+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Colocar em rede internet, XP e Debian etch

    Olá galera, ajudem este iniciante em Linux a colocar em rede o XP com o Debian etch: seguinte -tenho o XP wireless que recebe um endereço IP via roteador D-link (que faz o DHCP); o XP tem tb uma placa de rede conectando-o ao Debian etch. O Debian etch e o XP pingam entre si -via a placa de rede a qual atribui IP´s fixos, MAS o Debian não consegue acessar a internet.
    Então, a questão é: preciso que o Debian acesse a internet via o XP (que já acessa a internet normalmente com o IP atribuido pelo roteador D-Link).
    O meu provedor de banda larga atribuiu DNS manualmente e eu estou usando-o (na minha placa wireless).
    Qualquer dica será bemvinda.

  2. #2

    Padrão

    Arlindo,
    Vamos recapitular: seu Xp recebe internet via wireless de um roteador com servidor dhcp.
    Seu debian ta ligado pelo cabo ao windows xp.

    Se seu ambiente for esse voce deve fazer.

    Primeiramente voce deve ir nas conexoes de rede do xp, e compartilhar a interface wireless, automaticamente ele vai setar a interface cabeada para o ip 192.168.0.1.

    (obs: Voce pode tambem usar o assistente para configuraçao de rede domestica do xp, selecione o modo de conxao este computador se conecta diretamente a internet - selecione a interface wireless - selecione a placa de rede cabeada - avance e conclua o assistente. Pronto configure o debian)

    No debian voce vai configurar a interface para ip 192.168.0.x (x = final que voce desejar) netmask 255.255.255.0 gateway e dns 192.168.0.1

    Creio que agora voce ja consiga acessar a net pelo debian.

    Espero ter ajudado.
    Qualquer coisa estamos ai.
    Abraço,

    Rogerio

  3. #3

    Unhappy Colocar-em-rede-internet-xp-e-debian-etch

    Olá Rogério,
    Segui os passos recomendados; realmente a minha interface do XP se auto configurou com o Ip 192.168.0.1/255.255.255.0. Manualmente configurei o Debian etch com 192.168.0.3/255.255.255.0 e dns 192.168.0.1 -no entanto ainda não consigo pingar, pelo Debian, o site, p.ex. UOL - O melhor conteúdo.
    Teria mais alguma outra sugestão?
    Muito obrigado pela atenção dada.

  4. #4

    Padrão

    voce conseque pingar o xp pelo debian?
    Tenta colocar o debian para receber ip via dhcp pra ver.

  5. #5

    Smile Colocar em rede internet, XP e Debian etch

    Caro Rogério,
    Consegui descobrir o furo: na configuração do /etc/resolv.conf faltavam colocar o nameserver e o dns. Este arquivo normalmente aparece no /usr/share/man/man5/resolv.conf.5.gz e precisa ser descompactado. Ao descompactar ele resolve o dns que nós aplicamos e é preciso acrescentar o nameserver com o mesmo ip do dns. Feito isto foi resolvido. Agora consigo pingar a internet. Eu retirei o dns do arquivo /etc/network/interfaces e está funcionando. Meu muitíssimo obrigado, valeu seu esforço também.
    Um abração