+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile Roteador Mikrotik para fibra optica + webproxy, alguém ja fez ???!!!

    Olá pessoal,


    Atualmente não tenho essa estrutura, mas ando ouvindo rumores sobre isso:

    detalhe: PARA PROVEDOR DE INTERNET !!!

    No lugar de um roteador CISCO, 3COM, qq um...

    Tem gente usando computador SERVIDOR, tanto solução em linux ou mikrotik.


    Atualmente, administro um provedor de internet wireless e pedimos fibra optica junto a telefonica, q inicialmente vão ser 6 megas, e como os técnicos da telefonica me disseram eu vou receber a internet via fibra, e na ponta final cabo ethernet.

    Estou com a seguinte idéia...

    Instalar um Servidor (2gb ram, HD 160gb, Intel Core Duo, raid espelhado) Mikrotik no lugar de um roteador qualquer, configurar web proxy e só !!!

    as limitaçõe de velocidade seriam em radios nas torres.

    Ou seja, esse servidor seria somente: ROTEAMENTO e CACHE !!!


    Se tiver algum colega q já tenha essa solução rodando ou alguém com outra idéia, por favor postem, gostaria muito de trocar idéias e experiencias sobre esse assunto.

    Agradeço a todos a atenção !!!

  2. #2

    Padrão

    OLha eu ja vi uma placa serial da cisco que ficava dentro do servidor o linux dava conta tudo direito mas olha, misturar cache com roteamento... hum isso nao vai ficar bom, faz assim compra um roteador atm cara, muito melhor ou aluga, o servidor vc monta cache sim, ja usei esse hardware e nao gostei coloquei pc robusto viu, controlar no radio e muito bom, deste que vc esteja falando de mikrotik. espero ter te ajudado. a respeito de servidores na pagina da dell vc encontra coisa boa, eu recomendo tb montar em armario!

    sds, ANeto

  3. #3

    Thumbs up

    Bom dia,

    amigo, é como o colega acima disse: misturar cache com roteamento não dá certo. Proxy caches travam, dão problema de navegação, etc. No meu caso tenho um Cisco 4700, Web Proxy cache (Debian) e máquinas Mikrotik todas separadas; funcionam perfeitamente, sem problemas, todas interligadas por um switch 3Com. Esse esquema que uso penso ser mais vantajoso, pois se o proxy cache travar os Mikrotik continuarão funcionando (como já aconteceu algumas vezes).

    Uma outra solução seria receber o link no roteador ligado por cabo cruzado em um Debian para proxy que, por sua vez, estaria ligado em um Mikrotik controlador (nivel 6, também por cabo cruzado). Mas esse esquema pode ser problemático se o proxy travar ou der qualquer outro problema, pois todo o tráfego passa por ele. Daí ligaria em switch para distribuir para a rede do provedor.

  4. #4

    Padrão

    não tem problema nenhum se vc fizer um squid descente... atualmente

    eu tenho um core2duo que roda squid + radius + http antivirus proxy + ipp2p + layer7
    e faz roteamento de toda uma faixa /24 dos meus cliente wireless
    maquina tem 2gb de ram e tah tudo 10000000%

    to recebendo um link de fibra optica de 8mb sem balanceamento(tudo em 1 fastethernet) vo utilizar essa mesma maquina 1 nivel acima vai passa os servers de email etc.. roteamento nao ocupa processamento só aconselho a pegar umas placas de rede que tenham buffer melhorzinho assim como os switch etc...

  5. #5

    Padrão

    Obrigado pela resposta arium,

    agora... uma pergunta simples, vc disse q tem 8mb vindo através de fibra, o fato de utilizar cache de paginas dá uma economia de link boa mesmo ???

    eu estou a fim de utilizar a seguinte estrutura:

    CoreDuo
    2gb ram
    HD 80gb

    Mikrotik level 6
    --> web proxy c/ cache disco 20gb
    --> Roteamento

    As limitações de velocidades já são feitas direto nas torres, pppoe, radius e em mikrotik level 6.

  6. #6

    Padrão

    cara ele até economiza! se vc souber oque fazer com quele.. tipo no meu caso eu limito a banda do youtube pelo squid.. atualmente o youtube é responsável por 30% do gasto de banda mundial! por ai dah pra se ter uma noção! o bixo de 7 cabeças nem são mais os p2p de share files.. e o joost tá vindo ai! voip tá pegando... é muita coisa... que faz com que o cache seja quase inutil... um bom router/firewall tem que ter cache, ipp2p, lay7 , antivirus em tempo real QoS etc.. mais o cache vai te dar uns 10% a 15% de economia de banda no max! e quanto maior você ficar menos vai te aconomizar! hilário né? quanto eu chegar aos 20MB nem vou deixar mais o squid.. pq pra fazer ele chegar no mesmo troughtput se tem que dá uma boa tunada rodar varias instâncias por ai vai.. e outra.. até antivirus tem TCP/MISS pelo squid por conda dos VARIOS E VARIOS E VARIOS hosts que cada um dos antivirus tem...

    eu nao manjo muito de mikrotik cara... eu confio mais no proxy rodando na distro.. eu uso debian etch com algumas frescuras no kernel que me possibilitam rodar tudo que te descrevi...

    mikrotik soh em bridge pra mim .. alias minha rede é toda em bridge pois utilizo pppoe o que torna o mikrotik meio inutil pra mim
    mais qqr coisa que precisar prenda o grito amigo! abraços
    Última edição por arium; 14-01-2008 às 18:30.