Galera, boa tarde!

Estava lendo uma dúvida minha que eu tinha postado há algum tempo atrás e acabei achando a resposta pra um problema que eu tinha até esquecido que eu tinha e que voltou acontecer há pouco tempo.

Se alguém ainda tem dúvidas de como fixar as alias das placas de rede, ou seja, fazer com que os IPs sempre sejam delegados para as mesmas placas de rede aí vai a resposta.

Isso funciona no Slackware, outras distros podem variar os nomes dos arquivos:

1o. - Desabilite o /etc/rc.d/rc.hotplug. Ele sempre embaralha as alias.

2o. - Pode ser com o ifconfig mesmo, veja as macs respectivas de cada placa e anote.

3o. - Edite o arquivo /etc/udev/rules.d/network-devices.rules, onde voce encontrará algumas linhas comentadas com as macs das placas de rede seguidas pelas alias.
Modifique as alias com as macs desejadas e voilá!

É necessário desabilitar o rc.hotplug mesmo!

Creio que isso seja um pénozovo de qualquer um. Este problema me atormentou por um grande período de tempo, pois temos 4 placas de rede no mesmo servidor, onde uma é para um link Embratel, outra para um link ADSL empresarial para conexão com o nosso sistema, outra para NetBIOS (Samba) e outra para o canal de compartilhamento da internet. Cada vez que reiniciava era um sacrifício para localizar cada placa. Agora tá tudo 10 hehehe!

Abraços e espero ter ajudado!