+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão uma duvida q carrego

    uma antena 5.8 recebe sinal 2.4 ou não ??????

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por vitorsat Ver Post
    uma antena 5.8 recebe sinal 2.4 ou não ??????
    Prezado,

    cada antena é fabricada baseada na frequência em que trabalhará; ou seja, os elementos irradiadores são cortados conforme o comprimento de onda. Os elementos poderão ser cortados em onda completa, meia onda ou 1/4 de onda, por exemplo. Como são frequências totalmente diferentes os elementos irradiadores são de tamanhos diferentes também. Consequentemente, não haverá casamento de onda entre transmissor e receptor.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por vitorsat Ver Post
    uma antena 5.8 recebe sinal 2.4 ou não ??????
    Na verdade, se a de 5,8 for direcional recebe sim. Porém com performance inferior, logo haverá diminuição de alcance. O correto é utilizar a antena especifica para cada frequencia.
    Última edição por GilneI; 07-02-2008 às 21:37.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GilneI Ver Post
    Na verdade, se a de 5,8 for direcional recebe sim. Porém com performance inferior, logo haverá diminuição de alcance. O correto é utilizar a antena especifica para cada frequencia.
    Prezado,

    recebe como? São frequências bem distantes e não vejo como dar certo. Eu nem tento uma coisa dessas, pois é um absurdo usar antenas 2.4GHz em 5.8GHz e vice-versa. Quanto mais alta é a frequência mais crítica é a modulação, correção e reaproveitamento do sinal.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Prezado,

    recebe como? São frequências bem distantes e não vejo como dar certo. Eu nem tento uma coisa dessas, pois é um absurdo usar antenas 2.4GHz em 5.8GHz e vice-versa. Quanto mais alta é a frequência mais crítica é a modulação, correção e reaproveitamento do sinal.
    Falou, doutor!

    Em 2.4 já fica crítico quando a antena não está construída para o canal 5 ou 6 que é a metade da escala de frequencia que usamos, imagina então estando tão longe.
    Além do mais quanto maior a frequencia, menor é o comprimento de onda ( L=velocidade da luz/frequencia). Assim o comprimento de onda na frequencia de 2.4 é de cerca de 12cm e em 5.8 é de pouco mais de 5cm. Como iria haver um casamento se o comprimento de 2.4 não cabe dentro do comprimento de onda de 5.8? Elas nunca vão entrar em fase. É mais ou menos por aí, ou não?

  7. #7

    Talking

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Falou, doutor!

    Em 2.4 já fica crítico quando a antena não está construída para o canal 5 ou 6 que é a metade da escala de frequencia que usamos, imagina então estando tão longe.
    Além do mais quanto maior a frequencia, menor é o comprimento de onda ( L=velocidade da luz/frequencia). Assim o comprimento de onda na frequencia de 2.4 é de cerca de 12cm e em 5.8 é de pouco mais de 5cm. Como iria haver um casamento se o comprimento de 2.4 não cabe dentro do comprimento de onda de 5.8? Elas nunca vão entrar em fase. É mais ou menos por aí, ou não?
    É isso aí 1929,

    mas vejo que o colega também está ficando "bão" no assunto.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    É isso aí 1929,

    mas vejo que o colega também está ficando "bão" no assunto.
    São lembranças do meu tempo de radiomadorismo em 80 metros e 40 metros.
    Eu tinha um transceptor que era uma b.... e achava que eram as minhas antenas que não funcionavam direito. Então eu vivia testando tudo que é modelo de antena.

    Na verdade todas eram boas. O rádio é que era ruim mesmo. Quando troquei para um Yaesu o mundo se abriu. Comecei a fazer contato com o outro lado do mundo em 40 metros SSB.

    Mas a parte teórica sobre antenas (que é a mesma para todas) ficou lá no fundo do cérebro. O que muda é a forma de construção, já que em 2.4 as antenas são pequeninhas comparadas com as frequencias baixas, o que permite uma variedade de modelos.

    De vêz em quando ressucita alguma informação.

  9. #9

    Padrão verdade

    funciona sim testei hoje aqui em casa
    a antena 5.8 não funciona melhor pq não tem o circuito fechado como a 2.4 mas funciona

    obg a todos os q responderam

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por vitorsat Ver Post
    funciona sim testei hoje aqui em casa
    a antena 5.8 não funciona melhor pq não tem o circuito fechado como a 2.4 mas funciona

    obg a todos os q responderam
    Puxa, meu amigo,

    Posta para nós aí como você conseguiu.
    - Que distância entre transmissão e recepção?
    - Qual leitura de sinal?
    - Navegou normalmente? ou só acusou a presença da rede no site survey?

    Veja bem: não estou duvidando, mas eletricamente é impossível que haja tráfego.
    E como fica a ROE numa montagem assim, já que na recepção você vai ter um AP ou placa PCI transmitindo de volta na frequencia de 2.4. Quando esta transmissão sair pelo cabo coaxial até a antena, vai voltar a maior parte da transmissão porque não estará ressonando na mesma frequencia e consequentemente a ROE vai lá em cima. Isto pode acabar queimando seu rádio que está conectado nesta antena 5.8
    Até nas antenas específicas para 2.4 os fabricantes tem o máximo cuidado para fazer elas sintonizarem corretamente. Qualquer desvio pode tornar uma antena destas inútil.

    Caso a navegação na rede seja normal, você descobriu algo realmente novo que precisará ser explicado pelos mais entendidos.
    Última edição por 1929; 08-02-2008 às 20:38.

  11. #11

    Padrão recebe

    amigos uma antena da zirok e fabricada no mesmo padrão da cantena (aquela antena de lata q tem o circiuto em abreto) o alimentador da zirok 5.8 nada mas é doque a copia fiel da cantena so q com aparencia de um funil , se vc´s fizerem uma cantena e pegarem uma antena da directv e fazer uma adaptação vão ver q funciona

  12. #12

    Question

    Sei não,

    acho que tem gente usando antena 2.4GHz pensando que é 5.8GHz. As antenas Zirok de 5.8GHZ são em formato disco. Posta aí as marcas e modelos exatos que você testou para conseguir esse milagre.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por vitorsat Ver Post
    amigos uma antena da zirok e fabricada no mesmo padrão da cantena (aquela antena de lata q tem o circiuto em abreto) o alimentador da zirok 5.8 nada mas é doque a copia fiel da cantena so q com aparencia de um funil , se vc´s fizerem uma cantena e pegarem uma antena da directv e fazer uma adaptação vão ver q funciona

    Olá Vitor,

    O mistério fica cada vez mais intrigante.

    Pelo refletor não é o problema, mas sim no irradiante. Seja aberto ou fechado ele precisa ser cortado na frequencia exata.
    Se você colocar um alimentador cortado para 2.4 em um disco qualquer, acredito que vá captar.
    Vai captar mais sinal se for dimensionado para a mesma frequencia do alimentador. Vai captar menos se tiver outro tamanho.
    É o mesmo caso da latinha de refrigerante, que tem aí na net.
    Você pode abrir ela em formato de parabólica e colocar em volta da anteninha que acompanha a placa PCI. Vai funcionar e até melhorar um pouquinho o sinal, mas nada que justifique o uso. Eu fiz a experiência só para comprovar.
    Agora se fizesse uma parábola dimensionada para a anteninha o resultado seria melhor ainda.
    E tem aquela de cartolina revestida com folha de aluminio, destas usadas para forno. Tem também na net um modelito. Funciona, melhora mais um pouco o sinal, já que o padrão para download é dimensionado respeitando a frequencia.
    Procura no google windsurfer wireless.
    Tem esse nome justamente por causa das velas de windsurf