+ Responder ao Tópico



  1. #1
    buribai
    Visitante

    Padrão Acrescentando hd's SCSI

    Olá comunidade, espero que todos estejam bem.
    É o seguinte, estou enfrentando um problema e gostaria de saber qual seria a melhor solução.
    Informações necessárias:
    Tenho um Server Itautec, com três hd’s hot swap rodando raid 5 via software (slackware).
    O raid está configurado da seguinte maneira:
    Filesystem Size Used Avail Use% Mounted on
    /dev/sda2 3.8G 1.8G 2.0G 48% /
    /dev/md0 4.1G 1.1G 3.0G 27% /usr/local
    /dev/md1 4.3G 311M 4.0G 8% /home
    Esse, é um Server de email e vai entrar em produção em uma empresa que tem muitos e muitos usuários.
    Obs.: A controladora tem espaço para 6 hd’s,ou seja, ainda tem três espaços disponíveis.
    Meu problema:
    O problema é o espaço disponível, lembrando que as mailbox’s dos usuários ficarão em /var/spool/imap/, ou seja, tenho apenas 2 GB disponíveis nessa partição.
    Dúvidas sobre as possivéis soluções:
    Se eu apenas acrescentar outro, ou outros hd’s , o que exatamente irá acontecer ???
    O sistema operacional e/ou a controladora scsi vai reconhecer o novos hd’s normalmente ??? O raid 5 nos três HD’s que estão na ativa, continuarão funcionando normalmente, ou terei algum problema ??
    Estava pensando em colocar mais um HD hotswap , formatar ele usando o reiserfs e depois criar um link simbólico para que as informações do /var/spool/imap fiquem na verdade nele. Será que dá certo isso ??
    PS.: O que eu não quero fazer é reconfigurar tudo novamente, portanto se alguém tiver alguma solução melhor, postem por favor.

    Desde já muito agradecido a todos

  2. #2

    Padrão

    cara...

    esse RAID está configurado por onde? pelo sistema ou pela controladora?

    seria interessante você adicionar esse novo hd ao RAID, por questões de segurança, se você simplesmente adicionar este HD e criar um link simbólico para ser usado para armazenar os e-mails, se ocorrer algum problema nesse HD irá perder tudo, já, se ele estiver no RAID você não irá perder.

    interessante mesmo é RAID pela controladora, acredito que ela tenha, se a configuração for por ela, é só adicionar o HD, entrar nas configurações da controladora e fazer o que for preciso, sempre lembrando, se houver dados importantes é melhor fazer backup antes.

    interessante também, seria usar LVM, com isso você pode ajustar o tamanho de cada unidade de acordo com o necessário.

  3. #3
    buribai
    Visitante

    Padrão

    O Raid está sendo feio via software, ou seja, via sistema.

    Com certeza seria melhor acrescentar os novos hd's no raid. Só que ai teria que refazer tudo novamente, não é mesmo ? Ou não ??

    Essa é a minha dúvida.

  4. #4

    Padrão

    você não precisa fazer novamente, até onde sei..

    vai apenas adicionar o HD ao RAID..

    dá uma procurada na net sobre raid, tem bastante material..