+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik repassando ip valido:

    Boa noite pessoal,

    Sei que ja existem inumeros topicos que eu mesmo ja li e reli por inumeras vezes e nao consigo entender alguns parametros daqui e dali, o Alexandre Correa ando me ajudando muito com algumas dicas, porem mesmo juntando dicas, underlinux, alexandre, catv nao consegui progredir em muita coisa....

    Estou com um router cisco xxx.xxx.xxx.1 (fast 0) entrando num switch deste switch sai um cabo para cada router (Residencial/Corporativo) Residencial para operar somente com hotspot e corporativo para operar somente com PPPoE, o residencial funciona perfeitamente bem xxx.xxx.xxx.2 o ip dele, ja o corporativo, preciso repassar o ip valido ao meu cliente, as vezes sao mais de 1 ip valido, chega-se a dar mais de 15 em casos extremos. Ai entrou meu dilema, Deixei ele em bridge no comeco e controlando somente atraves de queue e arp list com um reply-arp na interface e mesmo assim preferi bloquear os ips inutilizaveis da minha rede a nivel de firewall.... Perfeito! mais nao eh o metodo correto, ainda mais que desta forma preciso trabalhar estaticamente, pois meu pppoe nao funciona da forma que gostaria, fui informado de fazer OSPF entre meu cisco 2500 e meu mkt 2.9.50, legal... mais nada nao passou de teoria, mesmo nunca feito OSPF antes busquei o maior numero de informacoes possiveis, inclusive posts do nosso amigo PatrickBrandao, porei sem sucesso, pensei em buscar uma forma mais facil, li algo sobre quebrar o bloco de ips e realoca-los em bloco menores (Ex: xxx.xxx.xxx.x/25 p/ dois blocos /29), Sem sucesso novamente...
    Ou Seja, estou num ponto crucial, continuo buscando solucoes ou volto ao bom e velho pinguim com um rp-pppoe e vamo simbora?
    Verifiquei varias dicas dentro do forum, e se conseguir resolver meu problema ja deixo uma nova ideia para um novo topico do material wiki desenvolvido pelo catv dentre outros membros que apoiaram.

    Agradeco o apoio de quem puder colaborar, que nao seja com linhas de comando, mais com dicas ou o caminho da pedra a seguir, pois nao estou conseguindo de formaq alguma.

    PS: Infelizmente o netmap ou redirecionamentos nao servirao para minha ocasiao, sendo extremamente necessario o cliente ter a vizualizacao do ip valido em sua interface.


    Deixo o meu muito obrigado desde ja.

    Leonardo Ferreira,
    LinkWAN - Telecom
    [email protected]

  2. #2

    Padrão

    exemplo:

    seu bloco 200.200.200.0/24

    no seu router:

    FastEthernet0 ta com ip 200.200.200.1 mascara 255.255.255.0

    muda para:
    200.200.200.1 mascara 255.255.255.128

    e adicione esta rota:

    ip route add 200.200.200.128 255.255.255.128 200.200.200.2

    ai vc salva..


    ai no seu servidor vc coloca:

    eth0 (ligada no router): 200.200.200.2
    eth1 (ligada na lan): 200.200.200.129


    la no teu cliente:

    200.200.200.130 mascara 255.255.255.128 gw 200.200.200.129

    pronto


    a vantagem de usar OSPF.. eh que nao precisa dividir o bloco, nem adicionar rotas no roteador..

    basta adicionar uma rota no linux.. que o ospf ja faz o resto.. sem precisar dividir o bloco de ips..