+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda em provedor de internet a rádio

    Pessoal, pretendo criar um provedor de acesso a Internet via rádio, onde inicialmente quero atender 25 clientes, o raio de ação é de no máximo 2Km. Gostaria muito de ter a ajuda de vocês. Não estou com muita grana para investir, por isso quero poder atender da melhor forma possível estes 25 clientes, ganhar experiência e em seguida dar continuidade ao projeto (melhorando o máximo possível). Desculpe algumas perguntas, mas estou buscando aprender.
    Link: 1MB (talvez 2MB se realmente for necessário), não consegui link dedicado, vai ser link v empresarial.
    >>>>>>>>>>>>>>Provedor:
    Antena Omni Hypertec HM209 9dbi (homologada)
    “Super Access Point” GTS
    Caixa hermética (alguém aconselha alguma)
    Servidor: Core2duo 2,20Ghz
    Memória Kingston 800Mhz 1GB (2 X 512> dual chanell)
    HD Sata2 80GB
    Uma dúvida, eu ligo a antena e o rádio com o Pigtail, em seguida como eu conecto o cabo rgc213 do Ap ao servidor? (utilizando T?)????????????????
    >>>>>>>>>>>>>>Kit client:
    Queria muito colocar com Ap, mas o kit vai ficar muito caro.
    Antena Wireless de Grade 24 dBi Zirok(homologado), ou será que posso economizar pegando Aquario???????????????????
    placa ralink 2561
    cabo rgc 213
    Galera o que vcs acham, posso dar continuiadade ao projeto, esses equipamentos seguram a minhha necessidade? Qual a opinião de vcs?
    Outra coisa será que pode ter conflito entre o Linux o AP e a ralink??

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Pode fazer o seguinte, compra um link de 1mb vai depender mt do que vc quer vender, se for vender 64k 128k, tudo joia, se nao pegar aqueles clientes vampiros de link que ficam 24horas por dia no chupando a net, consegue ter ate uns 80 a 100 clientes, em relacao ao servidor, monte um com mikoritk, fazendo controle de velocidade, de mac que e fundamental... radio vc pode usar um ovlisnk pra começar e uma antena omni se for pegar 360 graus, caso seja uma parte da cidade, uma hyperlink de 120 graus 17 db vc pega legal!

  4. #4

    Padrão

    Amigo, se desejar, posso tentar ajudá-lo!
    Me ligue no 19-3233-0606 (opção 4) na segunda depois do almoço ok? De manhã vou até um cliente!
    Abraço!
    Fabricio

  5. #5

    Padrão

    Esse negocio de "fala comigo" ou "posso audar, mas me liga" meu email é "[email protected]" é o cumulo aqui no forum....

    Isso é uma M****

    Mas ja que procurou o forum, se quer comecar com 25 clientes, da a eles 128kbps, faz um servidor com PCAP, com StarOs ou Mikrotik.

    Com 1Mb full voce ja pode comecar bem pra ate 50 clientes.

    Use antenas homologadas e equipamentos de boa procedencia.

    Seja bem honesto com os clientes. isso vai fazer a diferenca.

  6. #6
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão

    Thiago,

    Boa tarde. Realmente, pedro, esse pessoal que vem aqui falar "posso ajudar, mas me liga", "entre em contato", quando precisam de ajuda, pedem feito loucos e quando adquirem alguma experiência ou aprendizado aqui já querem cobrar ao próprios usuários do fórums, bicho isso é absurdo.

    Mas vamos lá. Thiago, concordo plenamento com o pedro falou, não queira colocar a carroça na frente dos burros, ninguém começa de cima. Não tem mistério, procure atender os seus clientes (25) oferecendo a eles 128 kbps que em um link de 1 mega dá tranquilo. O que você tem que está atendo é em relação a arquitetura de seu provedor. Faça tudo com equipamento homologados, antenas, conectores, cabos e de preferencia verifique a sua área de atuação, pois pode haver interferencias que incomodam (arvores, água, etc...) enfim sem pro. Agora em relação ao teu servidor, menino nao precisa de uma máquina com esse porte não, estou usando um servidor: processador duron 1.4 ghz, 1 gb de ram, hd 40 gb, e estou atenden 35 clientes numa boa só nesse servidor. Os outros que possuo estão meu clientes-empresas aí se eu preocurei um computador mais robusto. OK? Verifique também qual o distro você vai usar, acho que cliente com até 800 metros a 1 km, vc pode utilizar placa mesmo, agora se atende com placas pci boas, de confiança, ok?

    t+
    espero ter ajudado.

    atenciosamente,

  7. #7

    Padrão

    Srs Pedro o MDdantas, sobre a indignação de vossas senhorias tenho a dizer o seguinte:

    1) NAO VENDO EQUIPAMENTO, NAO VENDO LINK, NAO VENDO PROVEDOR, NAO VENDO CAIXA HERMETICA, NAO VENDO PIGTAIL, NAO VENDO MIKROTIK, NAO VENDO CONECTOR, NAO VENDO RADIO, NAO VENDO ANTENA.. Enfim, nao vendo NENHUM TIPO DE EQUIPAMENTO PARA PROVEDOR! O colega quer montar um provedor, está com dúvida sobre link e equipamento e somente estou tentando ajudá-lo, pois tenho experiência no assunto.

    2) Qual o problema de pedir para alguem ligar? A pergunta do colega é complexa, não dá para responder aqui em poucas linhas... Passo mais de hora com dono de provedor no telefone discutindo sobre link, equipamento, etc sem cobrar nada, sem nem saber as vezes o nome do cara! Faço porque gosto, e quem me conhece e já falou comigo sabe da atenção que dou ao telefone, sempre tento me esforçar!

    Ontem mesmo um outro colega do underlinux, "dovekiller", me mandou uma msg sobre wds no mikrotik. Perguntou se eu tinha resolvido o problema que eu havia relatado num tópico. Eu respondi que sim e me prontifiquei a passar a minha configuração do MK para ele, SEM COBRAR, NA BOA, AJUDANDO MESMO!

    Seria muito mais saldável se os Srs, antes de fazerem comentários chulos, que necessitam inclusive de "*", tenham em mente que, apesar de que a melhor resposta ser provavelmente aquela colocada diretamente no forum, esta forma de resposta não é única, existe MSN, telefone, etc e nem todo mundo que quer ajudar tem disponibilidade num determinado momento de escrever tudo o que acha pertinente!

    Quando eu faço alguma pergunta e alguém responde "me liga que eu te ajudo" ou "me manda o seu MSN que eu ajudo" eu simplesmente faço isso! É óbvio! Eu estou pedindo uma ajuda e vou querer exigir a forma da resposta? Quem quer corre atrás!

    Eu sei que tem muita gente aqui que cobra pelos serviços e realmente entendo a irresignação dos senhores, mas isso não ocorre comigo neste caso.

    Atenciosamente
    Fabricio Viana

  8. #8

    Padrão

    Quando alguem procura o forum e tem uma duvida, essa duvida deveria ser tirada no forum.

    Pessoa A: quero saber onde comprar boas placas.

    Pessoa B: Na loja ali na esquina tem boas placas eles fazem a preco legal e parcelam o endereco é tal e tal...

    Pronto, todo mundo ficou sabendo e evitou mais um de perguntar onde comprar placas, poluindo o forum com a mesma pergunta varias vezes.

    Agora vem outro e diz: me liga... me da o msn... duvidas sao expostas aqui e devem ser tiradas aqui. Se alguem tem a receita certa pra montar um provedor, poe no wiki do site e quando alguem perguntar aponta um link pra lá.

    Se todo mundo que perguntasse no forume eu respondesse por msn ou pelo telefone eu estaria com mais de 1000 contatos e ninguem se aproveitaria de minhas respostas e de outros experientes pra solucionar os problemas.

    O forum é colaborativo, ao colaborar com a resposta de um todos os 20000 cadastrados automaticamente se beneficiam.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post


    Mas ja que procurou o forum, se quer comecar com 25 clientes, da a eles 128kbps, faz um servidor com PCAP, com StarOs ou Mikrotik.

    Com 1Mb full voce ja pode comecar bem pra ate 50 clientes.

    Meus Caros,

    1MB pra 25 clientes é muito! Com esse mega dá pra atender 120 clientes a 128kbps. Entao pra o nosso amigo iniciar com menos custos (ja que o link sugerido foi FULL), sugiro um link de 512KB.

    Abraços e sucesso!!

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leodabahia Ver Post
    Meus Caros,

    1MB pra 25 clientes é muito! Com esse mega dá pra atender 120 clientes a 128kbps. Entao pra o nosso amigo iniciar com menos custos (ja que o link sugerido foi FULL), sugiro um link de 512KB.

    Abraços e sucesso!!
    Ele vai pegar velox empresarial... se fosse link Full até seria um pouco demais... mas velox, é dificil...

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Ele vai pegar velox empresarial... se fosse link Full até seria um pouco demais... mas velox, é dificil...

    Pedro, independente de ser full ou nao o link tem como ser melhor aproveitado com qos, controle de banda etc etc.
    Se fosse full poderia chegar aos 120 clientes, sendo velox, até 80, pelo menos.

    Abraço

  12. #12

    Padrão

    vamo parar de putaria aqui no forum com o fabricio pq ele foi o unico que meteu a cara aqui e ativo com parceria SCM, fabricio apenas quis vender o peixe dele para o cara nao se ferrar com uma fiscalização, ja conversei com o fabricio e ele anda ajudando muita gente aqui do forum inclusive eu vo fechar parceria com ele. e ja estamos encaminhando os papeis, vamo manerar com os ativos do forum, pedro vc é da antiga e sabe quem ja é o fabricio.