+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como fazer alinhamento de painel setorial?

    Eu quero que os paineis de 12,5 dbi possam atender clientes a 500mt da torre, que é de 30 + 4 mt. Tenho uma omni a 20mt de altura na mesma torre, que atende os clientes próximos.

    Como eu faço esse cálculo do ângulo dos paineis? Ví uma planilha por aqui que fazia esse cálculo, mas não consegui usar ela nem fud@#$!@

    Valeu, abraços

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    Eu quero que os paineis de 12,5 dbi possam atender clientes a 500mt da torre, que é de 30 + 4 mt. Tenho uma omni a 20mt de altura na mesma torre, que atende os clientes próximos.

    Como eu faço esse cálculo do ângulo dos paineis? Ví uma planilha por aqui que fazia esse cálculo, mas não consegui usar ela nem fud@#$!@

    Valeu, abraços
    OLá Gosulator, voce já tentou na prática? Eu acho que nesta distância de 500m não é nada crítico. Como sua torre tem 30 metros, dá uma pequena inclinada e testa. O danado é ter que subir na torre para cada acerto. Por isso eu já fiz uma torre onde não subo. Tudo desce.
    Estou agora terminando a segunda, com o mesmo sistema. Fica fácil fazer estes ajustes.
    Mas mesmo assim, para aproximar os cálculos, fazendo um desenho.
    Deve dar alguma coisa em torno de 85º. E como é 12,5 dbi, ela deve ter um angulo vertical não muito fechado. Por experiencia inclina um pouco mais que o encontrado no desenho, para não prejudicar muito os usuários próximos.
    Eu tenho aqui uma setorial e não inclinei nada, porque eu instalei na parte baixa da cidade. Daqui tem uma leve subida, então o sinal chega bem tanto perto como mais longe. Em 3 quarteirões conseguimos navegar na internet só com o notebook.

  3. #3

    Padrão

    fica difícil fazer esse teste na prática, pq o mastro onde elas vão ficar presas tem 4mt acima da torre, e é difícil de mexer qualquer coisa com apenas 1 pessoa. E é muito difícil pra mim mobilizar duas pessoas pra fazer isso. Queria uma medida padrão. Um parceiro aqui nessa área que usa hyperlinks de 17dbi, usa 20º de inclinação vertical em uma torre de 40mt de altura e diz atingir clientes a apenas um quarteirão de distância. Infelizmente as TSM que comprei não têm um indicador com a posição em graus da inclinação, vai ser meio difícil ajustar o valor, seja ele qual for. Vou deixar elas quase retas, por causa da omni que já tenho embaixo.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    fica difícil fazer esse teste na prática, pq o mastro onde elas vão ficar presas tem 4mt acima da torre, e é difícil de mexer qualquer coisa com apenas 1 pessoa. E é muito difícil pra mim mobilizar duas pessoas pra fazer isso. Queria uma medida padrão. Um parceiro aqui nessa área que usa hyperlinks de 17dbi, usa 20º de inclinação vertical em uma torre de 40mt de altura e diz atingir clientes a apenas um quarteirão de distância. Infelizmente as TSM que comprei não têm um indicador com a posição em graus da inclinação, vai ser meio difícil ajustar o valor, seja ele qual for. Vou deixar elas quase retas, por causa da omni que já tenho embaixo.
    Eu fiz um desenho no Corel para simular sua instalação.
    Considere a antena sem nenhuma inclinação, empurrando o sinal direto para a frente. Seria 90º ( ou em ângulo reto) em relação ao chão, certo?
    Partindo daí, deixe ela em 80/85º em relação ao chão.
    Ou se preferir contar da posição reta inicial, de uma inclinação de 5 a 10º. Não tem como dar errado. Você vai atingir os clientes nesta distância e os bem perto não vão ficar em uma "zona de sombra", porque todas as antenas tem lóbulos de irradiação secundários que para perto cobrem bem a região. Você vai ver que para bem perto, até pelas costas da antena pode ser que consiga conectar. Lógicamente dependendo da relação frente/costas, que varia de antena para antena.
    Eu tenho aqui uma segunda instalação que estou fazendo, onde pego o sinal praticamente embaixo da torre e pelas costas da antena. Certo que não é "aquela brastemp", mas eu fiz um site survey com um notebook e dei a volta no quarteirão e pelas costas continuou conectado. No outro quarteirão pelas costas aí sim não deu mais. Mas para a frente eu fui 3 quarteirões navegando com o note sem antena externa.

  5. #5

    Padrão

    Tô com o mesmo problema aqui, o meu cliente mais próximo esta a 94 mts, minha torre tem 42 mts, tenho 2 paineis de 17 dbi 90 graus da hyperlink, tô prestes a ativa-los, mais tô meio receioso com esses clientes de perto.
    Pela planilha que rola aqui pelo forum, se eu botar um angulo de inclinação de 3 graus, o cliente mais próximo segundo a planilha seria de 384 mts e o mais longe seria 9 km...

    Se eu colocar a inclinação de 5 graus aih f@#$%, pois o cliente mais longe seria 1,5 km segundo a planilha, e tenho clientes com 2,5km, aih fica uma faca de 2 gumes....

    O que vcs acham?
    Última edição por sistenet; 17-03-2008 às 11:14.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sistenet Ver Post
    Tô com o mesmo problema aqui, o meu cliente mais próximo esta a 94 mts, minha torre tem 42 mts, tenho 2 paineis de 17 dbi 90 graus da hyperlink, tô prestes a ativa-los, mais tô meio receioso com esses clientes de perto.
    Pela planilha que rola aqui pelo forum, se eu botar um angulo de inclinação de 3 graus, o cliente mais próximo segundo a planilha seria de 384 mts e o mais longe seria 9 km...

    Se eu colocar a inclinação de 5 graus aih f@#$%, pois o cliente mais longe seria 1,5 km segundo a planilha, e tenho clientes com 2,5km, aih fica uma faca de 2 gumes....

    O que vcs acham?
    Putz!!!
    42metros é altura, hem!
    Deixa o painel para atender clientes longe. E não esquece de cuidar do ACK. Normalmente para longe tem que aumentar o ACK.

    Pode ser que os de perto peguem por lóbulo secundário.

    Se os clientes perto não ficar bom, aí faz como o Gosulator fêz.
    Coloca uma omini mais abaixo, só para eles. E ai neste AP você pode diminuir o ACK para não prejudicar a velocidade deles.Deve ficar bom.

  7. #7

    Padrão

    fiquei com medo de dar zica na angulação dos paineis, e coloquei a angulação máxima do primeiro furo das TSM (acho que isso seriam uns 15 ou 20 graus, não medi). Cabou que um cliente a 20mt da torre está com sinal -40 nos painels . Burrice minha, mas preferi prevenir a remediar, pois tenho clientes a 300mt que não podem ser atendidos pela omni de baixo por questões de visada. Mas meu cliente mais distante, cerca de 2km, está com um belíssimo sinal e ping travado 5ms, está muito bom. Mas com ctz num futuro próximo vou subir lá e mudar essa angulação, vou deixar uma inclinação de no máximo 5 graus. O foda vai ser fazer isso lá encima, pq o mastro que foi feito é pesado pra kct pra descer

    Mas deixa keto, quando for a hora eu me estresso com isso.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    fiquei com medo de dar zica na angulação dos paineis, e coloquei a angulação máxima do primeiro furo das TSM (acho que isso seriam uns 15 ou 20 graus, não medi). Cabou que um cliente a 20mt da torre está com sinal -40 nos painels . Burrice minha, mas preferi prevenir a remediar, pois tenho clientes a 300mt que não podem ser atendidos pela omni de baixo por questões de visada. Mas meu cliente mais distante, cerca de 2km, está com um belíssimo sinal e ping travado 5ms, está muito bom. Mas com ctz num futuro próximo vou subir lá e mudar essa angulação, vou deixar uma inclinação de no máximo 5 graus. O foda vai ser fazer isso lá encima, pq o mastro que foi feito é pesado pra kct pra descer

    Mas deixa keto, quando for a hora eu me estresso com isso.
    É isso aí mesmo amigo, fico contente que tenha dado certo.
    Se precisar mais distância é só inclinar menos.
    E TSM é outra coisa, não?

  9. #9

    Padrão

    foi da água pro vinho. Teve umas maluquices aqu ide clientes caindo do pppoe, mas que é mais loucura do mikrotik do que problema de sinal. Resolvido isso, ficou uma maravilha.