+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual o melhor Cartão MiniPci Homologado para se usar???

    Gostaria de saber qual o melhor Cartão Mini PCI , que seja Homologado pela Anatel para se usar junto ao Mikrotik?
    Tenho uma RB333 com 3 cartões EMP-8602, e vou comprar outros 3 cartões, colocar os novos na RB e deixar os antigos só para backup.

  2. #2

    Padrão minipci

    vai depender do conjunto antena + radio pra ficar dentro da potencia eirp

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por net33 Ver Post
    vai depender do conjunto antena + radio pra ficar dentro da potencia eirp
    Routerboard RB333, Paineis setoriais Hyperlink de 17dbi 90°.
    Quanto a potencia, não importa, pois o que quero é saber qual cartão seria melhor para receber mais conecções simultaneas.

  4. #4

    Padrão

    Caro,

    o único cartão mini PCI homologado é o EMP-8602 (400mW) o qual você citou. Até o momento desconheço qualquer outro mini PCI homologado.

    Mas ponha fonte boa nessa RB, senão o sistema ficará com ping alto e até reinicializações.

  5. #5

    Padrão

    Amigo MarceloGOIAS qual seria uma fonte boa??? Digo, qual amperagem e voltagem??? estou pensando em mudar meus PCSAPS por RBS mas estou com medo desse EMP-8602 (400mW) pois at[e agora nao li um coment[ario bom sobre este cartao, sempre o pessoal reclama de perda de potencia e latencia alta, vc usa ai???

  6. #6

    Padrão

    Olha,

    fonte boa para RB tem de ser de 19 a 30 volts por 5A. Quanto aos cartões só uso em ponto a ponto (5.8GHz). Não aconselho a usar esses cartões na distribuição de sinal ponto multiponto, pois como você citou ele apresenta problemas de latência alta, principalmente quanto há mais de 15 clientes conectados simultaneamente.

    Para distribuição de sinais a clientes (ponto mutiponto) uso DWL-G510 (D-Link), 2511CD ext2 (Senao = PCMCIA + adaptador, o melhor na minha opinião) e DWL-AG530 (D-Link).

    Se for em PC AP prefiro DWL-AG530 em ponto a ponto. Só estou usando 4 Senao EMP-8602 (em ponto a ponto) numa RB14 (adaptor PCI) devido a carência/falta de slots PCI em um servidor; senão eu colocaria mais 4 DWL-AG530.

    Aprendi na prática que Mikrotik bom e estável é aquele montado em PC. Não gosto das RB's em ponto multiponto.

  7. #7
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Realmente a EMP-8602 é ruim, tive 4 aqui e devolvi todas, coloquei no lugar as Ubiquiti xr2 e faz mais de 1 ano que não da manutenção e é só alegria.

  8. #8

    Padrão

    olá galera...

    bom, recomendo dar uma visita no site da turbolink...

    lá tem os cartões mini-pci homologados...

    não estou fazendo propaganda da loja, apenas citando uma fonte de informação.

    abraços

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Olha,

    fonte boa para RB tem de ser de 19 a 30 volts por 5A. Quanto aos cartões só uso em ponto a ponto (5.8GHz). Não aconselho a usar esses cartões na distribuição de sinal ponto multiponto, pois como você citou ele apresenta problemas de latência alta, principalmente quanto há mais de 15 clientes conectados simultaneamente.

    Para distribuição de sinais a clientes (ponto mutiponto) uso DWL-G510 (D-Link), 2511CD ext2 (Senao = PCMCIA + adaptador, o melhor na minha opinião) e DWL-AG530 (D-Link).

    Se for em PC AP prefiro DWL-AG530 em ponto a ponto. Só estou usando 4 Senao EMP-8602 (em ponto a ponto) numa RB14 (adaptor PCI) devido a carência/falta de slots PCI em um servidor; senão eu colocaria mais 4 DWL-AG530.

    Aprendi na prática que Mikrotik bom e estável é aquele montado em PC. Não gosto das RB's em ponto multiponto.
    Olá Marcelo...
    Você utiliza algum software para gerenciar o provedor ou controla tudo pelo mkt mesmo?
    Você diz que usa 4 EMP-8602 numa RB14... estes cartoes vc usa na mesma maquina central com as ag530 que distribui a internet para os clientes?
    Que fonte de alimentação usa? essas normais ou alguma especial com pcf ativo e tudo mais para aguentar todas essas interfaces?
    Abraços...

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por froyer Ver Post
    Olá Marcelo...
    Você utiliza algum software para gerenciar o provedor ou controla tudo pelo mkt mesmo?
    Você diz que usa 4 EMP-8602 numa RB14... estes cartoes vc usa na mesma maquina central com as ag530 que distribui a internet para os clientes?
    Que fonte de alimentação usa? essas normais ou alguma especial com pcf ativo e tudo mais para aguentar todas essas interfaces?
    Abraços...
    Olá,

    não uso routerboard, mas Mikrotik montado em PC. Do começo do ano passado até hoje já montei dezenas de PC Mikrotik para mim e para clientes. Todos os rádios que uso estão em adaptadores PCI, tanto PCMCIA, Mini PCI e placas PCI como DWL-G510 e DWL-AG530. Antes do Mikrotik em PC eu usava rádios como Proxim/Orinocco, D-Link, 3Com, LinkSys e outros.

    O Mikrotik realmente é muito bom, mas só recomendo montado em PC. A RB14 que uso em um servidor central é um adaptador PCI com 4 slots mini PCI. Não uso Mikrotik em Bridge. Todos são roteadores, tanto na central quanto em estações espalhadas por cidades onde mantenho presença ou em provedor de clientes que eu montei. Cada Mikrotik controla banda e gerencia clientes. Proxy somente na central central.

    Quantos aos Proxy realmente são máquinas muito boas. O Linux é um Debian 4 funcionando como proxy transparente: somente com a função proxy cache (os Mikrotik gerenciam). Espero ter ajudado.

  11. #11

    Padrão

    Olá Marcelão.. seguinte... ainda tenho algumas duvidas...
    Se puder responder todas eu agradeço....

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Olá,

    Cada Mikrotik controla banda e gerencia clientes. Proxy somente na central central.
    1) Isso quer dizer q vc nao usa sistemas tipo vigo/topsapp?
    2) Nos outros pop's nao utiliza nenhum tipo de cache proxy ou usa o proxy do mikrotik?
    3) Que sistema vc utiliza para administrar os clientes e fazer as cobranças?

    Quantos aos Proxy realmente são máquinas muito boas. O Linux é um Debian 4 funcionando como proxy transparente: somente com a função proxy cache (os Mikrotik gerenciam).
    4) Nesta maquina vc usa o squid?
    5) Quando vc diz q os Mikrotiks gerenciam o cache vc quer dizer que utiliza aquela opção parent proxy?
    6) Todos os seus pop's sao interligados entre si ou cada um é independente?
    7) Que fonte de alimentação vc utiliza nesses PC-AP's? Fontes genéricas ou fontes com potencia real?

    Só isso por enquanto.. rsrs...
    Abraços

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por froyer Ver Post
    Olá Marcelão.. seguinte... ainda tenho algumas duvidas...
    Se puder responder todas eu agradeço....


    1) Isso quer dizer q vc nao usa sistemas tipo vigo/topsapp?
    2) Nos outros pop's nao utiliza nenhum tipo de cache proxy ou usa o proxy do mikrotik?
    3) Que sistema vc utiliza para administrar os clientes e fazer as cobranças?


    4) Nesta maquina vc usa o squid?
    5) Quando vc diz q os Mikrotiks gerenciam o cache vc quer dizer que utiliza aquela opção parent proxy?
    6) Todos os seus pop's sao interligados entre si ou cada um é independente?
    7) Que fonte de alimentação vc utiliza nesses PC-AP's? Fontes genéricas ou fontes com potencia real?

    Só isso por enquanto.. rsrs...
    Abraços

    Olá,

    ponho apenas um proxy cache em cada provedor. Sim, a opção parent proxy do Mikrotik tem ficar marcada caso use proxy externo, no caso Linux com Squid (obviamente), bem como o IP do proxy tem ser apontado. O programa que uso para gerenciar os clientes foi criado por mim e por um colaborador; ou seja, é proprietário. Cada ERB é interligada ao Mikrotik central.

    De nada, viu colega? rsrs