+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Squid + processadores Quad-Core

    Pessoal,

    Seria possivel faze o Squid trabalha com 4 processadores.

  2. #2

    Padrão

    o squid eh mono-thread... pra usar 4.. voce precisar rodar 4 instancias do squid (4 copias)

  3. #3

    Padrão

    Certo .. mas como seria para executa quatro instancia do proxy mesmo servidor, seria com pelo protocolo ICP ?? .. Você teria algum link que possa usa como referencia ??

    Desde ja agradeço sua atenção

  4. #4

    Padrão

    no caso de 1 Xeon Quad core, vc aconselha a rodar 4 estancia também do squid, para obter uma performance melhor.

  5. #5

    Padrão

    Soh uma pergunta: essas 2 ou mais instâncias do Squid que rodam na mesma máquina, compartilham a mesma pasta de armazenamento??? Tipo assim, se a instância 1 do Squid baixa um arquivo, e alguém requisitar esse arquivo na instância 2 do Squid, ele vai saber que esse arquivo já foi baixado pela instância 1, sem precisar baixá-lo novamente?

  6. #6

    Padrão

    nao.. precisa ter pastas diferentes para cada instancia... ai para uma compartilhar objetos com a outra.. é so configurar para serem proxies "parent" !!

  7. #7

    Padrão

    Esta situação de Proxy com mais de um instancia seria para melhora a performance, ja que temos um processador Quad-Core, por default o proxy estara usando apenas um nucleo de processamento mesmo que este nucleo chegue a 100% uso. Rodando mais instancia você criaria um "balanceamento".

    Cada instancia tem seu cache proprio e estas 4 instancia comunicando-se entre si.

    Atualmente coloquei dois servidores proxy para comunicar-se entre si, mas estão em servidores separados.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por _AGM_ Ver Post
    Soh uma pergunta: essas 2 ou mais instâncias do Squid que rodam na mesma máquina, compartilham a mesma pasta de armazenamento??? Tipo assim, se a instância 1 do Squid baixa um arquivo, e alguém requisitar esse arquivo na instância 2 do Squid, ele vai saber que esse arquivo já foi baixado pela instância 1, sem precisar baixá-lo novamente?
    Em cima dessa duvida do AGM, me despertou outra duvida:

    Usando em um servidor squid varios cache_dir exemplo 3
    cada 1 em um HD separado, quando se baixa por exemplo um arquivo na net e ele é cacheado para o cache_dir 1, se outra pessoa for baixar o mesmo arquivo depois, pode acontecer dele baixar esse arquivo da net novamente e mandar para o cache_dir 2 ou 3 ?

  9. #9

    Padrão

    entao.. entre os proxies vc faz uma hierarquia (parent) .. ai quando um NAO tiver o objeto ele consulta os outros... usando protocolo HTCP ou ICP ... se tiver.. ele pega do que tem e manda pro usuario !!

    squid r0x !!

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    entao.. entre os proxies vc faz uma hierarquia (parent) .. ai quando um NAO tiver o objeto ele consulta os outros... usando protocolo HTCP ou ICP ... se tiver.. ele pega do que tem e manda pro usuario !!

    squid r0x !!
    então alexandre quando te tem varios cache_dir na mesma maquina tem que se fazer a hierarquia (parent) se n ele vai duplicar os arquivos nos cache_dir, é isso ?

  11. #11

    Padrão

    Exatamente, Tiago, eu fiz os testes aqui e ficou muito bom: quando um cliente, que usa a primeira instância do squid, por exemplo, precisar dum arquivo e o arquivo estiver na sua pasta de cache, ele manda o arquivo diretamente para o cliente. Se ela não tiver o arquivo em seu cache, essa instância procura nas outras instâncias se elas tem o arquivo já em cache (sbiling), e, se alguma tiver, pega o arquivo do cache e manda diretamente para o cliente, sem armazenar o mesmo arquivo em sua pasta de cache (no-proxy). Mas se nenhuma instância tiver o referido arquivo, ele busca diretamente da net (TCP-MISS) e armazena na sua pasta de cache local, estando, então, este arquivo disponível também para as outras instâncias do squid. O bacana disso é que você pode fazer um cache bem grande, se usar um HD para cache para cada instância do squid...

    Os testes que eu fiz foram nas versões 2.5 do squid. Nas versões 2.6 e 3.0 do Squid dava uma mensagem de erro na linha de configuração do cache_peer, dizendo que já tenho um cache_peer configurado e não permite usar mais de um cache_peer... Alguém aeh conseguiu usar mais de um cache_peer nessas versões mais recentes do squid?

    []...

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por _AGM_ Ver Post
    Exatamente, Tiago, eu fiz os testes aqui e ficou muito bom: quando um cliente, que usa a primeira instância do squid, por exemplo, precisar dum arquivo e o arquivo estiver na sua pasta de cache, ele manda o arquivo diretamente para o cliente. Se ela não tiver o arquivo em seu cache, essa instância procura nas outras instâncias se elas tem o arquivo já em cache (sbiling), e, se alguma tiver, pega o arquivo do cache e manda diretamente para o cliente, sem armazenar o mesmo arquivo em sua pasta de cache (no-proxy). Mas se nenhuma instância tiver o referido arquivo, ele busca diretamente da net (TCP-MISS) e armazena na sua pasta de cache local, estando, então, este arquivo disponível também para as outras instâncias do squid. O bacana disso é que você pode fazer um cache bem grande, se usar um HD para cache para cada instância do squid...

    Os testes que eu fiz foram nas versões 2.5 do squid. Nas versões 2.6 e 3.0 do Squid dava uma mensagem de erro na linha de configuração do cache_peer, dizendo que já tenho um cache_peer configurado e não permite usar mais de um cache_peer... Alguém aeh conseguiu usar mais de um cache_peer nessas versões mais recentes do squid?

    []...

    bacana AGM, não sabia desse detalhe vou procurar material sobre isso pq tenho um servidor squid com 3 cache_dir e outro com 2 cache_dir e ele nesse caso n esta trabalhando da melhor forma possivel né pq n estou usando cache_peer, o alexandre disse la atraz tm sobre o HTCP ou ICP né vou ver como fazer isso, se alguém tiver na mão ai facil como fazer os cache_dir trabalharem em conjunto eu agradeço.

    Abraços.

  13. #13

    Padrão

    Dá uma olhada nesse Wiki aqui da Underlinux. Foi me baseando nele que consegui desenvolver...
    Tutoriais/Proxy/proxy-cache-squid - UnderLinux Wiki

  14. #14
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por _AGM_ Ver Post
    Exatamente, Tiago, eu fiz os testes aqui e ficou muito bom: quando um cliente, que usa a primeira instância do squid, por exemplo, precisar dum arquivo e o arquivo estiver na sua pasta de cache, ele manda o arquivo diretamente para o cliente. Se ela não tiver o arquivo em seu cache, essa instância procura nas outras instâncias se elas tem o arquivo já em cache (sbiling), e, se alguma tiver, pega o arquivo do cache e manda diretamente para o cliente, sem armazenar o mesmo arquivo em sua pasta de cache (no-proxy). Mas se nenhuma instância tiver o referido arquivo, ele busca diretamente da net (TCP-MISS) e armazena na sua pasta de cache local, estando, então, este arquivo disponível também para as outras instâncias do squid. O bacana disso é que você pode fazer um cache bem grande, se usar um HD para cache para cada instância do squid...

    Os testes que eu fiz foram nas versões 2.5 do squid. Nas versões 2.6 e 3.0 do Squid dava uma mensagem de erro na linha de configuração do cache_peer, dizendo que já tenho um cache_peer configurado e não permite usar mais de um cache_peer... Alguém aeh conseguiu usar mais de um cache_peer nessas versões mais recentes do squid?

    []...
    Adir, na versão 3.0 não testei, mas na versão 2.6 é preciso apenas configurar em cada squidX.conf um nome exclusivo.

    unique_hostname UM_NOME_EXCLUSIVO

    # cache irmaos
    cache_peer 127.0.0.1 sibling PORTA_PROXY PORTA_ICP proxy-only name=NOME_DO_IRMAO1

    cache_peer 127.0.0.1 sibling PORTA_PROXY PORTA_ICP proxy-only name=NOME_DO_IRMAO2

    e assim por diante.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    entao.. entre os proxies vc faz uma hierarquia (parent) .. ai quando um NAO tiver o objeto ele consulta os outros... usando protocolo HTCP ou ICP ... se tiver.. ele pega do que tem e manda pro usuario !!

    squid r0x !!
    no caso de somente uma instância ter cache_dir e armazenar os arquivos no disco, quando um cache irmão fizer a requisição e pegar diretamente da internet ele mandará para o cache pai pra poder armazenar no disco?

  16. #16