Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    Xander, você trabalha em área com muita interferência? Agora agora, tenho apenas 6 clientes conectados a uma omni hyperlink de 15dbi com uma g510, e os pings tão indo de 2ms pra 700ms, completamente maluco. Felizmente não tá dando perda, pelo menos não notei. O tráfego nessa interface tá praticamente 0 no momento, então não deve ser gargalo. Fico na dúvida de trocar essa placa e não dar em nada. Pois 6 clientes conectados, e esse ping desgraçado, não pode ser a placa chegando no limite. Que que você e os amigos lendo esse tópico acham?

    ps: anh, esse cliente está com sinal -60 no ap, e o ccq da interface tá 100%

    ps2: testei de novo 5 minutos depois e deu média de 8ms, e eu chequei se ela não estava com a conexão dela no talo antes de fazer o primeiro teste. Vai entender. Mando benzer a antena?
    Hehehe, mandar benzer a antena é um recurso hehehe, mas nem sempre dá certo!

    Bom, faz um "Frequ. Usage" na tua interface que tem a omni, que vc vai ter uma idéia de como tá o uso dos canais aí... pra achar as redes, dá um snif ou snooper, não lembro ao certo, e não quero fazer aqui pq isso derruba os clientes da interface, esteja avisado... Por aí vc já vai ter uma idéia se pode ser interferência ou não...

  2. #22

    Padrão

    já fiz. várias vezes. tem várias redes com sinal forte por aqui, e todas usam amps de 1 e 2w. Mas como o sinal dos clientes continua bom, eu não sabia se era problema de interferência. Quero alguém que já tenha tido problemas de interferência, como fez pra ter certeza que era a interferência o problema, e como fez pra resolver. Principalmente como fez pra resolver.

  3. #23
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    já fiz. várias vezes. tem várias redes com sinal forte por aqui, e todas usam amps de 1 e 2w. Mas como o sinal dos clientes continua bom, eu não sabia se era problema de interferência. Quero alguém que já tenha tido problemas de interferência, como fez pra ter certeza que era a interferência o problema, e como fez pra resolver. Principalmente como fez pra resolver.
    Gosulator, certeza eu (e axo q quase todo mundo) nunca vou ter em te afirmar, mas 80% que é interferência sim... Omni é ruim demais pra áreas com interferência, ela a recebe de todos os lados! Pra resolver? Aqui só colocando as setoriais! Foi da noite pro dia! Melhor, foi da manhã pra tarde... Fizemos num sábado a tarde o serviço... De manhã eu tinha problemas, de tarde estava resolvido...

    É complicado pra mim te dizer "Compra as setoriais e teu problema vai estar resolvido"... Espera o pessoal mais experiente te falar alguma coisa, mas acho que é por aí hehehe..

    Um abraço, e precisando estamos à disposição.

  4. #24

    Padrão

    unhun, imaginei que fosse o único caminho. Mas fico com medo da setorial que ficar virada para os concorrentes continuar com esse problema. Que a maioria deles está de um único lado da minha torre. Outra coisa é ver como ficaria o sinal nos clientes, pois a omni está em um mastro 5mt acima da torre, e as setoriais teriam que ficar presas na torre. Acho que teria que ter muito redirecionamento de antena, e não lembro de cabeça, mas acho que alguns não iam conseguir enxergar as setoriais. E quero tirar a omni de lá, pois ela é boa mas não é homologada. Pra ter que por 3 setoriais, e ainda por uma omni nova, é foda

  5. #25
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Se seus concorrentes usam setoriais com polarização vertical, coloca horizontal.

  6. #26

    Padrão

    tem apenas um com polarização horizontal, certamente ia diminuir um bocado a interferência. Mas ela é praticamente o preço de 3 setoriais de 90 graus, e não sei se tem alguma homologada.

    Acho que vou logo fazer o teste de colocar uma 520 no lugar da 510. Pois se ela aguenta mais clientes e maior tráfego simultâneo, deve melhorar alguma coisa mesmo sendo interferência o problema.

  7. #27

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    tenho em horario de pico cartao nmp com 70 usuarios simultaneamente

    o ap tem 4 cartoes desse.. e todos com essa media de usuarios...

    os pings ficam estaveis, nao ha lentidao na rede... eh importante manter o sinal dos clientes (DE TODOS) .. proximo dos -60 .. se possivel -60 a -50 ... para que voce nao tenha problemas...

    Bom dia Alexandre correa
    .

    Tentei varias vezes configurar o MTK para limitar a conexão dos cliente, apenas clientes com sinal -60 abaixo conectem no MTK porém essa configuração não funcionou. Voce ou alguem do forum saberia me informar onde consigo setar esta configuração.

    (Uso MTK 2.9.38 original - Roterboar 233 - Cartão NMP 8602 ou CM9)

    Tenho o mesmo problema de varios participantes deste forum. Pings altos, interferencia elevada e poucos clientes simultaneos mais muitos problemas de qualidade.

  8. #28

    Padrão

    ví uns scripts para isso no forum do mikrotik. Mas pô, pq vc vai instalar um cliente que fica com sinal maior do que o limite de -60 que vc tem como limite? Pq a conexão de um cliente não vai piorar de uma hora pra outra, a não ser que dê uma merda no equipamento dele, mas aí vc vê isso por conta própria, observando o ap algumas vezes por dia, e resolve o problema sem o cliente ficar dias sem navegar e ter que ligar pra vc.

  9. #29

    Padrão

    Nao quero colocar eles com sinal ruim. Mais o problema destes cartoes se um da problema todos ficam pessimos... Apenas estou tentando ter controle sobre isso.