Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão INFORMAÇÂO Útil para quem Tem ROUTERBOARD!!!

    Comprei uma Routerboard, uma RB333, muito boa por sinal.
    Com 3 cartões EMP8602.
    Aconteceu que ela veio com a level 4, e a configurei como Bridge.
    Até ai tudo bem.
    Mas ela estava Com o Ping muito Alto, de 400 a 2500ms, realmente, muito alto mesmo.
    Resetei a RB, configurei denovo, virei ela do avesso e nada.
    Só Foi resolvido Trocando A Fonte dela.
    Depois que troquei, os pings baixaram pra 1, 2, 5 ms. Incrivel mesmo.
    Processador dela trabalhando quase a 100% tbm é fonte.
    E outra coisa, meus clientes estavam com problemas para se conectar.
    Se eles conectavam, e desligassem as maquinas, não conectavam mais, nem a pau.
    Incrivelmente, era o Mikrotik que estava com pau.
    Estava com a versão 3Rc4, instalei a ultima na época, 3Rc13, foi Batata.
    Na hora resolveu os problemas.
    Então está ai minha dica. pois Creio que alguem ja passou porisso e está passando.
    Valew.......

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Muito boa as dicas.

  3. #3

    Padrão

    otimas dicas, agora me diga que fonte vc recomenda usar?

  4. #4

    Padrão

    Maravilha de dica, quem se presa tem que usar a fonte correta, uma coisa tão comum, mas que tem uma finalidade fundamental no processo do equipamento.

  5. #5

    Padrão

    geralmente eu super dimensiono as fontes... custumo usar fontes de 30ah x 12v nas RBS .. que é para NAO faltar energia MESMO.. (fonte de computador)

    outro detalhe.. as fontes de computador sao chaveadas e controladas.. levando ao aparelho uma energia mais estavel ... se a tensao de entrada na fonte cai ou oscila.. a fonte continua mandando os 12v para o aparelho..

    ja com fontes de TRAFO.. se a entrada oscila.. a saida tambem..

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Snake_jp Ver Post
    otimas dicas, agora me diga que fonte vc recomenda usar?

    Olha, eu inicialmente coloquei uma Fonte de Um Notebook da Toshiba, que serve tbm.
    se não me falhe a memoria é de 18V com 4a.
    Ai o suporte de onde comprei a RB me mandou uma fonte simples mesmo. Dessa que se coloca em teclados de musica, etc..

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    geralmente eu super dimensiono as fontes... custumo usar fontes de 30ah x 12v nas RBS .. que é para NAO faltar energia MESMO.. (fonte de computador)

    outro detalhe.. as fontes de computador sao chaveadas e controladas.. levando ao aparelho uma energia mais estavel ... se a tensao de entrada na fonte cai ou oscila.. a fonte continua mandando os 12v para o aparelho..

    ja com fontes de TRAFO.. se a entrada oscila.. a saida tambem..
    Vlw Alex... boa dica tbm, aki bati quase 3 meses pra ver esse defeito, e trocava tudo, cabo , antena, radio e nunca dava.. mandei fonte nova e ta ate hj.. 3 cidades interligadas na boa.

  8. #8

  9. #9
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JeanGutemberg Ver Post
    Comprei uma Routerboard, uma RB333, muito boa por sinal.
    Com 3 cartões EMP8602.
    Aconteceu que ela veio com a level 4, e a configurei como Bridge.
    Até ai tudo bem.
    Mas ela estava Com o Ping muito Alto, de 400 a 2500ms, realmente, muito alto mesmo.
    Resetei a RB, configurei denovo, virei ela do avesso e nada.
    Só Foi resolvido Trocando A Fonte dela.
    Depois que troquei, os pings baixaram pra 1, 2, 5 ms. Incrivel mesmo.
    Processador dela trabalhando quase a 100% tbm é fonte.
    E outra coisa, meus clientes estavam com problemas para se conectar.
    Se eles conectavam, e desligassem as maquinas, não conectavam mais, nem a pau.
    Incrivelmente, era o Mikrotik que estava com pau.
    Estava com a versão 3Rc4, instalei a ultima na época, 3Rc13, foi Batata.
    Na hora resolveu os problemas.
    Então está ai minha dica. pois Creio que alguem ja passou porisso e está passando.
    Valew.......
    Ótima tua dica, pq estou pra subir uma igualzinha essa sua semana que vem! Irei fazer downgrade e ver a potência da fonte!

  10. #10
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    geralmente eu super dimensiono as fontes... custumo usar fontes de 30ah x 12v nas RBS .. que é para NAO faltar energia MESMO.. (fonte de computador)

    outro detalhe.. as fontes de computador sao chaveadas e controladas.. levando ao aparelho uma energia mais estavel ... se a tensao de entrada na fonte cai ou oscila.. a fonte continua mandando os 12v para o aparelho..

    ja com fontes de TRAFO.. se a entrada oscila.. a saida tambem..
    Pra uma routerboard com 3 ou 4 cartões, qtos volts e amperes precisa ser a fonte? Pq a de micro, larga 12v, será q chega?

  11. #11

    Padrão

    muito bom as dicas ae, ja tive problemas com clientes que compram as routerboard sem fonte, e depois compram aquelas do paraguay e dae tem problemas sérios de ping alto. Aconselho a usar fonte com 4 amper e fontes bem feitas ...

  12. #12
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Com fonte chaveada de 5 Amp. funciona blz.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Pra uma routerboard com 3 ou 4 cartões, qtos volts e amperes precisa ser a fonte? Pq a de micro, larga 12v, será q chega?


    18 Volts e 4,5 Amper. É a que estou usando agora.
    pra quem está tendo problemas, peguem a de Notebook, (testei com a do toshiba) e coloquem pra testar.
    Obedecendo é claro a coltagem, se não me falhe a memória é o Positivo dentro e negativo fora do pino.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JeanGutemberg Ver Post
    Comprei uma Routerboard, uma RB333, muito boa por sinal.
    Com 3 cartões EMP8602.
    Aconteceu que ela veio com a level 4, e a configurei como Bridge.
    Até ai tudo bem.
    Mas ela estava Com o Ping muito Alto, de 400 a 2500ms, realmente, muito alto mesmo.
    Resetei a RB, configurei denovo, virei ela do avesso e nada.
    Só Foi resolvido Trocando A Fonte dela.
    Depois que troquei, os pings baixaram pra 1, 2, 5 ms. Incrivel mesmo.
    Processador dela trabalhando quase a 100% tbm é fonte.
    E outra coisa, meus clientes estavam com problemas para se conectar.
    Se eles conectavam, e desligassem as maquinas, não conectavam mais, nem a pau.
    Incrivelmente, era o Mikrotik que estava com pau.
    Estava com a versão 3Rc4, instalei a ultima na época, 3Rc13, foi Batata.
    Na hora resolveu os problemas.
    Então está ai minha dica. pois Creio que alguem ja passou porisso e está passando.
    Valew.......

    Rapaz, comprei uma dessa em Novembro e instalei agora em Dezembro, esse negócio do cliente nao conectar tava dando uma dor de cabeça do kct, atualizei pra Rc13 acabaram os meus problemas !

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Rapaz, comprei uma dessa em Novembro e instalei agora em Dezembro, esse negócio do cliente nao conectar tava dando uma dor de cabeça do kct, atualizei pra Rc13 acabaram os meus problemas !

    Realmente, esse era o problema mais grave.
    Eu tive mais problemas com clientes com Radios.
    Dureza.

  16. #16
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Comprei a ROUTER BOARD na TURBOLINK e veio com fonte de 18 volts 5 amp.

  17. #17

    Thumbs up Eita

    Cara faz dois meses que estou quebrando a cabeça com ping altissimo , segui seu conselho e comprei uma fonte da Linkteck de 18v e 3,5 Amperes , estou ancioso pra testar e passar meu feriado com cabeça tranquila ,. Se der certo ainda volto pra agradecer. Meu equipamento e igual o seu Routerboard 532a com 2 cartões Engenius EMP8602.

    Vamos ver !!!

  18. #18

    Padrão

    Olá pessoal!


    Sou técnico em eletrônica e já tinha falado aqui no forum a respeito das fontes, até de fontes do pc para o MK.

    Se querem uma fonte segura para suas rb's façam da seguinte forma:


    Comprem uma fonte de computador daquelas em que você vê na etiqueta que elas tem de 15 a 18 amperes na fonte de +12, com o multimetro identifiquem quem é a fonte de +12, -12, + 5, -5.

    A que vocês irão precisar é a de +12 é claro, então identificada a fonte de + 12 , logo depois procurem um fio verde, (esse fio é quem liga a fonte) aterrem esse fio, ou seja ligue ele em qualquer lugar que seja terra na fonte, após aterrar o fio a fonte ligará, você pode observar isso por que o cooler começará a rodar.

    Você pode fazer o teste de ligar a fonte aterrando o fio verde mesmo antes de fazer nada, veja no plugue e você só encontrará um fio verde, corte ele com alicate e ligue ele em qualquer fio preto da fonte, observe que o cooler começará a girar.

    Com o ferro de solda arranque da fonte todos os outros fios deixando somente um vermelho (da fonte de +12) e um preto (terra) e o fio verde solde onde você arrancou os pretos.

    Feito isso coloquem um plug adequado para a RB, observando a polaridade (positivo dentro e negativo fora).

    Pronto pessoal, feito isso vocês teram uma fonte de 12 V de 18 amperes com qualidade de filtro e estabilizada para que suas RB's nunca mais apresentem nenhum defeito relacionado a fonte.

    A grande vantagem dessa fonte é que se a rede elétrica variar de 90V até 250V nada acontecerá com a fonte de 12V ela se manterá estabilizada do mesmo jeito, é assim que trabalha uma fonte chaveada.

    Com essa fonte alimento a potência do meu carro que é uma 2080 da tojo, dois alto falantes de 12, uma corneta e um super twiter, e ela não está nem ai, roda o dia todo, certo que não é um sonzão mas da pra escutar com muita qualidade, e acreditem bastante alto.


    Espero ter ajudado, se não conseguirem é só me adicionar no msn que posso fazer a fonte para quem quizer, e enviar pelos correios.
    Última edição por Roberto21; 17-03-2008 às 21:28.

  19. #19

    Padrão

    ola amigo ..fiz isso pra duas rbs uma 333 e outra 133 as 2 com 3 cartoes fico otimo muito bem mesmo meu ping baixou drasticamente.. cara ta muito esbabilizada agora a rede .. obrigado muito ... Fonte atx 400 otima. abraço

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Pra uma routerboard com 3 ou 4 cartões, qtos volts e amperes precisa ser a fonte? Pq a de micro, larga 12v, será q chega?
    Cada cartao consome em media 1.5amperes. O ideal seria dimensionar 2amperes por cartao.