+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão servidor para provedor, dúvidas

    cebi uma proposta de montar um servidor para um provedor(600 clientes) utilizando Linux e dar suporte, já que estou desempregado, aceitei. O problema é que sou leigo em linux, utilizei somente um pouco do Kurumin, gostei , mas não tive condições de me aprofundar no mundo linux, uso ainda o MikroTik em suporte a outro provedor

    Gostaria que me indicassem as melhores ferramentas que posso utilizar e se possivel algumas fontes de pesquisa, para que eu possa estudar e implementar.

    Minha idéia é ter a seguinte configuração

    1 servidor com firewall+controle de banda... iptables(ferramenta grafica para facilitar).....layer 7... qual ferramenta a mais posso utilizar?

    1 servidor de web com apache...alguma dica?

    1 servidor de email.....postfix????ou outro programa???

    1 servidor de DNS.......... mais um que estou perdido

    Não estou querendo ctrl+c ---ctrl+v, mas o básico para começar a desenvolver alguma coisa por mim mesmo. O ideal é montar o primeiro servidor descrito como aprendizado para os outros. Tenho um tempo para começar a montar o primeiro com o FW e tudo mais , dá para estudar , não é muito emergencial, mas queria montar uma coisa boa que dê uma boa impressão.

    PS.: sou leigo mas não sou caixote, peço uma ajuda inicial para poder me virar mais independentemente.

    Abraços

    Marcio

  2. #2

    Padrão utilize o AP Router

    Já que você esta iniciando no ramo, utiliza por enquanto um rádio da AP Router ( Produtos Wireless - AP Router ), com ele tu vai conseguir controlar banda dos clientes, utilizar firewall e outras coisas tb, em relação a servidor web e de e-mail eh mais facil fazer no linux, já a parte de firewall e controle de banda até tu aprender usa esta solução

    att

  3. #3

    Padrão

    Obrigado pela resposta schaulet