+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas com Raid1 no ubuntu server 7.10

    Olá pessoal, é o seguinte..
    estou com uma maquina Intel Core 2 duo 2.4GHz, Placa Mãe Intel DQ35MPE, 2 HDs Sata Samsung de 160 gb, 2 Memorias DDR2 de 1 Gb
    ..
    Com esta maquina estou com intenção de configurar um servidor de arquivos... até ai... tudo simples.. peguei meu cd netinst do debian taquei nele e bora instalar ... já começou por ae.. nao reconheceu o Gravador de DVD dele.. vamos pelo modo genic.. blz.. install generic.all_generic_ide=1 .. opa.. o cdrom achou ... blz.. agora vai.. chegou na hora de particionar os hds.. opa.. perai .. que historia é esta de dois hds? configurei ele pra ser RAID1 via hardware ... nao gostei disto nao.. mas blz.. vamos tentar via software ... configurado e tudo mais.. e cade a placa de rede gigalan ?? putz.. nada.. blz.. vamos colocar outra.. depois eu levanto os modulos dela... terminou de instalar.. agora vamo iniciar o nosso novo servidor de dados... eeeeee.. cade o boot ?? cofigurei o grup pra bootar ?? e nada ??

    entao depois de varias tentativas ... varios foruns por ae... até que eu achei num forum em ingles que o kernel atual da instalação do debian que é 2.6.18 nao reconhece a linda chipset da placa mae aqui (ICH9).. ele reconhece até a ICH8 ... blz ein.. e agora.. porem no mesmo forum um outro cara disse que apartir do kernel 2.6.20 esta chipset é reconhecida ... aaa. é nada... entao tá.. peguei meu belo livecd do Ubuntu 7.10 e bora startar esta maquina.. furocionou tudo.. que magico... abri um terminal shell e dei aquele comando lindo.. lspci ... tudoo encontrado.. tudo bunitinho ... nao levantou nenhum modulo generico.. ae sim ein.. fui ver o kernel dele 2.6.22 .. opa é este ... entao baixei o ubuntu server 7.10 com o mesmo kernel (até este momento nunca tinha usado o ubuntu server) ... quemei o disco e bora bootar ... que emoção ... achou o cdrom soziho ... apertei um ALT+F2 e um enter.. e aquele mesmo comando.. lspci ... e que eu vejo... tudo levantado .. tudo reconhecido.. é agora ein ... beleza .. vamos continuar a instalação (o que nao foi nada dificil.. a mesma cara do debian.. )... e na hora de partcionar ... o que? nao achou o RAID1 via hardware ?? e agora.. putz.. mais beleza.. vamos tentar via software ... instalou tudo bunitinho.. em menos de 10 minutos tava instalado e startando sozinho.. meu problemas estao todos resovildos! .. até que eu inventei testar o RAID... pra que ter aquele trabalho todo e nao testar ... deixar pra descobrir quando der pau .. naoo... e blz.. vamos desconectar um entao.. foi o que eu fiz.. fui e despluguei o Master.. eeeeee ... bot device not found ... P*** que o p***** nao deu certo... blz vamos recorrer ao pai dos burros.. (Google...) e passando por uns dos foruns ae vi que o grub nao tinha salvo na mbr do hd escravo.. mas blz.. vamos fazer o teste inverso... eeee.. achou o grub.. blz ... este vai.. loanding... e nada .... CONGELOU.. como nao tivesse achado a partição do hd master onde tá os arquivos... e nada.. muda conf aki.. muda conf ali.. tenta instalar grub no outro hd ... e nada . nada ...

    bom pessoal .. ficou um pouco extensso pq quis mostrar tudo que aconteceu com esta minha experiencia.. ainda mais com este negocio de instalar o linux e o kernel nao reconhecer os dispositivos... demorei pra caramba pra descobri que era o kernel antigo que nao reconhecia.. mas blz.. resumindo

    Porque o ubuntu server nao está reconhecendo o RAID1 via hardware?

    Porque o grub nao gravou a mbr do hd escravo.. nem manualmente ele deu certo...

    Porque o master nao é capaz de startar sozinho.. o que era pra acontecer ...

    o que eu sei da RAID1 .. é que ela faz espelhamento dos hds... assim que um falhar o outro continua normalmente e vice-versa... qq adianta usar dois hds.. fazendo espelhamento e nao funcionar??

    alguem pode me ajudar... digamos que sou bem novato nesta area de instalar e configurar servidor linux...

    espero que alguem me ajude.

    vlw... té mais!

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Dá uma olhada no rautu abaixo e veja se seguiu estes passos na criação do Raid via soft. Se sim, deveria estar funcionando normal.

    RAID1 in My Ubuntu Installation

  3. #3

    Padrão

    opaaa.. vlw pela ajuda...
    tá bem semelhante a isso ...
    a unica coisa diferente na hora da instalação ... foi que eu fiz a swap sem raid ... pq vi que nao haveria nescessidade .. economizaria e espaço e deixaria mais rapido.. e o filesystem que eu usei o reiserfs em vez do ext3 .. até tudo beleza... ele inicia.. a primeira inicialização ele siconiza os hds ... e boa.. só na hora que desliga um dos hds.. ele para ...
    antes o escravo nao tava conseguindo bootar .. agora consegue ... consegui instalar o grub nele ... porem agora fica os dois .. na msg.. Loanding, please wait ...

    ahh tem uma coisa diferente tb.. no arquivo /fstab esta o UUID em vez da partição ... será que pode ser por isso ?? foi o proprio ubuntu que gerou desta forma.. entao eu nao mexi ...

    vlw pela força... mais ainda estou com problema.. =T