.
    Instalei no meu K6-2 500 com 198 de ram. Ele tem duas placas de rede, offboard:

    eth0 = Ethernet controller: RealTek Semicondutor, RTL-8139/8139c/8139
    eth1 = Ethernet controller: Hangzhopu Silan Microelectroncs, ltd. RTL8139D - Realtek

    Durante a instalação somente a eth0 foi reconhecida. Dai coloquei ela para receber a internet.
    Já a eth1 não consegui de jeito nenhum instala-la. Dai baixei o NDISWrapper instalei o driver dela do WinMe e deu certo. Só que ela era reconhecida com wlan0, dai eu fui no

    /etc/modprobe/ndiswrapper,
    e troquei alias wlan0 ndiswrapper por alias eth1 ndiswrapper

    Dai deu certo, agora ela ao menos levanta né.

    Então pela placa eth0 a rede chega por DHCP (não consegui configurar com IP fixo) e pela eth1 o servidor se comunica com a estação do windows XP. A internet funciona normalmente.

    Mas eu não consegui fazer o servidor se comunicar com a estação windows Xp de jeito nenhum. Não consegui nem dar ping .A luizinha da placa não acende em nenhuma das extremidades. E eu já testei uns 3 cabos e nada. já tentei de tudo.

    Configurei para o windows aceitar a faixa de ip que sai da eth1 e mesmo assim ele acusa que o cabo de rede esta desconectado

    O IPTables sem regra nenhuma, aceita tudo de todos os chains

    Já redirecionei com route e nada.

    Único script que carregado no up das interfaces, somente o mountnfs da pasta /etc/network/if-up.d/mountnfs nativo da instalão do Debian.

    Abaixo as informações da rede, se tiver faltado alguma é soh pedir, desde já agradeço!

    ----------------------------------------------------------------------------------
    Interfaces de rede
    Arquivo /etc/network/interfaces

    # The loopback network interface
    auto lo
    iface lo inet loopback

    # The primary network interface
    auto eth0
    auto eth0 inet dhcp

    # The secundary network interface
    auto eth1
    auto eth1 inet static
    address 192.168.1.2
    netmask 255.255.255.0
    network 192.168.1.0
    broadcast 192.168.1.255

    ----------------------------------------------------------------

    /etc/resolv.conf

    nameserver 201.10.128.3
    nameserver 201.10.120.3

    ----------------------------------------------------------------

    route -FC

    Destino Roteador MáscaraGen. Opções Métrica Ref Uso Iface
    192.168.1.0 * 255.255.255.0 U 0 0 0 eth1
    10.0.0.0 * 255.0.0.0 U 0 0 0 eth0
    default 10.1.1.1 0.0.0.0 UG 0 0 0 eth0

    ----------------------------------------------------------------

    iptables -L

    Chain INPUT (policy ACCEPT)
    target prot opt source destination

    Chain FORWARD (policy ACCEPT)
    target prot opt source destination

    Chain OUTPUT (policy ACCEPT)
    target prot opt source destination


    ----------------------------------------------------------------
    ifconfig

    eth0
    encapsulamento do Link: Ethernet Endereço de HW 00:E0:4C:EE:FC:15
    inet end.: 10.1.1.3 Bcast:10.255.255.255 Masc:255.0.0.0
    UP BROADCASTMULTICAST MTU:1500 Métrica:1
    RX packets: 33 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:0
    TX packets: 83 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0
    colisões:0 txqueuelen:1000
    RX bytes:4275 (4.1 Kib) TX bytes:8368 (8.1 Kib)
    IRQ:10 Endereço de E/S:0xe000

    eth1
    encapsulamento do Link: Ethernet Endereço de HW 00:E0:20:0A:64:24
    inet end.: 192.168.1.2 Bcast:192.168.1.255 Masc:255.255.255.0
    UP BROADCASTMULTICAST MTU:1500 Métrica:1
    RX packets: 0 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:0
    TX packets: 0 errors:0 dropped:47 overruns:0 carrier:0
    colisões:0 txqueuelen:1000
    RX bytes:0 (0.0 b) TX bytes:0 (0.0 Kib)
    IRQ:12 Memória: d5400000-d5400100

    lo
    encapsulamento do Link: Loopback Local
    inet end.: 127.0.0.1 Masc:255.0.0.0
    UP BROADCASTMULTICAST MTU:16436 Métrica:1
    RX packets: 97 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:0
    TX packets: 97 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0
    colisões:0 txqueuelen:1000
    RX bytes:6421 (6.2 Kib) TX bytes:6421 (6.2 Kib)

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por qcyclop Ver Post
    Já a eth1 não consegui de jeito nenhum instala-la. Dai baixei o NDISWrapper instalei o driver dela do WinMe e deu certo. Só que ela era reconhecida com wlan0, dai eu fui no

    /etc/modprobe/ndiswrapper,
    e troquei alias wlan0 ndiswrapper por alias eth1 ndiswrapper
    Olá !!

    Breve definição do driver NdisWrapper, pela wikipedia:

    NdisWrapper is a free software driver wrapper that enables the use of Microsoft Windows drivers for wireless network cards, on Linux.

    Enfim, este é um driver que permite o uso de drivers do windows para placas de rede sem fio...e ao que me consta, a realtek 8139 é uma placa pci comum...o fato dela ter sido reconhecida, mesmo com ip estático, é normal, pelo fato do driver NDIS ser genérico. Como as duas placas de rede são realtek, e esta segunda placa não fez a menor cerimônia em dizer de onde veio (China), sugiro que voce troque esta placa por outra.

    Abs !

  3. #3

    Padrão

    Mas olha só. Eu fiz o contrario agora. . .

    A internet esta entrando pela eth1 a placa da china mesmo. To usando a internet aqui de boa sem problemas. . . a placa não estragada naum, tah funfando de boa. . .

    A comunicação com o outro pc eh pela eth0 agora e nem assim da. . .

    EU FIKO GRILADO QUE NEM A LUZ DA PLACA ACENDE. . . ISSU ME DEIXA PUTOOOOO ! !

    abraço;

  4. #4

    Padrão

    então as duasa placas estão funcionando? naun entendi o que vc disse...

  5. #5

    Padrão

    Pera lá.. entao ta tudo funcionando perfeitamente e só o LED da placa nao acende? Bom deixa rolar então... essas placas de má qualidade

  6. #6

    Unhappy O problema ainda continua

    O lance eh o seguinte. . . eu soh inverti as placas. . .

    Antes:
    eth0: ligada na internet
    eth1: ligada na estação windows XP

    Depois:
    eth0: ligada na estação windows XP
    eth1: ligada na internet

    Problema:
    Em ambos os casos a internet funcionou, e a placa que se liga a internet sempre acende o led. Ou seja, o problema não e com nenhuma das placas. Porem em ambos os casos o led da placa de se liga com a estação do windows XP não acende, nem no servidor nem na estação. E em ambos os casos não ha comunicação do servidor com a estação, sempre acusando (no windows) que o cabo está desconectado. E em ambos os casos não consigo pingar nem do servidor pra estação, nem da estação pro servidor.

    BIZARRO ! ! !

    Sugestão:
    No servidor esta instalado ipv4, seria esse o problema. . . talvez o protocolo ?

    Vlw galera !
    A gente ainda resolve isso!

  7. #7

    Padrão

    # The primary network interface
    auto eth0
    auto eth0 inet dhcp

    # The secundary network interface
    auto eth1
    auto eth1 inet static
    address 192.168.1.2
    netmask 255.255.255.0
    network 192.168.1.0
    broadcast 192.168.1.255
    blz eth0 pegando net via dhcp e eth1 com ip estático que vai ser fazer a conexão com winxp

    para mim o que esta faltando ai é um dhcp3-server (para distribuir ip automaticamente) e bind9 (para ser um servidor de dns local)

    mas alguns info....da eth1 para a maquina winxp e feito diretamente...de placa de rede para placa de rede o winxp? ou da eth1 do debian vai para um hub/switch?

    se for direto...isso ai é uma rede ponto a ponto...
    Rede ponto a ponto linux e win xp!
    e ai tu tem que usar um cabo cross-over. http://pt.wikipedia.org/wiki/Crossover

    no mais alem disso, para compartilhar internet entre a maquina debian (eth1 com 192.168.1.2) com a eth0 do micro winxp é preciso uma regra no iptables.

    sobre isso veja:
    Compartilhando_Internet_no_linux
    Ubuntu Server / Iptables - Compartilhamento Internet
    debian c 2 eth - como compartilhar?

  8. #8

    Padrão

    Ipv4? de maneira alguma...esse não é o problema não cara...bizarro, com certeza. Bom fica de olho, pq apesar então de estar funcionando, talvez vc possa ter algum problema de desempenho e principalmente de conectividade.. Vc já verificou os cabos né?

    Abs!

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por avena Ver Post
    blz eth0 pegando net via dhcp e eth1 com ip estático que vai ser fazer a conexão com winxp

    para mim o que esta faltando ai é um dhcp3-server (para distribuir ip automaticamente) e bind9 (para ser um servidor de dns local)

    mas alguns info....da eth1 para a maquina winxp e feito diretamente...de placa de rede para placa de rede o winxp? ou da eth1 do debian vai para um hub/switch?

    se for direto...isso ai é uma rede ponto a ponto...
    Rede ponto a ponto linux e win xp!
    e ai tu tem que usar um cabo cross-over. Crossover - Wikipédia

    no mais alem disso, para compartilhar internet entre a maquina debian (eth1 com 192.168.1.2) com a eth0 do micro winxp é preciso uma regra no iptables.

    sobre isso veja:
    Compartilhando_Internet_no_linux
    Ubuntu Server / Iptables - Compartilhamento Internet
    debian c 2 eth - como compartilhar?

    cara, analisando pelo modelo osi, e relendo o post do nosso camarada, parece que o problema é na camada física, então eu repito, verifique os cabos,placas de rede, conectores, na maquina com problema e na outra ponta da rede.

    Essa é uma rede ponto a ponto? ou está em topologia estrela, com um switch, ou hub?

  10. #10

    Padrão

    qcyclop,

    Quanto a conexão entre o servidor e a estação é direto ou passa por algum swhitch? Se for direto entre o servidor e a estação, usa cabo cruzado. Talvez o fato do led não ligar, se deva a isso. Você compartilhou a net no iptables do teu servidor? Já tentou com outra estação e outra placa de rede?

    Acredito, que se a placa tá funcionando perfeitamente bem, o problema deve ser de compartilhamento.

  11. #11

    Unhappy Camada física não

    Aew galera . . . eu já destei tudo. Troquei os cabos, inverti a utilidade das placas e nada. a camada física não eh mesmo. O problema é na saida do Servidor pra estação, e o problema é no servidor mesmo, pq a estação funfa de boa.

    Tipo minha intenção é ligar a saída da rede interna num hub simples, mas atualmente, o cabo sai do servidor e entra na estação. Pode ser o lance de ponto-a-ponto.

    Tipo alguem poderia me explicar issu ? Eu li uma renca de trem, e não intendi. Alguem aew me ajuda a entender a issu, axu q essa eh a fonte do problema.

    Brigadão galera,
    Vamo que vamo, arruma isso!

  12. #12

    Padrão

    Sim ja configurei o iptables e nada. Quanto a parte fisica tudo funfando de boa!

  13. #13

    Padrão

    ops..vc jah postou..mas confirma pra mimde novo, se vc pegar a eth1 e ligar ela no modem de conexão om a net, vc navega? a luz da placa acende?
    Última edição por morronix; 24-01-2008 às 21:52. Razão: o autor do tópico disse que a net funciona atraves da placa defeituosa..embora seria bom confirmar novamente esta informação

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por qcyclop Ver Post
    Mas olha só. Eu fiz o contrario agora. . .

    A internet esta entrando pela eth1 a placa da china mesmo. To usando a internet aqui de boa sem problemas. . . a placa não estragada naum, tah funfando de boa. . .

    A comunicação com o outro pc eh pela eth0 agora e nem assim da. . .
    Nesse caso, com a Eth1 da china, o led dela acende?

    Citação Postado originalmente por qcyclop Ver Post

    EU FIKO GRILADO QUE NEM A LUZ DA PLACA ACENDE. . . ISSU ME DEIXA PUTOOOOO ! !
    Não acende quando? quando a placa de rede está ligada ao modem? ou qdo está ligada à estação? Tanto a eth0 qto a eth1 ?

  15. #15

    Padrão

    aha pessoal vamos fazer com calma. para mim o problema disso tudo é que o colega não esta ligando servidor (eth1) com estação(eth0) usando cabo cross-over.

    a ligação entre o servidor e a estação é feita com cabo cross-over?

    o cabo que esta entre as duas maquinas é assim: Crossover (cabo) - Wikipédia ?

    ou texto bom é: Crimpando os cabos
    Última edição por avena; 25-01-2008 às 02:14.

  16. #16

    Padrão cabo cross-over

    Cabo cross-over . . . Aneim era essa a soluação do problema.

    Muita desatenção minha, viu. Mas de boa inda bem que resolvi. . .

    Mas agora . . . Outro probleminha.

    Tipo to com Ubuntu e Windows Xp. No Ubuntu a net entra de boa, no XP não.

    Configurei a rede nos dois sistemas mas nada.

    Alguem poderia me salvar di novo !

  17. #17

    Padrão

    eu falei que era camada física.....

  18. #18

    Padrão

    Pior que era mesmo, Morronix ! !

    Tah funfando agora de boa no Linux. . .

    Soh nuam sei pq a internet não tah sendo compartilhada no Windows !

  19. #19

    Padrão

    qcyclop seria possível tu prestar mais atenção no que já escrevi neste tópico!!

    PRESTA ATENÇÃO!!!
    texto que já postei neste tópico. leia e veja o links!!!!

    blz eth0 pegando net via dhcp e eth1 com ip estático que vai ser fazer a conexão com winxp

    para mim o que esta faltando ai é um dhcp3-server (para distribuir ip automaticamente) e bind9 (para ser um servidor de dns local)

    mas alguns info....da eth1 para a maquina winxp e feito diretamente...de placa de rede para placa de rede o winxp? ou da eth1 do debian vai para um hub/switch?

    se for direto...isso ai é uma rede ponto a ponto...
    Rede ponto a ponto linux e win xp!
    e ai tu tem que usar um cabo cross-over. Crossover - Wikipédia

    no mais alem disso, para compartilhar internet entre a maquina debian (eth1 com 192.168.1.2) com a eth0 do micro winxp é preciso uma regra no iptables.

    sobre isso veja:
    Compartilhando_Internet_no_linux
    Ubuntu Server / Iptables - Compartilhamento Internet
    debian c 2 eth - como compartilhar?

  20. #20

    Padrão

    BRIGADÃO AVENA ! !

    Vou olhar o material e tentar resolver a situação.

    Vlw pela ajuda galera

    Qualquer duvida posto aki dinovo!