+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida sobre aplicação do Mikrotik

    Olá pessoal,

    Tenho uma pequena rede utilizando 2 AP Router wr254 como AP, ligados a elas tenho 12 clientes, como o número de clientes é pequeno, ainda consigo atender desta forma. Estou utilizando elas em modo Router, e fazendo controle de banda direto pelo software da AP. Pretendo começar a utilizar o Mikrotik.

    Minha dúvida é: Para isso tenho que instalar o Mikrotik em um servidor e ligar as APs a ele em modo Bridge, fazendo assim que os clientes sejam grenciados pela rede? Ou seria melhor instalar uma AP que rode o Mikrotik direto?

  2. #2

    Padrão

    O Mikrotik é um servidor de controle de banda, autenticação e NAT, sendo possível controlar todas essas características para uma uniforme distribuição do serviço.

    Pergunto a vc, não ocorre nenhum tipo de travamento no seu ap pelo quantia de clientes? (Sendo que alguns ap suportam até 50 clientes)

    Eu aconselho o uso de Mikrotik para uma futura ampliação da sua rede, para um melhor controle de banda e autenticação, onde irão se conectar somente os seus clientes, definindo um tamanho máximo para cada cliente não afetando os outros clientes da sua rede.


    Respondendo a sua pergunta, um simples servidor de gerenciamento de banda com a autenticação do seu provedor instalado nele, um compartilhamento bem elaborado por Squid+Nagios já é de grande serventia, a distribuição pode ser feita por roteadores no modo AP (do qual recebem pela interface eth0 e redistribuem pela interface WLan).
    Última edição por itocamargo; 20-02-2008 às 09:57. Razão: Melhorias

  3. #3

    Padrão

    Meus servidores ficam em um local, então tenho um PTP Bridge em 5,8Ghz até a repetidora onde estão as APs. A AP recebe um IP válido e roteia para uma faixa falsa para os clientes.

    Estava pensando em instalar o Mikrotik em um dos servidores e então mudar as APs para Bridge. Quem definiria o IP para os clientes seria o Mikrotik, assim utilizando todas suas funcionalidades. O problema desta disposição seria a segurança, como circulam outras coisas na rede e estaria em Bridge, nada impediria o cliente de mudar o IP.

    Acho então que terei que instalar o Mikrotik na repetidora. Teria alguma outra maneira? Verifiquei na AP que existe um modo de operação chamado "Cliente ISP" não sei se de repente este modo não conectaria direto com o Mikrotik, fazendo uma bridge direta. Alguém sabe confirmar esta informação?

  4. #4

    Padrão

    A minha sugestão seria assim:
    Colocar um servidor fazendo o NAT e redistribuindo pela ponte de 5.8 GHz até a sua torre, vc pode colocar ip's da seguinte forma 192.168.2.1 entre os ap's e 192.168.0.1 para os seus clientes.

    faze final - UnderLinux Gallery

    Nesse link mostra como eh um mikrotik fazendo todo o processo de NAT, controle de banda, redistribuição, controle de usuários e autenticação.

    Note que o mikrotik eh um servidor instalado no local dos ap's, ou seja, na propria torre.

    No seu caso, nao seria necessário uma estrutura assim, pois apenas com um servidor fazendo o NAT e o controle de banda já resolveria, desafogando o microcontrolador do seu ap, pois não seria mais utilizado o seu processamento para a atribuição de ip aos clientes.

  5. #5

    Padrão

    Isso mesmo, meu objetivo é desafogar o AP. Entendi teu raciocínio... fiz um esquema, acho que é + ou - assim.. da uma olhada no anexo.

    Desta forma posso gerênciar os clientes sem ter riscos. Na minha primeira idéia faria bridge até a máquina do cliente.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         esquema Mikrotik2.jpg
Visualizações:	630
Tamanho: 	74,0 KB
ID:      	1797  
    Última edição por cleberdh; 20-02-2008 às 14:16.