+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida sobre memória

    Muito boa noite a todos, pessoal alguém poderia dar uma breve explicação de como o MK gerencia a memória RAM ??

    É por que venho observando dia após dia, que a memória livre vai diminuindo, começou com 834 Mb mais ou menos e hoje, já após 29 dias sem pique de luz e sem falta de energia ( já que não tenho instalado se quer estabilizador hehehe), a memória livre está em apenas 97 MB ( vejam o screen em anexo).

    Portanto pergunto : o que vai acontecer quando ela for a zero ?? vai ter lentidão na rede ?? ou o cache vai parar de funcionar ? ou coisa parecida ??

    É necessário fazer um reboot de vez enquando no MK ?
    Antecipadamente agradeço, se alguém puder tirar essas dúvidas.

    [ ]´s to all,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         memoria_mk.JPG
Visualizações:	188
Tamanho: 	216,8 KB
ID:      	1736  

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por iron Ver Post
    Muito boa noite a todos, pessoal alguém poderia dar uma breve explicação de como o MK gerencia a memória RAM ??

    É por que venho observando dia após dia, que a memória livre vai diminuindo, começou com 834 Mb mais ou menos e hoje, já após 29 dias sem pique de luz e sem falta de energia ( já que não tenho instalado se quer estabilizador hehehe), a memória livre está em apenas 97 MB ( vejam o screen em anexo).

    Portanto pergunto : o que vai acontecer quando ela for a zero ?? vai ter lentidão na rede ?? ou o cache vai parar de funcionar ? ou coisa parecida ??

    É necessário fazer um reboot de vez enquando no MK ?
    Antecipadamente agradeço, se alguém puder tirar essas dúvidas.

    [ ]´s to all,
    Opa, Gostaria de saber tb sobre essas duvidas, Estamos no aguardo de ajuda. vlw

  3. #3

    Padrão

    Olá,

    Poque não usa um script para limpar o cache, na seção de passo-a-passo tem alguns script que são muito úteis para a manutenção do MK.

  4. #4

    Padrão

    Antes de tudo, 2 dicas rápidas:

    1. Diminua o tamanho do web-proxy, desse jeito ai ele vai ficar com muita latencia. Pra saber o tamanho ideal, use +ou- 10 mb de cache pra cada 1 mb de ram disponível.

    2. Aumente o tamanho da memoria reservada para o cache. Deixe aproximadamente 200mb pro mikrotik e o resto pra cache.

    Pra você ter uma idéia, aqui mesmo tenho hd de 80, e ram de 884, utilizo no webproxy apenas 3gb e reservo uma ram de 550. Estou muito satisfeito, está economizando (quando ele esta a todo vapor) cerca de 20 a 25% do meu link e atendendo com rapidez as solicitações.

    Outra coisa, quando a memória esgotar, pode deixar assim mesmo, não se preocupe.

    E a questão de limpar o webproxy, não faça isso, ele mesmo vai se renovando.

    Resetar o router, aqui eu coloco de mes em mes, mas nem precisava.

    Abraços, espero ter ajudado.

  5. #5

    Padrão

    olá amigos

    eu tenho 512memoria eu coloco um script para reiniciar toda sexta feira as 05:00 da manha , qdo o mk sobe ele volta com memoria de 412 nao me lembro bem, vai chegando quinta feira ele ja está em 112 de memoria apenas , nao acho interessante apagar o cache e sim apenas rebootar o mk semanalmente ok
    vai minha dica
    T+

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por letec2000 Ver Post
    Opa, Gostaria de saber tb sobre essas duvidas, Estamos no aguardo de ajuda. vlw
    amigo o webproxy do mk tem um sistema que quando a memoria ta acabando....ele para o proxy e ajusta as configuraçoes de tamanho de cache e memoria...para evitar o estouro do cache e o proxy para....por isso a memoria nao zera nao...mais faça com o amigo abaixo falow diminua o cache e o tamanho de memoria a ser usado pelo webproxy

  7. #7

    Question

    Citação Postado originalmente por anarchist Ver Post
    Antes de tudo, 2 dicas rápidas:

    1. Diminua o tamanho do web-proxy, desse jeito ai ele vai ficar com muita latencia. Pra saber o tamanho ideal, use +ou- 10 mb de cache pra cada 1 mb de ram disponível.

    2. Aumente o tamanho da memoria reservada para o cache. Deixe aproximadamente 200mb pro mikrotik e o resto pra cache.

    Pra você ter uma idéia, aqui mesmo tenho hd de 80, e ram de 884, utilizo no webproxy apenas 3gb e reservo uma ram de 550. Estou muito satisfeito, está economizando (quando ele esta a todo vapor) cerca de 20 a 25% do meu link e atendendo com rapidez as solicitações.

    Outra coisa, quando a memória esgotar, pode deixar assim mesmo, não se preocupe.

    E a questão de limpar o webproxy, não faça isso, ele mesmo vai se renovando.

    Resetar o router, aqui eu coloco de mes em mes, mas nem precisava.

    Abraços, espero ter ajudado.
    Obrigado pela dika. v c me ajuda, meu MK é um atlhon 2400 com 384mb e 10gb de hd, esta basicamente configurado e funcionando perfeitamente os seguintes aspectos:

    link internet velox em bridge autenticado pelo proprio MK em 1 placa de rede, na outra placa de rede ele distribui p/ os clientes de forma que eu configurei p/ amarrar ip e mac e com controle de banda. e tb configurei o acesso remoto com o changeip para acessar de qualquer lugar com winbox. nao tenho nada de web-proxy e a rede é cabeada, o que voce me sugere para que meus clientes tenham acesso mais rapido utilizando esse web-proxy ???

  8. #8

    Padrão

    quando o webproxy sugou toda a mem do meu servidor, começou a ficar meio bizarro, o dhcp não atribuia ips pros clientes adequadamente. Quando reinicia o pc ele volta ao normal. Queria que tivesse um jeito de limpar apenas o cache na memória, sem limpar o hd, e sem ter que reiniciar o pc. Normalmente eu reinicio quando está ficando curta a memória, mas gostaria de resolver sem reiniciar e sem perder todo o cache já feito pelo hd. Aqui eu seto o webproxy assim:

    enabled: yes
    src-address: 0.0.0.0
    port: 3128
    hostname: "proxy"
    transparent-proxy: yes
    parent-proxy: 0.0.0.0:0
    cache-administrator: ""
    max-object-size: 30000KiB
    cache-drive: system
    max-cache-size: unlimited
    max-ram-cache-size: 100000KiB
    status: running
    reserved-for-cache: 3514368KiB
    reserved-for-ram-cache: 100000KiB
    --------------


    Mas a memória continua diminuindo. Diminui bem mais devagar do que quando eu não setava o " reserved-for-ram-cache: 100000KiB". Mas ainda continua diminuindo, e em alguns dias a mem vai toda em bora.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por letec2000 Ver Post
    Obrigado pela dika. v c me ajuda, meu MK é um atlhon 2400 com 384mb e 10gb de hd, esta basicamente configurado e funcionando perfeitamente os seguintes aspectos:

    link internet velox em bridge autenticado pelo proprio MK em 1 placa de rede, na outra placa de rede ele distribui p/ os clientes de forma que eu configurei p/ amarrar ip e mac e com controle de banda. e tb configurei o acesso remoto com o changeip para acessar de qualquer lugar com winbox. nao tenho nada de web-proxy e a rede é cabeada, o que voce me sugere para que meus clientes tenham acesso mais rapido utilizando esse web-proxy ???
    A idéia nao é ganhar velocidade com web-proxy e sim economia de link.

    Você pode utilizar o cache full que o alexandre correia demostrou pra galera como fazer (e aqui estou utilizando), que pode até ter alguma percepção de aumento de velocidade, mas nada que assombre ninguem.

    O webproxy é realmente pra economizar link.

    O que você pode fazer no seu caso é aumentar a memória e isolar o cache em um outro hd, porq a vida útil dele é bastante reduzida pelo fato de nao ser fabricado para esse propósito (falo de ide e sata).

    Coloca 5gb de hd pra cache e uns 500mb pra memória... fica show!

    Abraços

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    quando o webproxy sugou toda a mem do meu servidor, começou a ficar meio bizarro, o dhcp não atribuia ips pros clientes adequadamente. Quando reinicia o pc ele volta ao normal. Queria que tivesse um jeito de limpar apenas o cache na memória, sem limpar o hd, e sem ter que reiniciar o pc. Normalmente eu reinicio quando está ficando curta a memória, mas gostaria de resolver sem reiniciar e sem perder todo o cache já feito pelo hd. Aqui eu seto o webproxy assim:

    enabled: yes
    src-address: 0.0.0.0
    port: 3128
    hostname: "proxy"
    transparent-proxy: yes
    parent-proxy: 0.0.0.0:0
    cache-administrator: ""
    max-object-size: 30000KiB
    cache-drive: system
    max-cache-size: unlimited
    max-ram-cache-size: 100000KiB
    status: running
    reserved-for-cache: 3514368KiB
    reserved-for-ram-cache: 100000KiB
    --------------


    Mas a memória continua diminuindo. Diminui bem mais devagar do que quando eu não setava o " reserved-for-ram-cache: 100000KiB". Mas ainda continua diminuindo, e em alguns dias a mem vai toda em bora.
    aqui eu não tenho esse problema, como tenho muitos clientes e cache de tamanho pequeno, rapidinho esgota a memória...

    Mas nem por isso reseto ou algo do tipo, pra vc ter uma idéia, estou a 30 dias rodando direto um mikrotik com a memória esgotada. Nada a reclamar...

    O que te recomendo e aqui utilizo e fica show é utilizar um tamanho reduzido de webproxy e muita memória pra ele...

    O meu é da seguinte forma:

    3gb de cache
    100kb tamanho máximo de arquivo
    550mb de ram reservada

    to conseguindo economizar 20 a 25% do link, sem perder desempenho pois o disco acha facinho as informações devido ao tamanho utilizado.

    Para colocar um cache de respeito, com 40gb por exemplo, eu recomendo enfaticamente colocar um servidor a parte rodando squid, com hds scsi ou sas e memória de sobra, ai sim fica show. Mas é um investimento alto.

    Abraços.

  11. #11

    Padrão

    OK pessoal, muito obrigado aos amigos que postaram as respostas, já sanei algumas dúvidas e oportunamente vou proceder algumas alterações nas configurações do cache pra testar, valeu mesmo..

    [ ]´s,