+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Criar Uma Bridge Para 3 Placas

    Ola pessoal, gostaria de uma dica
    Para configurar o mikrotik com 2 placas de rede (uma placa p modem adsl e a outra gerenciamento e navegar e 2 wlan (clientes wireless)
    Para uma configuracao simples, apenas rotear adsl oque fazer
    Criar uma bridge ou configurar ip e gateway para cada interface
    desde ja agradeco
    Última edição por proxycomm; 10-01-2008 às 11:15.

  2. #2

    Padrão Brigde ou Nat.

    Vc tem duas opções ou utilizar brigde ou fazer uma rota, na minha opiniao rotas com nat sao muito melhores do que apenas utilizar brigde, pelos testes que fiz aqui as brigdes sujam tudo o que passa na rede por mais que nao esteja vindo das interfaces que vc esta utilizando pra distribuir o sinal, qualquer que seja a maquina que esteja ligada a um hub ou switch, a brigde ira sujar pra dentro do mikrotik.
    Mas se quiser configurar com brigde faça o seguinte vah na guia brigde e adicione uma brigde na guia brigdes, feito isso entre na guia ports, clique em + e adicione todas as interfaces que quiser a brigde que foi criada.
    Se for utilizar rotas tera que trabalhar no firewall do mikrotik. Faça a opçao e diga como quer fazer que lhe explico.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dougmoraes Ver Post
    Vc tem duas opções ou utilizar brigde ou fazer uma rota, na minha opiniao rotas com nat sao muito melhores do que apenas utilizar brigde, pelos testes que fiz aqui as brigdes sujam tudo o que passa na rede por mais que nao esteja vindo das interfaces que vc esta utilizando pra distribuir o sinal, qualquer que seja a maquina que esteja ligada a um hub ou switch, a brigde ira sujar pra dentro do mikrotik.
    Mas se quiser configurar com brigde faça o seguinte vah na guia brigde e adicione uma brigde na guia brigdes, feito isso entre na guia ports, clique em + e adicione todas as interfaces que quiser a brigde que foi criada.
    Se for utilizar rotas tera que trabalhar no firewall do mikrotik. Faça a opçao e diga como quer fazer que lhe explico.

    DOUGMORAES -- Era oque eu queria saber se melhor bridge ou outro tipo
    vou tentar configurar, mas se voce meder uma ajuda eu agradeco

    (voce eh do sul e qual regiao)

  4. #4

    Padrão Configurando NAT

    Vamos la entao.
    O que vc vai precisar pra funcionar a internet em seu mikrotik primeiramente é setar os ips interfaces de saida e entrada da internet.
    Preciso que vc me responda algumas coisas
    ip da rede internet qual é e a mascara?
    gw da sua rede internet?
    qual ip quer usar para seus clientes?
    Posta ai que lhe explico bem certinho como irá ficar sua rede.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dougmoraes Ver Post
    Vamos la entao.
    O que vc vai precisar pra funcionar a internet em seu mikrotik primeiramente é setar os ips interfaces de saida e entrada da internet.
    Preciso que vc me responda algumas coisas
    ip da rede internet qual é e a mascara?
    gw da sua rede internet?
    qual ip quer usar para seus clientes?
    Posta ai que lhe explico bem certinho como irá ficar sua rede.
    bom
    eth1 modem adsl- pega ip atomatico 192.168.1.65 gateway 192.168.1.254
    eth2 para mim navegar e gerencia gateway 10.1.1.1
    wlan1 clientes gateway 192.168.100.1

  6. #6

    Wink Configurando NAT Mikrotik

    Vamos la entao.
    eth1 ip interfaces adiciona o ip 192.168.1.65/24 subentendendo que sua rede seja mascara 255.255.255.0
    eth2 ip interfaces adiciona o ip 10.1.1.1/24
    wlan ip interfaces adiciona o ip 192.168.100.1

    setar o gw
    ip routes add 192.168.1.254/24 mas cuidado coloque este ip onde diz gateway.
    feito isso vc ja tera comunicação com a sua internet dentro do mikrotik.
    agora precisa criar a rota dentro do firewall
    entre em ip firewall/nat
    add dentro de general Chain: srcnat Src.Adress: 10.1.1.0/24 Out interface:ether1 depois vah em Action e escolha a opção masquarade (rua rede interna estará pronta pra navegar).
    add dentro de general Chain: srcnat Src.Adress: 192.168.100.0/24 Out interface:ether1 depois vah em Action e escolha a opção masquarade (rua rede clientes estará pronta pra navegar).

    Agora faça os testes ai amigo. Boa Sorte qualquer duvida so chamar.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dougmoraes Ver Post
    Vamos la entao.
    eth1 ip interfaces adiciona o ip 192.168.1.65/24 subentendendo que sua rede seja mascara 255.255.255.0
    eth2 ip interfaces adiciona o ip 10.1.1.1/24
    wlan ip interfaces adiciona o ip 192.168.100.1

    setar o gw
    ip routes add 192.168.1.254/24 mas cuidado coloque este ip onde diz gateway.
    feito isso vc ja tera comunicação com a sua internet dentro do mikrotik.
    agora precisa criar a rota dentro do firewall
    entre em ip firewall/nat
    add dentro de general Chain: srcnat Src.Adress: 10.1.1.0/24 Out interface:ether1 depois vah em Action e escolha a opção masquarade (rua rede interna estará pronta pra navegar).
    add dentro de general Chain: srcnat Src.Adress: 192.168.100.0/24 Out interface:ether1 depois vah em Action e escolha a opção masquarade (rua rede clientes estará pronta pra navegar).

    Agora faça os testes ai amigo. Boa Sorte qualquer duvida so chamar.
    sobre ser do Sul sou de Santo Angelo.

  8. #8

    Padrão

    dougmoares

    ficou assim

    em interface
    ether1 nome adsl (por dhcp cliente ja coloca o gateway la em routes
    ether2 nome lan (em ip address coloquei 10.1.1.1)
    wlan (em ip address coloquei 192.168.100.1

    em dhcp fiz o setup da lan e da wlan

    em firewall nat fiz a nat da lan e da wlan

    pronto ja estou navegando

    eh incrivel mas se vc tiver as base (o inicio o resto vai indo)
    Última edição por proxycomm; 10-01-2008 às 15:46.

  9. #9

    Padrão Parabens...

    Citação Postado originalmente por proxycomm Ver Post
    dougmoares

    ficou assim

    em interface
    ether1 nome adsl (por dhcp cliente ja coloca o gateway la em routes
    ether2 nome lan (em ip address coloquei 10.1.1.1)
    wlan (em ip address coloquei 192.168.100.1

    em dhcp fiz o setup da lan e da wlan

    em firewall nat fiz a nat da lan e da wlan

    pronto ja estou navegando

    eh incrivel mas se vc tiver as base (o inicio o resto vai indo)
    Isso ai amigo agora é so ir pesquisando e aplicando filtros de virus e controles de p2p, continua estudando que aqui no forum mesmo temos varios topicos com estas explicaçoes ate mesmo no manual que o DAVID fez.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dougmoraes Ver Post
    sobre ser do Sul sou de Santo Angelo.
    cara nasci em sao luiz gonzaga

    vou precisar de mais um ajuda (no firewall p2p, amarrar ip no mac...)
    mas quero saber como posso te agradecer sei que nada eh de graca
    to comecando com wireless em porto alegre mas ta dificil muito ping fora...

  11. #11

    Padrão Auxilio

    Kra posso lhe ajudar em problema algum me mande um email que lhe respondo com meu msn pra conversamos, tive experiencia dessagradaveis com uma pessoa de são paulo que nao entendia nada so me criticava e acabei me encomodando muito com ela, mas podemos conversar e nos entender. so mandar email pra [email protected]

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dougmoraes Ver Post
    Kra posso lhe ajudar em problema algum me mande um email que lhe respondo com meu msn pra conversamos, tive experiencia dessagradaveis com uma pessoa de são paulo que nao entendia nada so me criticava e acabei me encomodando muito com ela, mas podemos conversar e nos entender. so mandar email pra [email protected]

    bah veio eu no que eu puder t ajudar ou mandar alguma coisa de porto alegre estamos ai
    ja mando o email e me add no msn