+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 1 Link internacional e otro nacional

    Bom dia galera...

    hoje eu comrpo link junto a CTBC...
    estou sofrendo muito com a falta de link internacional deles, ou seja, enquanto com 256 liberado faço downloads a 30kB/s quando vem de dentro do brasil, quando vem de fora, se passar dos 15kB/s eh muito!

    eles ja m informaram q o problema eh com eles e nao tem previsao de melhorar isso...
    entao to pensando em comprar pelo menos 2 mb de otra operadora com saida direta (embratel ou telefonica)...

    e precisava fazer um load balance em cada pop meu (cada um eh gateway), fazendo com que toda requisição de ip internacional (range de ip até o 199.0.0.0 e após o 201.0.0.0 [creio eu q seja isso]) vá para um gateway e as requisições do brasil, vá para outro gateway..

    alguem tem ideia de como c faça isso ou ja fez??

    to meio perdido d como posso fazer..

    muito 0obrigado desde ja!

  2. #2

    Padrão

    acho que com BGP seria mais facil.. bgp + multihoming

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    acho que com BGP seria mais facil.. bgp + multihoming
    eu andei pesquisando um pouco sobre o multihoming e pelo pouco q vi seria algo como um link d sombra, um cai, o otro entra em ação!! teria como fazer isso que preciso? ip's externos por um gateway e os normais por outro?

    obrigado!!

  4. #4

    Padrão

    vc tenta conseguir um ASN .. ai vc faz bgp com as duas operadoras... ai vc pode somar os 2 links.. e ao mesmo tempo serem sombra um do outro...

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    vc tenta conseguir um ASN .. ai vc faz bgp com as duas operadoras... ai vc pode somar os 2 links.. e ao mesmo tempo serem sombra um do outro...
    teria alguma documentação ou exemplo disso para o mikrotik?

    achei só bgp pelo site deles...mas nao compreendi muito


    muito obrigado

  6. #6

    Cool 02 link's balanceando por rotas

    Eu ja utilizo 02 link's balanceando por rota algum tempo.... tenho 03 link's em 02 mikrotik's um so pra proxy com 02 link's e divido a navegacao atravez das rotas.....

    No monitoramento da pra ver que funciona bem.. pois a maioria dos downloads e na rota 128.0.0.0/128.0.0.0 enquanto que os viciados no orkut e msn ficam na rota 0.0.0.0/128.0.0.0

    se quiser ajuda meu msn e [email protected]

  7. #7

    Padrão

    tipo... para ter ASN vc precisa fazer requisição no registro.br

    voce vai ter um bloco de ips independente ... o bloco vai ser seu e NAO vai depender de nenhuma operadora.. voce vai falar por qual link sai cada ip... por ai vai.. da pra vc fazer um balanceamento por custo de rotas.. vc ativa os 2 links... e o bgp escolhe qual o caminho melhor para ir.. por ex

    ele pode sair pela telemar.. e pode voltar pela embratel.. (o ip sempre vai ser o mesmo)


  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por evagno Ver Post
    Eu ja utilizo 02 link's balanceando por rota algum tempo.... tenho 03 link's em 02 mikrotik's um so pra proxy com 02 link's e divido a navegacao atravez das rotas.....

    No monitoramento da pra ver que funciona bem.. pois a maioria dos downloads e na rota 128.0.0.0/128.0.0.0 enquanto que os viciados no orkut e msn ficam na rota 0.0.0.0/128.0.0.0

    se quiser ajuda meu msn e [email protected]
    te adicionei..acho que voce fez o que eu preciso fazer realmente..
    se tiver exemplos ou documentação, ficarei muito agradecido!!


    Obrigado

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    tipo... para ter ASN vc precisa fazer requisição no registro.br

    voce vai ter um bloco de ips independente ... o bloco vai ser seu e NAO vai depender de nenhuma operadora.. voce vai falar por qual link sai cada ip... por ai vai.. da pra vc fazer um balanceamento por custo de rotas.. vc ativa os 2 links... e o bgp escolhe qual o caminho melhor para ir.. por ex

    ele pode sair pela telemar.. e pode voltar pela embratel.. (o ip sempre vai ser o mesmo)

    correto..compreendi..
    mas pelo que andei vendo no site do bgp4, isso seria algo muito grande, e talvez caro...
    queria algo mais simples só para melhorar a rede, que creio que na minha cidade, nao passe de uns 15mb...pegaria a proporção de 10mb normais para 5mb para internacionais..

    obrigado!

  10. #10

    Padrão

    / ip route
    add dst-address=199.0.0.0/7 gateway=10.4.1.254 scope=255 target-scope=10 \
    comment="" disabled=no
    add dst-address=201.0.0.0/7 gateway=10.4.1.254 scope=255 target-scope=10 \
    comment="" disabled=yes
    Espero ter dado um idéia ae