+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como instalar e compilar o KERNEL no debian

    Olá a todos,

    Perdi uma dica que me deram certa vez de como instalar o kernel e fazer a compilação, e estou precisando urgentemente instalar o CBQ no meu debian, mas ao que parece, é necessário instalar e alterar algumas opções no kernel.

    A pergunta é: como faço pra instalar o kernel no debian e alterá-lo, de modo que possa usar o CBQ.

    Grato a todos.

  2. #2

    Padrão

    Bom dia amigo,

    Bem primeiro você precisa dos fontes do kernel, gcc, e das bibliotecas.

    # apt-get install kernel-package libncurses5-dev build-essential

    feita isso,

    # cd /usr/src/linux-$VERSÃO
    # make menuconfig

    VERSÃO=versão do kernel baixado através do apt-get

    Dentro do menu que vai aparecer vá em

    Networking --> Networking Option --> QoS and Fair Queueing

    Lá você vai encontrar todos os tipos de fair queue que o kernel pode utilizar para agendar os pacotes, inclusive o CBQ. Não esqueça de configurar os módulos para os seus dispositivos, processador, sistemas de arquivo e tal...

    Pra facilitar, o pessoal recomenda criar os .deb's do kernel. Pode ser feito com:

    # make-kpkg clean
    # make-kpkg initrd kernel_image kernel_headers

    Serão criados dois pacotes .deb. Pra instalar:

    # dpkg -i linux-headers-xxxxxxx.deb
    # dpkg -i linux-image-xxxxxxx.deb

    Pronto... kernel instalado...

    Quanto ao CBQ... Ele não é o método mais adequado de se fazer o queueing dos pacotes. É um algoritmo complexo e ineficiente. Vá ao site Linux advanced Routing & Traffic Control HOWTO e procure informação acerca do HTB. É mais simples e cumpre melhor a função.

  3. #3

    Padrão

    PEdroArthurJEdi,

    Obrigado pela dica. Acabei de instalar o debian. Vou ver se consigo instalar o CBQ e em seguida vou usar essas suas dicas.

    Valeu pela ajuda.

    Aproveitando a oportunidade e abusando um pouco mais de você, diga-me como faço para instalar o CBQ, pois toda vez que uso o apt-get install cbq, a mensagem a seguir é retornada:

    apt-get install cbq
    Lendo lista de pacotes... Pronto
    Construindo árvore de dependências... Pronto
    E: Impossível achar pacote cbq

    Como faço pra instalar e por onde?

    Abraços.

  4. #4

    Padrão

    rapaz... não sei... nunca usei o shapper...
    O que você quer é isso... procure no google: ``cbq-shapper''

    Mas recomendo vc utilizar o HTB através das dicas do Linux advanced Routing & Traffic Control HOWTO

  5. #5

    Padrão

    Tenta:
    apt-cache search cqb

    e ve o que lhe retorna