+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor com Squid + nat + controle de banda causa delay ?

    Tenho em laboratorio um servidor com squid + nat + cbq.

    Tenho constatado que os clientes que tem controle de banda e passa pelo squid do servidor, tem um delay de 2 a 3 segundos nas paginas em cache, dos que estão no mesmo servidor sem o uso do squid somente no cbq + nat.


    A duvida é:

    Se eu colocar um servidor de cache apenas ( link + squid ). E no outro eu pegar o link já com cache e fizer o nat + cbq, este delay nas paginas vão parar ?

    #servidor link+squid# --> #servidor cbq + nat# --> #pc-usuario#.

    Fiz o teste retirando algumas paginas do cache e elas abriram mais rapido no cliente com controle de banda.

    E retirei o cliente do proxy e as paginas abriram mais rapidas tambem ( todos com controle de banda).

    O servidor é um p4 3.0 + 512 MB + hd serial ata 80GB.

  2. #2

    Padrão

    Como vc mesmo disse, quando vc tira o cliente do cache as páginas abem mais rápido, aqui tenho observado isso, pelos testes que fiz aqui, não sei se é realmente isso, chegei a conclusão de que quando a página vem direto do link ela abre mais rápida. Principalmente se o servidor for com hd IDE, este delay, creio eu que se dá em função da busca da página no cache.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por portalink Ver Post
    Como vc mesmo disse, quando vc tira o cliente do cache as páginas abem mais rápido, aqui tenho observado isso, pelos testes que fiz aqui, não sei se é realmente isso, chegei a conclusão de que quando a página vem direto do link ela abre mais rápida. Principalmente se o servidor for com hd IDE, este delay, creio eu que se dá em função da busca da página no cache.

    Tive o mesmo raciocínio a respeito do cache. Quando o link vem direto fazendo somente nat o servidor não tem quase nenhum tipo de processamento pesado, é somente o repasse de pacotes.

    Quando o link vem e passa antes pelo cache sinto o delay, o fato deve se dá mesmo pelo processamento feito no servidor. Mas mesmo com serial ata ou IDE tive o delay.



    A duvida fica se usar uma CPU somente para cache e a outra para nat + cbq o delay vai diminuir.

    Ou se tem como deixar o squid otimizado, será que ele se comporta melhor em FreeBSD ou no linux mesmo dá pra otimizar ele?


  4. #4

    Padrão

    que tamanho tem teu cache?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por arium Ver Post
    que tamanho tem teu cache?
    Fiz o cache com 30 gb.

  6. #6

    Padrão

    porra 30gb é coisa irmão demora pra localizar dentro desse cache mesmo!

    eu tenho um de 8gb pra 600 users em realtime só... hj em dia o cache não tem mais muita utilidade se nao econimiza muito link! amenos que tua rede seja SÓ de http youtube p2p e voip bloqueados, já uma proxy bem feita com antivirus e shapping ajudam muito mais

  7. #7
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão

    Boa noite portalink.

    Realmente o que o arium falou é pura verdade. o Squid é um "software" de alta qualidade se configurado perfeitamente. O serviço Webproxy é muito importante, pois ele realizar cache de conteúdo acessado constantemente com o objetivo de disponibilizar de forma mais rápida e eficiente a quem solicita, aumentando assim a velocidade de acesso e economia de banda, quase 35% da banda de internet.

    Agora é preciso ter cuidado no resquisitos do sistema, pois o squid utiliza a busca aleatória e uma grande quantidade de memória para armazenamento de tabelas de objetos "quentes". E também para o cache armazenado em disco rígido, para cada 1 gb ele precisa de 10 MB de RAM para o índice de objetos. Se uma parte dessa tabela não encontrar mais memória irá começar a utilizar o swapping, então o desempenho do squid cairá drasticamente, deixando-o muito lento.

    Acho que é isso o seu problema. o teu servidor deve está com a memória toda usada, realizando então o swapping. Então aconselho a você verificar as seguintes diretivas do arquivo squid.conf:


    • cache_mem -> essa diretiva informa quanto o squid pode utilizar da memória para realizar o que chamamos cache de "objetos quentes". Caso você utilize o servidor apenas para ser um servidor webproxy cache, aconselho a utilizar 50% da memória: 256 MB.
    cache_mem 256 MB



    • maximum_object_size_in_memory -> essa diretiva informa o tamanho máximo do objeto que pode ser armazenado no cache da memória. Aconselho a utilizar um tamanho que possa armazenar apenas objetos do conteúdo dos sites, tornando assim o acesso mais rápido quando alguém solicitar a página.
    maximum_object_size_in_memory 128 KB



    • maximum_object_size -> diretiva que informar o tamanho máximo do objeto armazenado no cache do disco rígido. Vale salientar que, quanto maior o tamanho do arquivo a ser armazenado, maior será o trabalho do squid e assim menor será a velocidade do mesmo.
    maximum_object_size 8192 KB



    • minimum_object_size -> diretiva que informar o tamanho mínimo do obejto a ser armazenado no cache do disco rígido.
    minimum_object_size 0 KB



    • cache dir -> diretiva que informar onde estará localizado a tabela de objetos (cache) no disco rígido e o seu tamanho. Aconselho a você, já que tem pouca memória para o servidor, apenas 512 MB, a colocar 8 Gb, pois caso venha a ter esse tamanho em cache, ocupará apenas 100 MB da sua memória e não afetará no desempenho do squid.
    cache_dir ufs /etc/squid/cache 8000 16 256



    O que eu aconselho é que você realize um limpeza no teu cache periodicamente, mensalmente, ou quinzenalmente, pois existem objetos que no cache que com certo tempo não está mais sendo utilizados e só ocupam espaço. Um exemplo claro é o site da uol, mudando as imagens e objetos constantemente, OK?

    Espero ter ajudado e ter sanado suas dúvidas.

    Atenciosamente,