Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Para Raio Para Torres

    Preciso De Ajuda Para Montar Meu Para Raio Na Minha Torre, Tamanho De 24 Metros Autoportante, Quero Saber O Que Comprar Etc..


    Valeu Amigos.

  2. #2

    Padrão

    Seguinte amigo trabalho aki na regiao de MT, e é muito constante chuvas e raios, ja utilizei varios Para-Raios, e no fim nenhum prestou, pois so serve pra Puxar mais raio ainda pra torre, o que recomendo pra vc e fiz aqui nas cidades que atendemos e ate hj ta normal, foi ATERRAMENTO.
    Bom primeiro é necessario que todos, TODOS os equipamentos que vc tem na torre sejam isolados delas, com borracha, fitaisolante ai vai por vc.. aki uso borracha, camara de ar d pneus..
    Vc deve fazer um buraco quadrado ou redondo de 3m de fundura, coloque dependendo da regiao, 3 Astes de 3m, sendo assim as astes vai ficar com 9m mais 3m do buraco...
    no minimo coloque 3 lados do buraco. e depois coloque um Radiador pra cada ponta da Aste, se usar 3 lados, use 3 Radiador, ai jogue carvao no fundo do buraco, pra que sempre fique umido os radiadores, assim puxando a carga do raio pra dentro da terra. Coloque um cano de PVC no meio do buraco desde os radiadores ate em cima, pra que na epoca de Seca, vc molhe as vezes... interligue os radiadores com o cabo e ligue o cabo na torre, assim se houver descarga de raios na torre vai correr e descer ate o aterramento, evitando queimar qualquer coisa... e por fim termine de cobrir o buraco com terra. Pronto.. ate hj nao tive mais problemas com raios aki na regiao.. segue as fotos como ex.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC02796.JPG
Visualizações:	2263
Tamanho: 	137,8 KB
ID:      	1626   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC02797.JPG
Visualizações:	4415
Tamanho: 	153,8 KB
ID:      	1627  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC02799.JPG
Visualizações:	2692
Tamanho: 	136,5 KB
ID:      	1628   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC02803.JPG
Visualizações:	4129
Tamanho: 	145,4 KB
ID:      	1629  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC02805.JPG
Visualizações:	2892
Tamanho: 	141,2 KB
ID:      	1630  

  3. #3

    Padrão

    Também, estou me convencendo de que não é necessario o pararaio, apenas o aterramento. Aqui, eu interliguei as antenas, e passei vazelina solida nas conexões para não oxidar, interliguei também as caixas metálicas, tudo formando um único aterramento, e liguei em uma única haste de aterramento. que no caso vou melhorar isso. Antes tinha travamentos direto, agora não trava mais.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aka2005 Ver Post
    Seguinte amigo trabalho aki na regiao de MT, e é muito constante chuvas e raios, ja utilizei varios Para-Raios, e no fim nenhum prestou, pois so serve pra Puxar mais raio ainda pra torre, o que recomendo pra vc e fiz aqui nas cidades que atendemos e ate hj ta normal, foi ATERRAMENTO.
    Bom primeiro é necessario que todos, TODOS os equipamentos que vc tem na torre sejam isolados delas, com borracha, fitaisolante ai vai por vc.. aki uso borracha, camara de ar d pneus..
    Vc deve fazer um buraco quadrado ou redondo de 3m de fundura, coloque dependendo da regiao, 3 Astes de 3m, sendo assim as astes vai ficar com 9m mais 3m do buraco...
    no minimo coloque 3 lados do buraco. e depois coloque um Radiador pra cada ponta da Aste, se usar 3 lados, use 3 Radiador, ai jogue carvao no fundo do buraco, pra que sempre fique umido os radiadores, assim puxando a carga do raio pra dentro da terra. Coloque um cano de PVC no meio do buraco desde os radiadores ate em cima, pra que na epoca de Seca, vc molhe as vezes... interligue os radiadores com o cabo e ligue o cabo na torre, assim se houver descarga de raios na torre vai correr e descer ate o aterramento, evitando queimar qualquer coisa... e por fim termine de cobrir o buraco com terra. Pronto.. ate hj nao tive mais problemas com raios aki na regiao.. segue as fotos como ex.
    Com o para raios queimava os aparelhos? Qual seria a função radiador que você usou?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Com o para raios queimava os aparelhos? Qual seria a função radiador que você usou?
    Cara, com o para-raio queima tudo... verifiquei depois se era mal instalação, e a maioria do pessoal que mexe com isso aki disse q nao adianta para-raio é besteira, pois puxa mais raio, e ainda inves do raio so cair no para-raio, um que deu aki caiu na omini na torre tbm... e arrebento tudo...
    O radiador é pra ajudar a descarregar a força do radio... evitado de ficar energia na torre... a umidade la em baixo com o carvao e a agua é pra ajudar a puxar o raio pra baixo... o radiador é mais um dissolvedor num sei o nome direito.

  6. #6

    Padrão

    e aew Aka, manda as outras fotos ai do aterramento e da torre pra mim, essa torre é a que vc colocou em NHN?
    Vlw

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FernandoMT Ver Post
    e aew Aka, manda as outras fotos ai do aterramento e da torre pra mim, essa torre é a que vc colocou em NHN?
    Vlw
    Tai che.. o trem é bom.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC02724.JPG
Visualizações:	1427
Tamanho: 	148,8 KB
ID:      	1632   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC02739.JPG
Visualizações:	1069
Tamanho: 	158,5 KB
ID:      	1633  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC02792.JPG
Visualizações:	980
Tamanho: 	147,3 KB
ID:      	1634   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC02795.JPG
Visualizações:	964
Tamanho: 	142,5 KB
ID:      	1635  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         DSC02802.JPG
Visualizações:	1163
Tamanho: 	141,3 KB
ID:      	1636  

  8. #8

    Padrão

    Seguinte, Atualmente as torres estaidas feitas de cantoneiras estão sendo banidas, pois a própria estrutura física das cantoneiras tem um efeito de torção, por isto estão sendo utilizados atualmente, para aumentar a segurança das torres, tubos no lugar de cantoneiras o que naturalmente já lhe concede uma maior rigidez, quem já subiu em torres de cantoneiras e de tubo percebem isto facilmente.
    Outra observação que faço, é no sentido de utilizar nas conexões do sistema de aterramento ou solda exotérmica, ou mesmo a soda de estanho com maçarico (calha), pois as conexões de pressão enterradas com 06 meses tendem a isolar.

    Sds,


    Rwidal.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rwidal Ver Post
    Seguinte, Atualmente as torres estaidas feitas de cantoneiras estão sendo banidas, pois a própria estrutura física das cantoneiras tem um efeito de torção, por isto estão sendo utilizados atualmente, para aumentar a segurança das torres, tubos no lugar de cantoneiras o que naturalmente já lhe concede uma maior rigidez, quem já subiu em torres de cantoneiras e de tubo percebem isto facilmente.
    Outra observação que faço, é no sentido de utilizar nas conexões do sistema de aterramento ou solda exotérmica, ou mesmo a soda de estanho com maçarico (calha), pois as conexões de pressão enterradas com 06 meses tendem a isolar.

    Sds,


    Rwidal.
    Ola amigo, o topico é sobre aterramento, logico q deve ser vedado com solda pra evitar corte, ou mal contato, e em questao de ser cantoneira, uma torre de 80 metros sendo de tudo ou cantoneira tende a torcer, ou balançar, pra isso é construido junto a torre, TORÇÔES, q no caso abaixa o risco de torcida da torre e balanço.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rwidal Ver Post
    Seguinte, Atualmente as torres estaidas feitas de cantoneiras estão sendo banidas, pois a própria estrutura física das cantoneiras tem um efeito de torção, por isto estão sendo utilizados atualmente, para aumentar a segurança das torres, tubos no lugar de cantoneiras o que naturalmente já lhe concede uma maior rigidez, quem já subiu em torres de cantoneiras e de tubo percebem isto facilmente.
    Outra observação que faço, é no sentido de utilizar nas conexões do sistema de aterramento ou solda exotérmica, ou mesmo a soda de estanho com maçarico (calha), pois as conexões de pressão enterradas com 06 meses tendem a isolar.

    Sds,


    Rwidal.
    caro colega, deve ser por isso que as torres de transmissão das operadoras de telecomunicações são todas de cantoneras, torres essas que tem no minimo 50 mts...
    As torres tubolares tem a desvantagem de acumular agua e apodrecer de dentro pra fora com o passar tos tempo...

  11. #11

    Wink

    Citação Postado originalmente por FernandoMT Ver Post
    caro colega, deve ser por isso que as torres de transmissão das operadoras de telecomunicações são todas de cantoneras, torres essas que tem no minimo 50 mts...
    As torres tubolares tem a desvantagem de acumular agua e apodrecer de dentro pra fora com o passar tos tempo...
    Creio que se houver um bom isolamento na hora de fazer as torres tubulares esse problema não ira acontecer, estou errado?

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FernandoMT Ver Post
    caro colega, deve ser por isso que as torres de transmissão das operadoras de telecomunicações são todas de cantoneras, torres essas que tem no minimo 50 mts...
    As torres tubolares tem a desvantagem de acumular agua e apodrecer de dentro pra fora com o passar tos tempo...

    é.. as torres de operadoras de telecomunicações usam as mesmas cantoneiras que usam em torres wireles, né? se você fizer sua torre com a mesma cantoneira que usam nas torres das operadoras você não terá problema mesmo.. é uma diferença gritante e não dá pra comparar uma e outra..

  13. #13

    Padrão

    pessoal.. essa história que o pára-raios "pucha" o raio é mito!

    o pára-raios é apenas um caminho para o raio percorrer quando houver incidência, o que ocorre são sistemas mal feitos, grotescos e tabajaras, e querem que estes protejam os equipamentos.

    sobre o aterramento, a distância das hastes uma das outras deve ser do tamanho da haste, ex: se a haste tem 2,4m de comprimentro ela deve ficar a 2,4m de distância da outra haste.

    o cabo do pára-raios não deve ser inferior a 25mm e a resistência do cabo não deve ser superior a 0,3 ohms.

    um aterramento mal feito pode até causar uma explosão quando houver a queda de um raio, dependendo da potência do raio, a umidade do solo em volta da haste tente a entrar em ebulição instantânea causando pressão e com isso a explosão.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    é.. as torres de operadoras de telecomunicações usam as mesmas cantoneiras que usam em torres wireles, né? se você fizer sua torre com a mesma cantoneira que usam nas torres das operadoras você não terá problema mesmo.. é uma diferença gritante e não dá pra comparar uma e outra..
    Estou me referindo as torres das operadoras que usam estaio, e não as torres de 5 toneladas que eles usam dentro da cidade pra distribuir sinal que não precisa de estaio...
    Ou na sua região vc nunca viu uma dessas torres? Pq na região onde moro a operadora de telecomunicação usa torres de 50 e 70 mts de cantoneiras com estaio e ferro de torção.

  15. #15

    Padrão

    sim... aqui também tem dessas torres... e justamente, não se compara as cantoneiras dessas torres com as que sempre vejo nas torres tabajara que o povo costuma usar em internet wireless..

  16. #16

    Padrão

    Eu hoje estava tentando relacionar algum material para comprar para para-raio e felizmente encontrei o seu tópico.
    Muito tempo atrás, no tempo de radioamadorismo eu já havia lido sobre esta solução, mas nunca fiz, e não me lembrava mais desta opção.

    Além do carvão, mandava também colocar sal grosso, para ajudar a manter a umidade. O sal não vai corroer o radiador. O radiador é bom porque oferece uma ampla superfície de contato com o solo.

    De certo modo, esta instalação continua sendo um para-raios, só que não usa o captor Franklin lá em cima da torre. Este captor tem normalmente 3 a 4 pontas, o que faz que o ráio seja atraído com mais facilidade por um efeito elétrico chamado de "poder das pontas", se não me engano. Com o captor, o sistema puxa tudo que passar perto.

    Gostei da solução do cano de PVC para ajudar a manter a umidade.

    O meu problema vai ser espaço para fazer um buraco de 3 metros de profundidade. Para chegar a tanto ele vai precisar de um bom tamanho de boca. Quanto de boca é este buraco?

    Quanto as 3 hastes que você se referiu, eu não entendi muito bem, apesar das boas fotos.
    Você disse que eram 3 hastes de 3 metros perfazendo um total de 9 metros. Estas hastes são aquelas usadas normalmente? Nas fotos parecem ser de fio de cobre grosso.
    Este aterramento é feito um só ou você faz 3 buracos para 3 aterramentos?

    A torre que estou montando neste fim de semana, o sujeito que vai montar para mim, me disse que eu fizesse um aterramento com várias hastes de cobre, destas usadas para aterramento de PCs. Dá para usar um conector e emendar uma na outra e usar duas e fincar no solo até 4 metros, com duas barras de 2 metros. Seria um resultado semelhante, se eu usasse vários pontos como esse?

    Como tenho pouco espaço para buracos, eu pensei em outra solução. Eu tenho um amigo que trabalha com poço hartesiano. Ele tem brocas com vários diâmetros. Fazer um buraco de 15 cm de diâmetro com 6 ou mais metros para ele é "fichinha". Depois eu coloco a haste e completo com terra+carvão+sal grosso. Poderia ser outra opção, ou é inviável?



    Gostei da foto da torre. Passa para nós aí alguns detalhes da construção. Já vi que você usou cantoneira também para as travessas.

  17. #17

    Padrão

    Me precipitei em responder ao tópico e não vi que já havia outras considerações a respeito da torre.
    Como já reportei em outras ocasiões, eu não tenho acesso a engenheiro com experiencia em torres. Então vou a cata de informações.
    O que eu encontrei também é que no caso das tubulares a resistencia ao vento é bem menor.
    Mas tem realmente um problema relacionado com a solda, que segundo um engenheiro me falou muito tempo atrás é que ao soldar tubos, o processo de corrosão de dentro para fora é muito mais intenso por alguma razão que não me lembro agora. Eu estava confeccionando tesouras de ferro para uma cobertura e ele me orientou a fazer com cantoneiras ou ferro em U para evitar justamente esta corrosão interna.
    Mas naquela época quase que só era usada solda elétrica. Hoje tem a mig, que não sei se ocorre o mesmo efeito.

    É verdade Luciano, quando se fale em cantoneira, realmente tem que ser parruda. E como funciona este esquema de travamento da torção nas torres estaiadas?
    A próxima que eu precisarei fazer será de 40 metros. A atual que estou montando é com 18 metros. Mas 40 metros já dá um arrepio.

  18. #18

    Padrão

    Agora vc disse tudo:
    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    sim... aqui também tem dessas torres... e justamente, não se compara as cantoneiras dessas torres com as que sempre vejo nas torres tabajara que o povo costuma usar em internet wireless..
    Ai está a diferença e o pq eu defendo a torre com cantoneira, pois eu não vou colocar em risco o meu ganha pão pra economizar umas merrecas na hora de montar a torre onde vai estar todos os meus clientes conectados.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    pessoal.. essa história que o pára-raios "pucha" o raio é mito!

    o pára-raios é apenas um caminho para o raio percorrer quando houver incidência, o que ocorre são sistemas mal feitos, grotescos e tabajaras, e querem que estes protejam os equipamentos.

    sobre o aterramento, a distância das hastes uma das outras deve ser do tamanho da haste, ex: se a haste tem 2,4m de comprimentro ela deve ficar a 2,4m de distância da outra haste.

    o cabo do pára-raios não deve ser inferior a 25mm e a resistência do cabo não deve ser superior a 0,3 ohms.

    um aterramento mal feito pode até causar uma explosão quando houver a queda de um raio, dependendo da potência do raio, a umidade do solo em volta da haste tente a entrar em ebulição instantânea causando pressão e com isso a explosão.
    Taí uma bela verdade Luciano.

    Certo dia eu estava em uma das estações da empresa, fazendo algumas implantações num dia chuvoso foiquando resolvi descança e olha pela janela do cpd e vi cair um raio medonho e nda de queimar e nem siquer perdeu pings...
    Se não tivesse paraio acho que nem estaria vivo hj...

  20. #20

    Padrão

    ahh..

    questão de segurança não é só o pára-raios, tem também as proteções.. aterramento de cabo coaxial, centelhador, etc..

    aqui em minha torre tenho aterramento somente para p pára-raios, este é completamente isolado da torre, aterramento exclusivo para a torre, haste de 7,20m e aterramento para os equipamentos, os equipamentos são isolados da torre e centelhados também...