Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Configuração ideal do web-proxy

    Pessoal bom dia a todos, o meu server mk tem 1,5gb de ram e um hd de 80gb, gotaria de saber o tamanho ideal do cache size, do reservao cache e da ram.

    grato a todos.

  2. #2

    Thumbs up

    Olá,

    pode pôr praticamente o máximo que o sistema reconhecer. Se for a versão 2.9 alguma coisa somente vai reconhecer uns 900MB de memória RAM e 30GB de HD. A versão 3.2, por exemplo nos meus testes, aceita 216GB de Cache proxy e os 2GB de memória RAM.

    É aconselhável atualizar o Mikrotik para a última versão existente caso queira utilizar o Web Proxy em HD grande.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josafapalmas Ver Post
    Pessoal bom dia a todos, o meu server mk tem 1,5gb de ram e um hd de 80gb, gotaria de saber o tamanho ideal do cache size, do reservao cache e da ram.

    grato a todos.
    cache muito grande deixa o proxy muito lento....cara coloca um cache de 300mb e uns 150mb de ram que fica muito bom ....obs da um limpada nele todo dia...fica muito bom e rapidim

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Joaosgnet Ver Post
    cache muito grande deixa o proxy muito lento....cara coloca um cache de 300mb e uns 150mb de ram que fica muito bom ....obs da um limpada nele todo dia...fica muito bom e rapidim
    Prezado colega,

    vou fazer um comentário com o intuito de ajudar; por favor não leve para o lado pessoal, mas você está enganado a respeito do que disse.

    O objetivo do proxy cache é justamente economizar banda entrante no provedor. Se colocá-lo tão pequeno de nada adiantará: é melhor não tê-lo. Se limpá-lo diariamente também não ajudará muito. Eu tenho proxy cache de 1 terabyte em um servidor Linux. Às vezes eu deixo ativado apenas o proxy de um Mikrotik com HD de 250GB (está adicionado ao Cache 216GB) e fica por quase um mês ativado, sem apresentar nenhum problema.

    Falo isso por experiência: proxy ajuda muito, mas tem de ser bem configurado. Ao contrário do Mikrotik apenas como AP (que funciona até em 486) o proxy tem de ser máquina boa. Jamais fazer proxy grande em K-6, Pentium II e similares. Ponha P4, Duo core, Athlon 64 ou Xeon. Faço isso aqui e não tenho problema.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Prezado colega,

    vou fazer um comentário com o intuito de ajudar; por favor não leve para o lado pessoal, mas você está enganado a respeito do que disse.

    O objetivo do proxy cache é justamente economizar banda entrante no provedor. Se colocá-lo tão pequeno de nada adiantará: é melhor não tê-lo. Se limpá-lo diariamente também não ajudará muito. Eu tenho proxy cache de 1 terabyte em um servidor Linux. Às vezes eu deixo ativado apenas o proxy de um Mikrotik com HD de 250GB (está adicionado ao Cache 216GB) e fica por quase um mês ativado, sem apresentar nenhum problema.

    Falo isso por experiência: proxy ajuda muito, mas tem de ser bem configurado. Ao contrário do Mikrotik apenas como AP (que funciona até em 486) o proxy tem de ser máquina boa. Jamais fazer proxy grande em K-6, Pentium II e similares. Ponha P4, Duo core, Athlon 64 ou Xeon. Faço isso aqui e não tenho problema.

    Você deixa os mkt tudo em bridge e controla tudo atraves deste super servidor? que sistema e distro vc usa?
    Vlw.. abraços

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por froyer Ver Post
    Você deixa os mkt tudo em bridge e controla tudo atraves deste super servidor? que sistema e distro vc usa?
    Vlw.. abraços
    Não,

    não uso nenhum Mikrotik em bridge. Cada Mikrotik tem a função de controlar parte da rede onde está localizado e em locais diferentes. O Linux é um Debian 4 funcionando como proxy transparente (apenas proxy cache). Geralmente eu ponho um Mikrotik central distribuindo internet para os demais. Cada MK tem controle de banda e gerencia os seus próprios clientes. Isso evita tráfego desnecessário pela rede.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Olá,

    pode pôr praticamente o máximo que o sistema reconhecer. Se for a versão 2.9 alguma coisa somente vai reconhecer uns 900MB de memória RAM e 30GB de HD. A versão 3.2, por exemplo nos meus testes, aceita 216GB de Cache proxy e os 2GB de memória RAM.

    É aconselhável atualizar o Mikrotik para a última versão existente caso queira utilizar o Web Proxy em HD grande.
    Então Marcelo, fiz do jeito que vc disse coloquei maxximum cache size em unlimited e o maximum ram cache size em unlimited, e ficou da seguinte maneira, o reserved for cache ficou com 32973824 e o reserved for ram cache só ficou com 7168 kib acho que ta ficou com pouca ram sendo que tenho 2gb de ram, o que será que pode ser. Obrigado...

  8. #8

    Padrão Dúvida

    Sou leigo. Mais desejo saber se alguém pode me ajudar a criar um web-proxy que seja muito bom pois estou começando com um provedor e vejo os outros terem problema direto e não quero me queimar da mesma forma. será que algume poderia enviar passo a passo as telas de como fazer via winbox o web-proxy. [email protected]

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josafapalmas Ver Post
    Então Marcelo, fiz do jeito que vc disse coloquei maxximum cache size em unlimited e o maximum ram cache size em unlimited, e ficou da seguinte maneira, o reserved for cache ficou com 32973824 e o reserved for ram cache só ficou com 7168 kib acho que ta ficou com pouca ram sendo que tenho 2gb de ram, o que será que pode ser. Obrigado...

    Olá,

    se for a versão 2.9 vai reconhecer algo assim mesmo dependendo da maneira como se configura o Web Proxy. Exemplo: quando o Mikrotik reconhece 512MB de RAM ele irá reconhecer apenas uns 9 gigas de HD ou, em alguns casos, reconhecerá apenas uns 4GB de disco. Infelizmente a versão 2.9 tem essa "anomalia".

    Se for a versão 3.2, por exemplo, ele mostrará a quantidade de HD reservado no cache quase em sua totalidade, mas poderá mostrar a memória RAM de forma errônea.

    O aconselhável é instar o Mikrotik em um outro HD ou CF e pôr o HD grande na IDE secundária somente para cache e formatá-lo no MK. Quando o cache é instalado em um disco diferente do disco do sistema ajuda a corrigir essa anomalia.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Prezado colega,

    vou fazer um comentário com o intuito de ajudar; por favor não leve para o lado pessoal, mas você está enganado a respeito do que disse.

    O objetivo do proxy cache é justamente economizar banda entrante no provedor. Se colocá-lo tão pequeno de nada adiantará: é melhor não tê-lo. Se limpá-lo diariamente também não ajudará muito. Eu tenho proxy cache de 1 terabyte em um servidor Linux. Às vezes eu deixo ativado apenas o proxy de um Mikrotik com HD de 250GB (está adicionado ao Cache 216GB) e fica por quase um mês ativado, sem apresentar nenhum problema.

    Falo isso por experiência: proxy ajuda muito, mas tem de ser bem configurado. Ao contrário do Mikrotik apenas como AP (que funciona até em 486) o proxy tem de ser máquina boa. Jamais fazer proxy grande em K-6, Pentium II e similares. Ponha P4, Duo core, Athlon 64 ou Xeon. Faço isso aqui e não tenho problema.
    Olá Marcelo !

    Tenho dois servidores rodando a versão 2.9.26 com web-proxy. Na primeira máquina tenho 512MB de memória com 80 GB de HD. Em verdade o sistema reconheceu apenas 30GB de espaço para cache nesta máquina. Já a segunda tem apenas 256MB de ram, mas também 80GB de disco. Como a primeira máquina tem um melhor desempenho, coloquei o proxy da segunda em parent com o da primeira. Você acha que posso ganhar em desempenho ? Existe alguma outra configuração que possa ser feita no web-proxy para acelerar a navegação ?

    Abraço !

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Prezado colega,

    vou fazer um comentário com o intuito de ajudar; por favor não leve para o lado pessoal, mas você está enganado a respeito do que disse.

    O objetivo do proxy cache é justamente economizar banda entrante no provedor. Se colocá-lo tão pequeno de nada adiantará: é melhor não tê-lo. Se limpá-lo diariamente também não ajudará muito. Eu tenho proxy cache de 1 terabyte em um servidor Linux. Às vezes eu deixo ativado apenas o proxy de um Mikrotik com HD de 250GB (está adicionado ao Cache 216GB) e fica por quase um mês ativado, sem apresentar nenhum problema.

    Falo isso por experiência: proxy ajuda muito, mas tem de ser bem configurado. Ao contrário do Mikrotik apenas como AP (que funciona até em 486) o proxy tem de ser máquina boa. Jamais fazer proxy grande em K-6, Pentium II e similares. Ponha P4, Duo core, Athlon 64 ou Xeon. Faço isso aqui e não tenho problema.
    Ola marcelo essa ai eu nao entendi, vc tem um servidor linux com proxy (SQUID PROVAVELMENTE) e as vezes tb coloca um MK pra fazer proxy tb??? no caso vc fica com 2 proxys na sua rede como vc junta esses 2 na sua rede??? sao interconectados??? um cache aproveita o outro???...

    Eu tenho aqui um Pentium QuadCore 6600 com 8 giga de RAM e 4 HD de 80 GB rodando o Squid nele..., mas estou querendo botar mais 1 proxy e fiquei interessado nesse seu esquema ai mixando Squid mais MK..

  12. #12

    Padrão

    Olá,

    dois proxy na mesma rede?

    Não recomendo. O que eu faço é hora utilizar um, hora utilizar outro a título de testes, pois sempre preciso configurar servidores de clientes e preciso ter uma "idéia prática" antes de implementar de fato.
    A sua máquina para proxy parece boa, exceto o HD. Ponha um HD de 250GB ou mesmo 500GB. Dependendo do tamanho de sua rede esse HD de 80GB rapidamente chegará ao "gargalo".

  13. #13

    Padrão

    ola amigo mas pelo seus testes o meu proxy eu uso squid nunca usei o MK como proxy o q vc me diz do MK como proxy versus squid??? minha rede eh 23 cidades com 1900 clientes aproximadamente...

  14. #14

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por tarcisiojr Ver Post
    ola amigo mas pelo seus testes o meu proxy eu uso squid nunca usei o MK como proxy o q vc me diz do MK como proxy versus squid??? minha rede eh 23 cidades com 1900 clientes aproximadamente...
    Amigo,

    para redes médias e grandes não recomendo o Web Proxy do Mikrotik. Aliás, o calcanhar de Aquiles do Mikrotik é justamente o proxy: é limitado e pouco confiável. Para redes grandes FreeBSD ou algum Linux.

  15. #15

    Padrão cache

    se limpar td dia, então nem precisa de cache...rssss

  16. #16
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    O maior patrimônio de um web-proxy é o seu cache. Portanto se esvaziar com frequencia perde-se o proposito do mesmo.

    Vejam o anexo abaixo, reparem nos HITs. Esse é o resultado esperado de um web-proxy.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         calamaris.png
Visualizações:	551
Tamanho: 	90,8 KB
ID:      	2046  

  17. #17
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Proxy + Full

    Bom ñ sei a intenção do colega ai no inicio do forum mas vou espor a minha opnião e o sistema que uso:
    Opnião - Tudo bem configurado é exelente. Apanhei muito mas acertei.
    Equipamento:
    MikrotikPC 2.9.27 (Router Principal) - nele controlo tudo 100% do proveodor é feito nele.
    Descrição do Equipamento:
    Proc: P4 3.06HT
    Placa Mãe: Intel
    Memoria: 2Gb Kingston
    Placas de Rede: 5 - 3Com e RTL
    HD Sistema MK: 40Gb 7200
    HD Proxy-Full: 750gb antes tinha de 250gb

    ProxyFull 100% liberado ñ tenho problema algum e nem trafego exesivo nos AP´s.
    Diferença entre os HD´s o de 250gb tinha de limpar de 3 em 3 meses em media o de 750gb já faz 7 meses e ainda tem espaço.
    Aqui amazeno no proxy arquivos de até 150mb.
    Agora Comprei a licença e estou com o 2.9.51.
    Ai vão me perguntar pq 2Gb se ñ reconhece. Pq percebi que qd estáva com 1 ficava meio lento e qd pus 2gb acabou meu problema mesmo ñ reconhecendo. Ai tenho uma duvida ele ñ reconhece ou ñ mostra que reconheçe.
    Mas aqui está td 100% ahhhhhhhhhh Esse MK controla atualmente 680 clientes.

  18. #18

    Padrão web proxy não func

    boa tarde estou montando um pequeno provedor, e comprei a licença, qual que eu instalo no meu servidor? 2.9.51 ou 3.7?

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por minelli Ver Post
    Bom ñ sei a intenção do colega ai no inicio do forum mas vou espor a minha opnião e o sistema que uso:
    Opnião - Tudo bem configurado é exelente. Apanhei muito mas acertei.
    Equipamento:
    MikrotikPC 2.9.27 (Router Principal) - nele controlo tudo 100% do proveodor é feito nele.
    Descrição do Equipamento:
    Proc: P4 3.06HT
    Placa Mãe: Intel
    Memoria: 2Gb Kingston
    Placas de Rede: 5 - 3Com e RTL
    HD Sistema MK: 40Gb 7200
    HD Proxy-Full: 750gb antes tinha de 250gb

    ProxyFull 100% liberado ñ tenho problema algum e nem trafego exesivo nos AP´s.
    Diferença entre os HD´s o de 250gb tinha de limpar de 3 em 3 meses em media o de 750gb já faz 7 meses e ainda tem espaço.
    Aqui amazeno no proxy arquivos de até 150mb.
    Agora Comprei a licença e estou com o 2.9.51.
    Ai vão me perguntar pq 2Gb se ñ reconhece. Pq percebi que qd estáva com 1 ficava meio lento e qd pus 2gb acabou meu problema mesmo ñ reconhecendo. Ai tenho uma duvida ele ñ reconhece ou ñ mostra que reconheçe.
    Mas aqui está td 100% ahhhhhhhhhh Esse MK controla atualmente 680 clientes.
    Olá amigo
    Seus APs estao todos em bridge mandando pra este mkt central?
    O que usa como AP... Routerboards?
    vlw

  20. #20
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Respostas

    Olá Odair se tem a itenção de rodar o Proxy Full coloque 2.9.51

    Olá Froyer, sim meus AP`s em em bridge são alguns RB e outros Senao. (Estou trocando aos poucos)