+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Disposição das antenas, omni e Grade Juntas.

    Salve Wi-fimaniacos!!!!!!!!


    Galera estou com uma duvida meio boba mas creio q muita gente deve ter tambem.

    estou fazendo um PTP e POP, vide esse post: https://under-linux.org/forums/wirel...-link-2km.html

    vou receber o ptp por uma antena grade 25 dbi aquario, e vou transmitir pela omni 15,

    mas estou em duvida sobre como dispor as antenas no mastro, e qual a distancia minima entre elas.

    http://br.geocities.com/sk8assis/instalacao.gif
    qual seria a melhor disposição? 1 omni no topo ou 2 grade no topo?
    Qual a distancia ideial entre elas?

    é valido tambem eu usar as grades em uma polarização diferente da omni?

    muito obrigado a todos.

    Abraço

    Rogerio

  2. #2
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    A disposição correta é a omni embaixo e a grade em cima, com ao menos 1 metro de distância uma da outra, quanto mais melhor. E melhor afastar a omni pelo menos 1 metro da torre também.

  3. #3

    Padrão

    sempre acreditei que o contrário fosse o ideal, a grade embaixo e a omni no topo do mastro. E até hoje só tenho visto desse modo, nas torres pelas quais passo.

  4. #4
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    sempre acreditei que o contrário fosse o ideal, a grade embaixo e a omni no topo do mastro. E até hoje só tenho visto desse modo, nas torres pelas quais passo.
    Eu também pensava.. foi aqui no fórum q me esclareceram... A omni não "atira" o sinal pra cima, por isso é melhor q a grade fique em cima pra não sofrer interferência, ou amenizar...

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Eu também pensava.. foi aqui no fórum q me esclareceram... A omni não "atira" o sinal pra cima, por isso é melhor q a grade fique em cima pra não sofrer interferência, ou amenizar...

    Ela irradia de formas diferentes para cima e para baixo? Pensei que irradiasse de forma idêntica pra cima e pra baixo, bem mais porcamente que para os lados, mas do mesmo jeito pra cima ou pra baixo. Por falar nisso acho que ví no gráfico mostrando a irradiação da omni, ela irradiando igual pra cima e pra baixo

  6. #6

    Padrão

    Muito obridado a todos pelas respostas.
    Realmente o correto e a grade acima da omni como o nosso amigo alexandre disse.
    inclusive li isso outro dia quando pesquisava sobre poluição RF. como voces podem ver no post fixo do nosso amigo Bronius:clique aqui para ve-lo https://under-linux.org/forums/wirel...luicao-rf.html


    ""... as antenas instaladas, uma acima da outra, na seguinte ordem de cima para baixo: 1- parabólica 2- onidirecional de 15 dbi 3- onidirecional de oito dbi. OBS: Quando tivermos que instalar antenas onidirecionais em torre metálica, elas deverão se possível, ficar afastada da torre no mínimo a distancia de 10 x o comprimento de onda, evitando possíveis alterações em seu lóbulo de irradiação. ...""

    Espero ter contribuido para quem tem a mesma duvida.

    Abraço a todos.


    Rogerio
    Última edição por rogeriosims; 12-02-2008 às 23:15.