+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão MK 3 versão final...

    Olá pessoal!!!


    Bom é o seguinte:

    Ví aqui em vários post's o pessoal falando sobre a versão final do MK 3.0 e a maioria está focalizando no cache full, estamos esquecendo um pouco das outras opções que a versão 3 nos dará.

    Antes de continuar quero dizer aos colegas que o cache full não vai servir em todos os casos, e que em muitas ocasiões é um tiro no pé, pensem comigo...Ao liberar o cache full seu cliente vai ter acesso muito mais rápido a determinados arquivos fazendo assim com que ele cada vez mais busque os arquivos para ver principalmente vídeos, se o cliente tem lá a sua velocidade de conexão 100k, ou 200k, ele navegará com a velocidade que ele tem, e ele sabe que essa velocidade não é a ideal para assitir vídeos ou fazer downloads muito grandes, mas a partir do momento que ele tem a velocidade o cliente passará cada vez mais a procurar esse tipo de arquivo tornando o trafego de sua rede muito grande.

    Implantei o cache full por alguns dias na minha rede e foi uma decepção, olhem só o que aconteceu...Vendo 200K de velocidade aos meus clientes e ao aplicar o cache full os clientes começaram a elogiar a rede do dia para a noite dizendo que estava maravilhosa a conexão, dois dias depois começaram as reclamações tipo: (ontem eu estava assitindo aos vídeos do youtube muito bem mas hoje está lento...As regras que eu tinha aplicado eram aquelas do CATV então fui a casa da cliente para ver o que estava havendo, chegando lá constatei que a velocidade dela estava em mais de 400K (as regras do CATV liberam o link também, todos sabem), mas ela não estava abrindo os vídeos na velocidade que estava no dia anterior, talvez pelo trafego na rede ou o os vídeos que ela estava tentando acessar não estavam em cache, então expliquei a cliente que ela estava com a velocidade de conexão até acima do contratado, e tive que explicar como funciona o cache full para ela...Tudo bem explicado, ao voltar me surpreendi com mais duas reclamações do mesmo jeito então percebi que os clientes estavam usando como referência para fazer a reclamação sempre a velocidade mais alta que conseguiam atingir, e virou uma bola de neve, então desativei o cache full e todos passaram a navegar com as suas velocidades contratadas.

    Então muito cuidado ao implantar o cache full, com certeza isso vai acontecer com vocês também!!

    E voltando ao MK 3 vamos esquecer por alguns momentos o cache full e quem souber por favor relacionar as outras funções do MK 3, que nos ajudarão também na administração de nossas redes, que poste aqui para que possamos analizar se vale a pena agora o UP, por que (acreditem) só o cache full não vale a pena (hehehehe).

    Abração a todos e bom domingo

  2. #2

    Padrão

    tambem acho mesmo, cache full o cara baixa o msn em minutos, depois vai baixar algo que nao esteja no cache a banda real dele, e te liga pra diser que ta lento d+.
    acho o cache full uma iluzao de otica, e como dise o amigo, un tiro no pè...

    para mim o que me interesa da verçao 3.0 e a estabilidade do cache (nao do full) e o controle p2p , isso sim e importante estamos sofrnedo so com o mk para enfrentar p2p encriptado...
    tambem temos vantagem`s novas no 3.0 mais memoria para usar, hd sata etc...
    vamos postar ai quem ja usa o que acha desa nova verçao, compartilhar experiencias ok..

  3. #3

    Padrão

    tenho a mesma ideia dos meus amigos acima, o cache full é muito util quando vc tem uma rede cabiada em uma empresa ou prédio, mais mesmo assim com muito cuidado, para não ter dor de cabeça.

    Espero que a versão 3 resolva o problema com P2P, mais como meu amigo de trabalho diz "quando tem 1 tentando proteger tem 10 tentando quebrar", o P2P pode ser sim controlado novamente com essa nova versão porém acho que não demora muito algum espertinho achar um jeito de burlar o controle

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por j34nsch Ver Post
    tenho a mesma ideia dos meus amigos acima, o cache full é muito util quando vc tem uma rede cabiada em uma empresa ou prédio, mais mesmo assim com muito cuidado, para não ter dor de cabeça.

    Espero que a versão 3 resolva o problema com P2P, mais como meu amigo de trabalho diz "quando tem 1 tentando proteger tem 10 tentando quebrar", o P2P pode ser sim controlado novamente com essa nova versão porém acho que não demora muito algum espertinho achar um jeito de burlar o controle
    Engraçado, mas nunca vi este lance de P2P não funcionar no MK, pelo contrário, funciona perfeitamente. Infelismente tem o grupinho do CTRL+C / CTRL+V, que adora pegar tudo de mão beijada e acaba pegando um monte de lixo por ae que não funciona. O cache full foi bem especifico, que não era a solução completa e precisava de complementos que são obrigatórios para o mínimo de qualidade em servidores que irão operar pra valer. Voltando para a versão 3.0, tem algumas coisas interessantes, entre elas o filtro layer7, maior estabilidade, maior suporte e compatibilidade com placas, compatibilidade com HD SATA e processadores Dual, HT, memória acima 2GB, etc... Pode ser instalado em PenDrive, tem um soft de relatórios agregados chamado "calea", controla warez (a versão anterior não controla o warez, apenas o dropa). Correção de desenas de coisas... O winbox agora também é colorido (é mole?), tem "search" nas janelas de cadastro (de regras, usuários, etc)... Entre outras coisas... Tem algumas besteiras, como desing moderno, cores e etc.... TEm uma lista completa dos recursos lá no site da mikrotik (MikroTik Routers and Wireless)...