Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Montando um servidor voip completo

    Caros amigos, estou com uma maquina parada aqui excelente configuração e estou pensando em oferecer voip gratuitamente para meus clientes conversarem entre sim, e cobrar apenas acesso externo, há algum programa que eu posso comprar, ou tem como montar?

  2. #2

    Padrão

    você pode usar o asterisk

  3. #3

    Padrão

    Você pode usar o asterisk sim... muito bom!
    Mas você pode usar um que o pessoal ja trabalha para agregar funcionalidades como é o caso do --> PBX in a Flash <-- da uma olhada! Esse pessoal faz magica com o asterisk! Esse PBX In A Flash é desenvolvido por esse pessoal aqui Nerd Vittles

    Já coloquei para funcionar isso na empresa (como teste) e é muito legal todas as funcionalidades que eles agregam!

  4. #4

    Padrão voip

    Olha, prontos vc tambem tem o trixbox, e o DiscOS, e se nao me engano o DiscOS e feito pela a intelbras, o que quer dizer que jah tem todas as mensagens em portugues.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por amaia Ver Post
    Olha, prontos vc tambem tem o trixbox, e o DiscOS, e se nao me engano o DiscOS e feito pela a intelbras, o que quer dizer que jah tem todas as mensagens em portugues.
    Onde tem o link para download desse DiscOS?
    O Trixbox eu conheço, mas entre ele e o PBX in a Flash, prefiro o ultimo!
    Última edição por zenun; 16-02-2008 às 18:41.

  6. #6

    Cool DiscOS

    Citação Postado originalmente por zenun Ver Post
    Onde tem o link para download desse DiscOS?
    O Trixbox eu conheço, mas entre ele e o PBX in a Flash, prefiro o ultimo!
    Caro amigo,

    veja no site oficial da distribuição:

    Disc-OS - Home

    falow!

  7. #7

    Question servidor VOIP

    Este software de Voip( Disc-OS 1.0), me deixou com a pulga atras da orelha. se é que me entendem.

    vejam a ultima linha da pagina de download


    "NOTA: A instalação do sistema irá remover todos os dados em seu HD(hard disk)."

  8. #8

    Padrão

    Ola!

    Isso porque quando você coloca o CD ele tem um processo de instalação que irá formatar o HD! Normal! Ele não vai sair formatando tudo sem você autorizar! É CLARO!

  9. #9
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    pessoal a ideia é muito boa
    agora alguem pode relatar as esperiencias que tiveram com o trixbox, o DiscOS, o asterisk, in flash

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Benatto Ver Post
    pessoal a ideia é muito boa
    agora alguem pode relatar as esperiencias que tiveram com o trixbox, o DiscOS, o asterisk, in flash

    Estou testanto já VOIP na minha rede. Usei o DiscOS, mas os meus clientes SIP estava perdendo rota para o servidor. Agora estou com o Trixbox CE que está funcionando muito bem. Mas quando for colocar para o publico(produção) mesmo, penso em usar uma solução comercial, ex: NetPBX pois terei um controle melhor dos clientes e darei a eles também uma interface de administração de suas conta melhor.

  11. #11

    Padrão

    boa tarde galera..

    eu esotu ainda estudando o sistema de servidor voip..
    a empresa me liberou 120 linhas pré pagas aqui..e preciso me mover e começar a utilizar pra testar.

    essas linhas tem números validos fixos, aquele esquema de qualquer um de qualquer serviço de telefonia conseguir ligar pra uma linha minha.

    precisaria de um servidor aqui que fizessse ramais para as linhas se falarem de graça entre si, e ter esse numero valido para falar pra fora tambem..alem der ter as tarifas para telefone fixo, DDD, celular, celular DDD e internacional. se possivel alguma interface.

    qual sistema poderia utilizar e onde o encontro, ja que voces conhecem bem mais que eu.

    muito obrigado desde ja!

  12. #12

    Padrão Experiencias TrixBox e Disc-OS

    Bem, meu primeiro servidor asterisk montei a partir do zero, instalei um linux ( ubuntu 5.10 ), baixei os fontes do asterisk, compilei e comprei uma te110p ( placa E1 com 30 troncos ). A operadora que uso eh a Embratel, na hora de escolher o tipo de sinalizacao, isdn ou mfc/r2 veio a questao, qual das duas sinalizacoes era melhor, isdn ou mfc/r2, para ser sincero nao sei, mas para instalar o mfc/r2 no asterisk teria que fazer patch, instalar pacotes adicionais e procurar toda uma documentacao sobre isto ( no asteriskbrasil.org vc encontra tudo isto e mais um forum excelente dedicado sobre o asterisk ), entao optei por isdn para o qual o asterisk tem drivers nativo. Isto se repetiu para outros dois servidores.

    Ate que chegou o momento de fazer outra instalacao de asterisk, desta vez nao quis reinventar a roda, fui atras de uma distribuicao pronta, assim fiquei conhecendo o trixbox, tudo o que eu tive que estudar para fazer manualmente o trixbox jah trazia por padrao, inclusive o reconhecimento da placa que eu usava ( sempre a te110p ), mas na epoca, acho que no inicio do trixbox ( com este nome, pois jah teve outra versao com outro nome que nao lembro ), somente usava sinalizacao isdn, entao foi um sufuco conseguir que a
    operadora de telefonia ( desta vez telemar ), trocasse de mfc/r2 para isdn. O trixbox tinha de interessante as seguintes opcoes, a opcao de bilhetagem e painel de controle muito boas, tinha tambem um programa de crm incluso para cadastro e controle de clientes, sem contar a opcao de billing ( cobranca por minutos usados ).
    . Mas os contras eram o fato de so usar isdn, alguns prompts estarem em ingles, as mensagens de voz tambem em ingles.

    Entao certo dia vendo um forum, tive conhecimento sobre o Disc-OS
    Baixei e instalei em uma maquina sem E1 para ver as opcoes de menu, configuracao, promtps, manuais, coisas do tipo. O DiscOS veio realmente todo em portugues, com prompts e mensagens de voz, tambem jah veio com o mfc/r2, reconhece as placas da digium e a pxe da embratel automaticamente, diferentemente do trixbox, as alteracoes que sejam feitas nos arquivos diretamente sao reconhecidas pelo DiscOS, a experiencia com o trixbox a respeito disto foram negativas, no trixbox era preciso acessar o banco de dados, inserir os dados, e depois ir na interface do trixbox mandar atualizar ( isto se fez necessario para o cadastramento de 400 ramais em um servidor, e 100 ramais nos outros dois, o que foi feito via script shell no linux diretamente nos arquivos de configuracao do asterisk ). A supresa com o DiscOS veio quando um dos servidores inicias por azar do destino queimou o hd, e a sinalizacao da operadora usada era isdn, que apesar de presente na distribuicao nao era ativada pelo painel de controle, somente era ativada pelo painel de controle a mfc/r2. Entao editado o arquivo de configuracao outra surpresa foi o DiscOS reconhecer a alteracao manual, sem apagar nenhum dado.

    Consideracoes Finais:
    As opcoes basicas do painel de controle sao iguais para as duas distribuicoes, com cadastro de ramais, troncos E1, sip, iax, rotas de entrada, rotas de saida.
    O Trixbox tem a vantagem de se vc usar isdn como sinalizacao para as ligacoes de saida vai ter um controle de uso das ligacoes e controle dos clientes superior ao DiscOS, as desvantagens como foi dito anteriormente, para fazer um grande numero de cadastro de ramais sequencais era trabalhoso, tambem era trabalhoso incluir a sinalizacao mfc/r2, alem de alguns prompts e mensagens de voz em ingles.
    O DiscOS tem a vantagem de ser todo em portugues, cadastro de ramais em sequencia dentro do painel de controle, controle de ddr tambem via painel, maior facilidade em integracao das rotas de entrada e rotas de saida com os ramais, manual completo e passo a passo em portugues ( disponivel no forum do DiscOS ). As desvantagens: nao possui sinalizacao isdn no painel de controle, nao possui bilhetagem, nao possui crm.

    Com base no exposto, minha opniao eh a seguinte: se vc vai usar o asterisk dentro de sua empresa como central PBX e como voip, use o DiscOS, se vc vai usar o asterisk para vender voip, use o TrixBox.

  13. #13

    Padrão

    agradeço muito a ajuda do amigo...me esclareceu algumas duvidas!!

    mas ainda fiquei com a duvida tecnica...

    é possivel um ramal responder por um numero externo?!

    por exemplo, no asterisk configuro o ramal 220 que será de um cliente dentro da minha rede...mas quando discam de qqerserviço telefonico o numero 3856xxxx, a ligação vá para esse ramal 220 desse cliente?

    estou pensando em usar o trixbox...seria uma boa para isso correto?


    abraços e obrigado novamente!

  14. #14

    Padrão Ligacao externa

    Sim eh possivel, tanto com linhas analogicas ou digitais.

    No caso das analogicas vc tera que programar cada linha como um tronco de entrada e fazer a distribuicao para os ramais a partir destes troncos analogicos, tambem vale salientar que se vc quiser um numero de entrada unico por ramal vc vai precisar de uma linha analogica para cada ramal.

    No caso das linhas digitais, vc recebe um modem que manda uma sinalizacao para uma placa E1, aqui na paraiba, as linhas sao vendidas com pacotes de 6,10,14 e 30 linhas ( troncos ), e com uma media de 20 a 50 ramais. Com as linhas digitais vc pode fazer o chamdo DDR ( Discagem Direta a Ramal ), que no caso parece com o que vc precisa.
    Funciona da maneira que vc falou, se alguem discar 1234-5678, o asterisk ira procurar por um ramal com a extensao 5678 e transferir.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por amaia Ver Post
    Sim eh possivel, tanto com linhas analogicas ou digitais.

    No caso das analogicas vc tera que programar cada linha como um tronco de entrada e fazer a distribuicao para os ramais a partir destes troncos analogicos, tambem vale salientar que se vc quiser um numero de entrada unico por ramal vc vai precisar de uma linha analogica para cada ramal.

    No caso das linhas digitais, vc recebe um modem que manda uma sinalizacao para uma placa E1, aqui na paraiba, as linhas sao vendidas com pacotes de 6,10,14 e 30 linhas ( troncos ), e com uma media de 20 a 50 ramais. Com as linhas digitais vc pode fazer o chamdo DDR ( Discagem Direta a Ramal ), que no caso parece com o que vc precisa.
    Funciona da maneira que vc falou, se alguem discar 1234-5678, o asterisk ira procurar por um ramal com a extensao 5678 e transferir.

    muito obrigado pela ajuda amigo..as coisas ja estao se esclarecendo para mim!

    no caso das linhas, vão ser de voip mesmo. a operadora sera a ctbc telecom de onde ja tenho o link dedicado de internet..entao iria vir pela minha rede a linha..nesse caso, nao preciso de nenhuma outra placa no asterisk a nao ser a de rede certo?

  16. #16
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Citação Postado originalmente por zenun Ver Post
    Onde tem o link para download desse DiscOS?
    O Trixbox eu conheço, mas entre ele e o PBX in a Flash, prefiro o ultimo!
    Isso mesmo o DiscOS é desenvovido pela Intelbras, mais deixa muito a desejar.

    O Trixbox é uma das boas soluções.

  17. #17

    Padrão voip

    Existe uma coisa interessante sobre links de dados, eles podem ser entregues em linhas E1. As linhas E1 sao formadas por 32 canais logicos de 64K, sendo que o canal 16 e o canal 32 geralmente reservados. Com base nisto eh possivel ser entregue tanto dados como voz por um mesmo meio fisico, mas o circuitos logicos diferentes. Por exemplo, a embratel vende um servico em que entrega uma linha E1 com 15 canais para voz e 15 canais para dados, mas para usar os dados vc precisa de um roteador, e para usar as linhas vc precisa de uma placa E1.
    Entao o seu caso pode ser este. Se for o seu caso, vc ainda vai precisar de uma placa E1. Para isto seria legal vc falar com o pessoal da ctbc telecom.
    Agora se vc nao vai usar nenhuma linha telefonica, vc nao precisa de nenhuma placa adicional no seu computador.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por amaia Ver Post
    Existe uma coisa interessante sobre links de dados, eles podem ser entregues em linhas E1. As linhas E1 sao formadas por 32 canais logicos de 64K, sendo que o canal 16 e o canal 32 geralmente reservados. Com base nisto eh possivel ser entregue tanto dados como voz por um mesmo meio fisico, mas o circuitos logicos diferentes. Por exemplo, a embratel vende um servico em que entrega uma linha E1 com 15 canais para voz e 15 canais para dados, mas para usar os dados vc precisa de um roteador, e para usar as linhas vc precisa de uma placa E1.
    Entao o seu caso pode ser este. Se for o seu caso, vc ainda vai precisar de uma placa E1. Para isto seria legal vc falar com o pessoal da ctbc telecom.
    Agora se vc nao vai usar nenhuma linha telefonica, vc nao precisa de nenhuma placa adicional no seu computador.
    certo..compreendi..
    vou falar com a ctbc pra ver o que me falam. entao o maximo seria uma E1?
    e eles me liberaram 120 linhas, 1 E1 daria??
    qual boa marca, modelo usado?


    muito obrigade de verdade..
    abraços!

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por harrypotheard Ver Post
    Caros amigos, estou com uma maquina parada aqui excelente configuração e estou pensando em oferecer voip gratuitamente para meus clientes conversarem entre sim, e cobrar apenas acesso externo, há algum programa que eu posso comprar, ou tem como montar?
    Amigo o asterisk irá lhe atender perfeitamente. Lembre-se que ele não faz o papel de um softswitch (equipamento que servidores voip gigantes), mas ele é um excelente "back-to-back user agent" (B2BUA), podendo emular clientes SIP e também ser um provedor voip (para reduzir custos de telefonia com voip), trabalhar como servidor de aplicação (URA, Conferência, Correio de Voz, entre outros), Media Gateway, Plataforma de Contact Center, Interligação de Filiais através de protcolo voip, e muito mais. Em breve estarei abordando o asterisk aqui mesmo no forum...

  20. #20

    Padrão servidor voip

    amigo eu vi que vc estava procurando uma maneira de montar um servidor voip para ser usado na sua empresa, eu tbm ja sou usuario dos serviços voip a muito tempo e gostaria de montar um servidor aki na minha empresa, se vc consseguiu montar me de uma ajuda ai com algumas dicas por favor.
    desde ja agradeço a ajuda.