+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Setorias com mesmo SSID com balance

    Bom...

    Estou querendo montar a seguinte estrutura:

    4 setorias 90 graus.
    utulizar o mesmo SSID
    em canais diferentes.

    DÚVIDA: como posso fazer para fazer um balance nos radios, tipo qdo atingir 40 clientes o radio não deixe mais ninguem conectar.
    Tem o controle sobre MAC, mas isso geraria mais trabalho e erros humanos de digitação.

    Alguém ja tem isso ???

    Obrigado desde já

  2. #2

    Padrão

    Rapaz, isso nao da certo. Pela seguinta forma: quatro antenas com o mesmo ssid vao ser como uma omni e voce vai por 4 radios. O cliente se conectara ao que tiver maior nivel de sinal...

    Voce tem que por ssid diferente em cada antena e separadas por canais que nao se contraponham.

  3. #3

    Padrão ...

    Especifique a marca do seu rádio amigo pra saber se ele tem suporte ...

  4. #4

    Padrão

    no mikrotik.. tem o "max station count" ... so coocar 40 .. q deve limitar

  5. #5

    Padrão

    Prezado,

    no meu esquema funciona, mas diferente do que você quer fazer: mesmo SSID, mas rádios usando mesmo canal.

  6. #6
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Prezado,

    no meu esquema funciona, mas diferente do que você quer fazer: mesmo SSID, mas rádios usando mesmo canal.
    Marcelo, vc usa o mesmo ssid e canal, por exemplo, em 4 setoriais numa mesma torre? Não dá interferência de uma em outra?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Marcelo, vc usa o mesmo ssid e canal, por exemplo, em 4 setoriais numa mesma torre? Não dá interferência de uma em outra?
    Sim,

    em cada torre com painéis setoriais uso o mesmo canal e o mesmo SSID. Interferência acontece quando você faz configurações diferentes usando o mesmo canal ou configurações diferentes usando o mesmo SSID. Se bem que só faço esse tipo de configuração usando Mikrotik e placas PCI como DWL-AG530, DWL510 e Senao PCMCIA 2511CD Ext2. Em rádios AP nunca fiz, pois são equipamentos independentes e podem realmente surgir interferência.

  8. #8
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Sim,

    em cada torre com painéis setoriais uso o mesmo canal e o mesmo SSID. Interferência acontece quando você faz configurações diferentes usando o mesmo canal ou configurações diferentes usando o mesmo SSID. Se bem que só faço esse tipo de configuração usando Mikrotik e placas PCI como DWL-AG530, DWL510 e Senao PCMCIA 2511CD Ext2. Em rádios AP nunca fiz, pois são equipamentos independentes e podem realmente surgir interferência.
    Pergunto isso pq aqui tenho exatamente isso: 2 bases, uma com 3 antenas de 120 e uma com 4 setoriais de 90, uso o mesmo SSID e canais diferentes. Na que tem 4 setoriais, uso o mesmo canal para as antenas que estão de costas... Não tenho problemas, mas estou sempre atento a algo que possa melhorar minha rede...

  9. #9

    Padrão

    Agora me surgiu uma duvida, tenho 2 paineis de 90° trabalhando em 5.8 ligado a 1 mk com 2 interfaces wlan, 1 trabalhando com 1 ssid e outro com outro em 2 canais diferentes, se eu colocar o mesmo ssid nas 2 interfaces wlan do mk e colocar elas para trabalharem no mesmo canal, eles não darão interferência uma na outra?

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por samuew Ver Post
    Agora me surgiu uma duvida, tenho 2 paineis de 90° trabalhando em 5.8 ligado a 1 mk com 2 interfaces wlan, 1 trabalhando com 1 ssid e outro com outro em 2 canais diferentes, se eu colocar o mesmo ssid nas 2 interfaces wlan do mk e colocar elas para trabalharem no mesmo canal, eles não darão interferência uma na outra?
    Mas,
    essas antenas de 5.8GHz você está usando em ponto a ponto? Se for ponto a ponto devem ser usados canais diferentes....