+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Perdas para todos os clientes em determinados momentos

    Amigos

    Estou com um problema aqui já bem velho por sinal, talvez possam me ajudar...

    O que acontece é que em uma de minhas torres o tráfego está ok, e de repente aparecem "rajadas" de tempo alto e perda de pacotes para todos os clientes, e às vezes atinge até a interface que não atende clientes.

    Atualmente o sistema é composto por uma RB532A com um cartão EMP-8602 (wlan1) em uma direcional 5.8 GHZ WLL-455 da Zirok e um cartão R52 (wlan2) em uma Omni 2.4 GHZ de 15 dbi da Hyperlink. O Mikrotik é 2.9.38.

    O histórico do problema é velho (2006), e nessa época tínhamos um AP2000. Depois foi substituído por um PC com Mikrotik e cartões senao 200mw (prism) e posteriormente por esta RB532A. Absolutamente TUDO da parte física já foi trocado também mais de uma vez (antenas, cabos, conectores, pigs e os rádios), mas o problema persiste.

    O mais triste da história é que os problemas vêm e vão quando querem, já monitorei com o notebook até os passarinhos que voam perto da antena, mas nada faz sentido. Por diversas vezes eu pensei ter achado o problema comparando dados, mas depois minha teoria era derrubada. Por exemplo: temos uma RB133 que é cliente desta torre, e atende alguns clientes em outra área. Um dia, tirei esse enlace e o problema sumiu; pensei "ótimo, era ele". Dois dias depois, sem o enlace, o problema voltou com força total. E assim várias outras vezes.

    Tiramos muitos clientes dessa torre, sempre os com sinal mais baixo ou com problemas de TX/RX; amenizou, mas não resolveu totalmente. Ontem o problema voltou a acontecer.

    A imagem em anexo "ping.gif" mostra o problema. As primeiras e as últimas linhas de ping estão perfeitas, mas no meio existe o problema para os 3 IPs da imagem. O IP 5 é a RB133 que citei acima, o IP 253 é um ovislink 5460AP e o IP 248 é uma DWL810+. Para nenhum destes IPs há queues ativados. Os sinais deles estão perfeitos, sem oscilação de TX/RX. A imagem não é desesperadora, mas tem hora que isso fica o dia inteiro, com perdas na casa de até 40%.

    A imagem "interfaces.jpg" foi capturada em novembro, e mostra o problema ocorrendo nas duas interfaces. Notem que as falhas nos gráficos são quase idênticas, mas a wlan1 não atende clientes. O que complica é que isso não é uma regra. Na maioria das vezes só acontece na wlan2. Na verdade, nada é regra, não dá pra traçar um perfil melhor do problema.

    Informações sobre a wlan2 estão abaixo. CCQ, Noise-floor, pra mim estão ok. Talvez tenha algum detalhe a mais que eu não esteja vendo...

    [admin@apxxx] > interface wireless monitor wlan2
    status: running-ap
    band: 2.4ghz-b
    frequency: 2427MHz
    noise-floor: -101dBm
    overall-tx-ccq: 95%
    registered-clients: 39
    authenticated-clients: 39
    current-ack-timeout: 107
    current-distance: 107
    nstreme: no
    current-tx-powers: 1Mbps:17,2Mbps:17,5.5Mbps:17,11Mbps:17
    notify-external-fdb: no

    Uma informação interessante é que tenho outras RB532A ou PCs em situações parecidas, mas com mais clientes e mais tráfego, mas a que está neste POP com problemas apresenta um CPU Load maior. Não 100%, mas entre 60 a 90%.

    Sugestões serão muito bem vindas.

    [ ]´s
    Denilson
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ping.gif
Visualizações:	277
Tamanho: 	37,0 KB
ID:      	1579   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         interfaces.JPG
Visualizações:	241
Tamanho: 	104,9 KB
ID:      	1580  


  2. #2

    Padrão mesmo problema

    Cara.. tenho quase que o mesmo problema que vc... tenho alguns clientes que na parte da noite fiam HORRÍVEIS... ping chega a perder 30 com até 1000ms enquanto que durante outros horarios e dias, o ping dos cara fica perfeito a uns 32ms...


    vc resolveu este problema ai?

  3. #3
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Amigo, me esclareça uma coisa: seu ambiente é muito poluido por concorrentes?
    Obs: Faça um scan para ver.

  4. #4

    Padrão

    Não resolvi ainda...

    Sobre poluição, acredito que não. Somos o único provedor wireless da cidade, e sempre me preocupei demais com a questão de canais também. Tem aparecido muitas redes indoor mal feitas por aqui, mas o problema é mais velho que isso...

  5. #5

    Padrão

    Parece até que vc está relatando o problema que tinha até semana passada, imagino a dor de cabeça que vc está tendo...

    Estava com AP2000 e acontecia a mesma coisa, tudo bem.... tudo bem... ate que''''' Tudo ficava horrível ping altíssimo até a invialibidade de navegação...

    A pergunta sobre a poluição é bem o ponto.... Como o orinoco manda sinal com pouca potência. Resolvi, colocando um g220, em bridge, paleativamente. Meus clientes estão com ping 2ms....

    E o pior é que era poluição mesmo!! O pessoal monta provedor e enfia um booster.... ai vai todo mundo pro buraco....

    Use o netstrumber no notebook perto da antena e perto dos clientes. Veja se é isso....


    Se for..... vai pensando em cartão ubiquiti de 400 ou 600... num é homologado... mas... eh o jeito...

    Fica minha humilde sugestão....

  6. #6

    Padrão

    Bem amigo de ping alto sou mais um com o mesmo problema, ja troquei tudo e nada resolvido, o amigo afirma se poluicao mas no meu caso tenho sinal muito bom nos clientes e nao oscila e hora o ping vira piada com apenas 10 simultaneos,
    olhando no survey tem apenas 3 rede wireless
    tem alguma coisa a ser feito
    grato.

  7. #7

    Padrão

    Bom, não sei se aumentar potência resolveria... Os sinais estão perfeitos, e em alguns momentos, eu consegui até bons resultados diminuindo a potência do cartão... Mas como disse, nada faz sentido, e depois o problema volta.

    Já fiquei o dia inteiro com o notebook em uma omni ao lado da do meu AP, só comparando os níveis de sinal de outras redes, mas nada oscila e nenhuma outra rede aparece. Parece que o que quer que aconteça, é apenas na capacidade de tráfego, e não na emissão do sinal...

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por denilson_rocha Ver Post
    Não resolvi ainda...

    Sobre poluição, acredito que não. Somos o único provedor wireless da cidade, e sempre me preocupei demais com a questão de canais também. Tem aparecido muitas redes indoor mal feitas por aqui, mas o problema é mais velho que isso...
    caro amigo eu tbem nao acredito na poluicao mas o pessoal mais antigo fala muito na poluicao, acho que eh mais uma tentativa em quebrar a poluicao pra ve no que da
    pra vc ter ideia ate um (filtro de banda da hyperlink eu comprei e nao resolveu)

    sei que se for link da brasiltelecom residensial tem um limite de 30 conexoes isto eh muito ruim

  9. #9

    Padrão

    Agora as perdas estão mostruosas! Estou começando a acreditar realmente que esteja relacionado com chuva, ontem à noite passou uma tempestade por aqui, e agora tá ruim demais.

    Mas não acho que seja água nos cabos ou conectores, já troquei tudo mais de uma vez. Não sendo água nos cabos ou conectores, e não estando chovendo no momento, como uma chuva no dia anterior pode detonar a rede???? Umidade relativa do ar?????????????

    Acho q vou ficar louco...

  10. #10

    Padrão o meu resolveu

    Cara... tava lendo um OUTRO forum aki do underlinux e vi um cara q tava com o mesmo problema e esolveu tirando os clientes que tavam com o ack time out alto...

    denro do mkt, no status da rede que vc ta gerenciando, vc vê o ack da interface(que é a mesma que o ack mais alto dos clientes conectados(registration))... se vc kiser, vai de um em um procurando quem é o "cidadão" que ta com esse ack alto e remove ele do filtro de mac do mkt ou, se quiser, faz como a gente fez, acessamos por telnet e por linh de comandoa gente listou os ack dos clientes(misturando os comandos cat com cut, etc) e encontrou os mais altos...

    fikei 3 dias com esse problema... tinah pings de 1000 ms... 2000 ms... e perdas relativas de 25% dos pings...

    depois de tirar os cara que tavam com o ack alto(recomendo tirar os que estao acima de 120 NO MAXIMO... seria melhor manter o ack menor que 100) a perda parou e os pings agora oscilam entre altos(200 - 600) e baixos(3 e 75ms)...

    por enquanto ainda tamo em teste, mas resolveu até então...

    espero ter ajudado

  11. #11

    Padrão

    vocês tiraram como? Pararam de prestar serviços a esses clientes? Pois é meio complicado fazer isso com os clientes. Aqui o sinal dos clientes no mkt-ap variam muito em determinados horários, costuma acontecer mais em horário de pico, mas não é regra. Não tinha nenhum cliente com sinal menor que -68, e de uns dias pra ca a única coisa que mudou foi que tenho mais clientes. Mas mesmo com poucos clientes conectados à interface, o problema acontece de vez em quando. Uma torre nova apareceu aqui na mesma época que começou o problema, e essa torre quem montou me disse que usa amp de 1w. Mas essa torre foi desativada alguns dias atrás, e os problemas de queda no sinal dos clientes não parou.

    Tô aproveitando esse tópico "problemas sem razão aparente" pra ver se descubro algo sobre o meu problema também.

    uso ar5212 e hyperlink 15dbi nessa interface que está variando. modo B apenas, potência default, preamble longo, etc etc, tudo configurado pra ser o mais estável possível. ACK timeout sempre 30us, nunca mais que isso. Overall txccq sempre acima de 93%.

    o pico de clientes foi ontem, com 21 conectados a essa interface. Mas agora tem apenas 12, e está com variações, determinado cliente normalmente fica com -65 de sinal, e o sinal do cara está indo a -77, e isso não é que vai e em 5 seg volta, fica alguns minutos assim. Acontece com vários outros clientes.

  12. #12

    Padrão paramos nao...

    Seguinte... Pros caras que a gente tirou do filtro, a gente bolou um esquema pq a gente tem 11 repetidoras na cidade, entao fomos nesse clientes(foram 5 no total) e viramos para outras antenas com menos gente conectado... ESSA ANTENA que tava dando problema, dá em media uns 20-30 clientes conectados 24 horas por dia... a tarde tem dia que da 60 clientes conectados...

    o SINAL deles é excelente(dos dois lados... tanto o upload quanto o download... tudo na faixa de 25 - 45 dbi... a gente nao faz instalação em cliente que a soma(sinal - ruido) resulte em menos de 25 dbi tanto pra upload quanto download nao...

    e, até mesmo esses 5 clientes que tiramos, o sinal deles TAMBÉM era MUITO bom... tinha um q o ruido era minimo e o sinal dele era de um total de 49dbi(soma sinal - ruido) e uns 35dbi(soma também) na relação upload/download, so que o ack dele tava dando 280...

    esses caras, a gente distribuiu entre 3 antenas e o ack deles ficou melhor e o do mkt (o q tiramos os clientes) tem o ack em geral de 135 nas piores horas agora...

  13. #13

    Padrão

    Fernandino, valeu pelo post!

    Meu problema tá bem semelhante ao seu mesmo... Também migrei vários clientes para outras torres... Aqui a regra é não aceitar taxas de tranferência que não sejam 11Mbps ida e volta. 11/5.5 por exemplo, é considerado ruim.

    Quando li seu post, fui verificar o ACK da interface. De fato estava em 257, mas o interessante é que olhei cliente por cliente e dos 40 conectados, 1 deles estava com 28, 37 com 30, 1 com 44 e 1 com 45. Não achei nenhum com 257... Portanto, nesse momento, o ack da interface está em 44 (talvez no momento em q fui pesquisar o 257, o carinha saiu por azar meu) e o problema ainda ocorre. Um pouco mais brando, mas ainda assim de forma considerável. Veja a imagem em anexo; ack baixo e problema alto...

    O Overall Tx CCQ normalmente fica acima de 90%, mas reparei que agora anda oscilando entre 70 e 100%.

    A dica do ACK foi importantíssima, é mais uma coisa para pesquisar, valeu mesmo. Se qualquer outra pessoa tiver mais uma dessas, manda aí!

    Um abraço
    Denilson
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ping3.gif
Visualizações:	183
Tamanho: 	36,4 KB
ID:      	1596  

  14. #14

    Padrão

    Gosulator, sobre a variação de sinal, o que posso sugerir é o seguinte: monte um ponto distante, como um cliente qualquer (ou vá em um cliente) e coloque um mikrotik pra vc acompanhar as oscilações. Com ele fica mais fácil de vc ver o status do sinal, se realmente o sinal fica mais fraco lá. Não dá pra confiar nos aplicativos windows.

    []´s
    Denilson

  15. #15

    Padrão

    seu Overall Tx CCQ normalmente fica em 90%??? então ta bom demais ué...rs...

    oscilando entre 70 e 90 tb nao ta ruim...

    mas aqui, vc ta com qtos clientes conectados na antena agora? o sinal deles ta tudo legal, filtros fechado(akele atutentication e forward da interface)?

    pq o meu aki por exemplo, AGORA, estou com 33 clientes conectados( nesse caso é ate normal o ack ficar um pouco alto e o CCQ variar entre 70 - 95, como está o meu),e o ping dos clientes está alto, mas perdendo mto pouco... 2, 3, 4% em pings de 100k

  16. #16

    Padrão

    outra coisa:

    alguem sabe se é possivel medir os dois lados(ida e volta) do sinal em dbi dentro do mkt?


    ...


    tava observando uma coisa... ao instalar clientes, eu sempre observei o CCQ, mas nunca usei ele de "limite" pra instalar eles... é ele quem indica a qualidade do cliente.... tenho cliente aqui conectado com sinal em 28 / 25 - ida / volta, mas o cqq do cidadão ta em 59...

    algum de vcs usa o cqq como parametro de instalção? DESCULPEM se nao olhar isso for alguma besteira que faço.

  17. #17

    Padrão

    Bom, Fernandino, vc citou outro detalhe importante. O meu "Default Authenticate" como padrão fica marcado, faço o controle do mac pelo ARP apenas. Isso é algo que preciso implementar de um modo geral.

    Agora, sobre o "Default forward", é o seguinte: em todos os meus APs deixo desmarcado, para que não haja tráfego entre os clientes, mas neste AP especificamente preciso deixar marcado. Tenho um cliente que tem 3 lojas e usa nossa estrutura para interligá-las. Parece loucura, mas isso foi feito há anos, e agora ficou complicado de tirar esse cliente, pois ele é muito importante. O que fiz foi criar um VirtualAp para ele ter um SSID só pra ele, assim eu poderia desmarcar o Default Forward da wlan2 e deixar marcado só na interface virtual wlan3 que seria dele, mas ainda não reconfigurei seus rádios, e um dos motivos é esse problema de oscilação...

    Apesar de que, já deixei ele sem comunicação um dia inteiro desmarcando o default forward, mas não afetou o problema...

    Estou com 41 clientes conectados agora, Overall TX CCQ entre 80 e 90, Ack timeout 30, e pings altos e perdas na casa de 5 a 15%, muito ruim...

    Sobre usar o CCQ como referência nas instalações, nunca usei. Certificamos que o cliente esteja com 11MBPS de TX e RX, apesar de que, tenho algumas exceções em todas as torres...