+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cadastrar um IP e no cliente atribuir automaticamente???

    Bom dia amigos.
    Sou novato em mikrotik eu sei que tem como eu amarrar um ip e mac do cliente no menu APR do MK liberando para navegação se os mesmo estiverem cadastrados no MK. Oque eu gostaria de saber se tem como eu cadastrar um ip e mac no servidor MK e na maquina do cliente estiver como OBTER UM ENDEREÇO DE IP AUTOMATICAMENTE seja atribuido o ip escolhido por mim no cadastro no menu APR no MK sem eu precisar ir la e colocar o ip manualmente nas configurações de rede dele..

  2. #2

    Padrão

    Caro AMigo,

    Você deve criar um DHCP-SERVER dentro do seu MK.

    EM IP/DHCP-Server

    Em DHCP você da nome ao servidor DHCP e seleciona a interface que deseja utiliza-lo.

    EM NEtwork você cria a rede DHCP. Especificando NEtwork Ex.: 192.168.0.0/24, Gateway ex.: 192.168.0.1 e DNS ex.: 192.168.0.1, 200.149.55.132 .

    Em leases você diz o IP que deseja que o cliente pegue ex.: 192.168.0.10 e o MAC ex.: 00:01:02:03:04:05 .

    Está pronto se servidor DHCP. Pode ir ao cliente e colocar para obter Ip automaticamente.

    Em leases você vai cadastrar todos os MAc's e Ip's que deseja para determinado MAC. Somente MAc's cadastrados obteram IP automaticamente.


    Espero ter ajudado.
    Em caso de dúvidas.
    [email protected]
    Nextcon - Home

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fabiocp1984 Ver Post
    Caro AMigo,

    Você deve criar um DHCP-SERVER dentro do seu MK.

    EM IP/DHCP-Server

    Em DHCP você da nome ao servidor DHCP e seleciona a interface que deseja utiliza-lo.

    EM NEtwork você cria a rede DHCP. Especificando NEtwork Ex.: 192.168.0.0/24, Gateway ex.: 192.168.0.1 e DNS ex.: 192.168.0.1, 200.149.55.132 .

    Em leases você diz o IP que deseja que o cliente pegue ex.: 192.168.0.10 e o MAC ex.: 00:01:02:03:04:05 .

    Está pronto se servidor DHCP. Pode ir ao cliente e colocar para obter Ip automaticamente.

    Em leases você vai cadastrar todos os MAc's e Ip's que deseja para determinado MAC. Somente MAc's cadastrados obteram IP automaticamente.


    Espero ter ajudado.
    Em caso de dúvidas.
    [email protected]
    Nextcon - Home
    ola amigo, seria legal se usar em netmask 30
    oq axas?

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alanvictorjp Ver Post
    ola amigo, seria legal se usar em netmask 30
    oq axas?
    Caro AMigo ALan,

    Citei apenas um exemplo com netmask 24.
    A pessoa pode criar a rede de acordo com a sua necessidade.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fabiocp1984 Ver Post
    Caro AMigo,

    Você deve criar um DHCP-SERVER dentro do seu MK.

    EM IP/DHCP-Server

    Em DHCP você da nome ao servidor DHCP e seleciona a interface que deseja utiliza-lo.

    EM NEtwork você cria a rede DHCP. Especificando NEtwork Ex.: 192.168.0.0/24, Gateway ex.: 192.168.0.1 e DNS ex.: 192.168.0.1, 200.149.55.132 .

    Em leases você diz o IP que deseja que o cliente pegue ex.: 192.168.0.10 e o MAC ex.: 00:01:02:03:04:05 .

    Está pronto se servidor DHCP. Pode ir ao cliente e colocar para obter Ip automaticamente.

    Em leases você vai cadastrar todos os MAc's e Ip's que deseja para determinado MAC. Somente MAc's cadastrados obteram IP automaticamente.


    Espero ter ajudado.
    Em caso de dúvidas.
    [email protected]
    Nextcon - Home
    fabiocp1984 consegui usando essa dica muito obrigado so tenho mais uma duvida como eu faço para nao liberar ip automatico pelo DHCP. Ex: so quem ta na lista vai ter ip automatico e quem nao esta na lista nao pega nenhum ip automatico.
    E outra coisa sober essa parte de netmask oq quer dizer..

  6. #6

    Padrão

    Caro AMigo Junior,

    Com isso somente os MAC's address cadastrados em DHCP-Leases receberão o endereço IP que foi designado para o seu MAC. Outras máquinas que não estiverem cadastradas não conseguiram pegar IP.


    NETMASK

    Em toda máquina que fala o protocolo IP, cada interface de rede deve ser configurada com pelo menos dois números. O endereço IP e o netmask.
    O endereço IP identifica aquela interface unicamente dentro da rede IP. Para fins de roteamento e entrega de datagramas, o número, constituído de 32 bits, é dividido em campo de identificação da rede e campo de identificação do host. Como as redes no mundo são muito heterogêneas, foi necessário se criar a idéia de classes.
    Classe A, para rede grandes, com muitas máquinas.
    O primeiro bit é 0, depois temos 7 bits de identificação da rede e 24 para identificação do host.
    Classe B, para redes de tamanho médio.
    Os primeiros bits são 10, depois temos 14 bits de identificação da rede e 16 para identificação do host.
    Classe C, para redes pequenas.
    Os primeiros bits são 110, depois temos 21 bits de identificação da rede e 8 para identificação do host.
    Classe D, para endereços multicast.
    Os primeiros bits são 1110. Na classe multicast não existe o conceito de rede, então existem 28 endereços para grupos.
    Classe E, reservada
    Os primeiros bits são 1111.
    O problema é que uma rede pode estar dividida em sub-redes. O que fazer com os vários departamentos e divisões do setor ? A solução para isto foi permitir que o endereço IP pudesse ser de novo dividido. Assim nasceu o netmask.
    O netmask é, literalmente, uma máscara de bits que divide quais bits representam um número de rede e quais representam um número de host. Vejamos um exemplo prático. Na Nextcon, temos um endereço de rede 146.164.0.0, com um netmask de 255.255.255.192. Isto significa que temos: 16 bits identificando a rede Nextcon, 10 bits identificando a sub-rede e 6 bits identificando o host. Isso dá um total de 1022 sub-redes, cada uma com até 62 máquinas (Os números não são potências exatas de 2 por que os endereços com tudo 0 e tudo 1 são reservados).

    Espero ter tirado sua dúvida.
    Abraços.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fabiocp1984 Ver Post
    Caro AMigo Junior,

    Com isso somente os MAC's address cadastrados em DHCP-Leases receberão o endereço IP que foi designado para o seu MAC. Outras máquinas que não estiverem cadastradas não conseguiram pegar IP.


    NETMASK

    Em toda máquina que fala o protocolo IP, cada interface de rede deve ser configurada com pelo menos dois números. O endereço IP e o netmask.
    O endereço IP identifica aquela interface unicamente dentro da rede IP. Para fins de roteamento e entrega de datagramas, o número, constituído de 32 bits, é dividido em campo de identificação da rede e campo de identificação do host. Como as redes no mundo são muito heterogêneas, foi necessário se criar a idéia de classes.
    Classe A, para rede grandes, com muitas máquinas.
    O primeiro bit é 0, depois temos 7 bits de identificação da rede e 24 para identificação do host.
    Classe B, para redes de tamanho médio.
    Os primeiros bits são 10, depois temos 14 bits de identificação da rede e 16 para identificação do host.
    Classe C, para redes pequenas.
    Os primeiros bits são 110, depois temos 21 bits de identificação da rede e 8 para identificação do host.
    Classe D, para endereços multicast.
    Os primeiros bits são 1110. Na classe multicast não existe o conceito de rede, então existem 28 endereços para grupos.
    Classe E, reservada
    Os primeiros bits são 1111.
    O problema é que uma rede pode estar dividida em sub-redes. O que fazer com os vários departamentos e divisões do setor ? A solução para isto foi permitir que o endereço IP pudesse ser de novo dividido. Assim nasceu o netmask.
    O netmask é, literalmente, uma máscara de bits que divide quais bits representam um número de rede e quais representam um número de host. Vejamos um exemplo prático. Na Nextcon, temos um endereço de rede 146.164.0.0, com um netmask de 255.255.255.192. Isto significa que temos: 16 bits identificando a rede Nextcon, 10 bits identificando a sub-rede e 6 bits identificando o host. Isso dá um total de 1022 sub-redes, cada uma com até 62 máquinas (Os números não são potências exatas de 2 por que os endereços com tudo 0 e tudo 1 são reservados).

    Espero ter tirado sua dúvida.
    Abraços.
    Muito obrigado mais nao entendi nada vc teria alguma coisa para eu dar uma lida mais profunda para poder estar aprendendo???

  8. #8

    Padrão

    Amigo jwjunior, esse link é so site do Morimoto - acredito que explica bem como funciona mascara subrede. De uma lida com atenção ok!

    Máscara de sub-rede

    T+

  9. #9
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Pergunta

    Eu tenho um dúvida....., é o seguinte quero tenho um classe 192.168.100.x/30 bom só pra exemplo 192.168.100.2/30; 192.168.100.6/30 e tenho tb uma 192.168.20.x/24 quero que os clientes recebam dhcp da classe 192.168.20.x/24 sempre que conectarem mas que interno mk fique a classe 192.168.100.x/30 assim ñ teria como se enchergarem e os logs do proxy sempre sairiam com o mesmo ip para controle.