+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Cool Placa Mãe e Cartões G510???? Ajuda

    Olá pessoal...

    Amigos sou novo aqui no forum, e preciso da ajuda de vocês, tou entrando na onda do Mikrotik, e gostaria de saber a opinião de vocês referente ao seguinte equipamento:

    Placa Mãe Elitegroup 775
    Processador Celeron 775 2.6Ghz
    Memoria de DDR512MB
    Fonte ATX 450W
    Adap. c/ Cartão Compact Flash 256MB
    Placa de Rede G510 (3 Und.)
    Painel Hyperlink 14DB (3 Und.)

    Pessoal pretendo usar esse equipamento em uma cidade onde o pico medio é 4 e 5MB entorno de 220 clientes com a experiencia de vocês sera que vou ter problemas?

    Desde já agradeço ajuda de todos e espero poder contribuir com os coloegas o mais rapido possivel..


  2. #2

    Padrão

    Olá,

    as placas DWL-G510 B1 são boas, mas não aguentam 220 usuários simultâneos. O ideal seriam 4 ou 5 DWL-G510 e mais antenas (uma para cada cartão). Ponha 4 G510 e 4 Hyperlink de 14DBi.

  3. #3

    Question

    Ok,

    Caro colega esses 220 user são os clientes em modo geral, simultaneo acho q uns 140, dividido nos três cartões, minha duvida maior é quanto o trafego q vai chegar em torno de 4 a 5mb(Obs.: todos com sinal excelente pois a cidade é pequena) sera que o AP MK vai suportar, nas configurações que esta acima mensionado...

  4. #4

    Padrão

    Caro,

    a sua configuração de máquina é boa. Para 220 usuários até Pentium 200mhz resolve, afinal o Mikrotik não exige muito processamento. Você deve se preocupar apenas com as interfaces sem fio, por isso sugeri 4 ou 5.

  5. #5

    Post

    Certo amigo, vou procurar adcionar mais um cartão no meu AP, agora com a sua visão e experiencia o colega acha que não vou ter problemas se o pico do AP for de 4 a 5MB...

    Desde já agreço ajuda do Nobre!!

  6. #6

    Padrão

    Para 220 clientes dificilmente ultrapassará 2 Mb de banda simultaneamente. A não ser que você faça como alguns: instalar um web proxy cache e liberar o "cache full" (eu não recomendo e aconselho o contrário).

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por KidRn Ver Post
    Olá pessoal...


    Amigos sou novo aqui no forum, e preciso da ajuda de vocês, tou entrando na onda do Mikrotik, e gostaria de saber a opinião de vocês referente ao seguinte equipamento:

    Placa Mãe Elitegroup 775
    Processador Celeron 775 2.6Ghz
    Memoria de DDR512MB
    Fonte ATX 450W
    Adap. c/ Cartão Compact Flash 256MB
    Placa de Rede G510 (3 Und.)
    Painel Hyperlink 14DB (3 Und.)

    Pessoal pretendo usar esse equipamento em uma cidade onde o pico medio é 4 e 5MB entorno de 220 clientes com a experiencia de vocês sera que vou ter problemas?

    Desde já agradeço ajuda de todos e espero poder contribuir com os coloegas o mais rapido possivel..

    Olá kara, faça como o amigo indicou, use 4 placas g510 e 4 antenas setoriais, se puder, melhor ainda use adaptadores minipci com cartão senao, afinal qto mais folga melhor

  8. #8

    Padrão

    Olá amigo, tudo bem,

    minha opinião seria outra.

    eu colocaria sim, 4 cartoes, mais cards mini pci do tipo senao , r52h da routerboard. Analize o trafego real comos 220 clientes (trougpout) eu testei estes modelo da dlink, funcionam bem, mais se quiser um sistema robusto e profissional, use mini pci, mais estavel do que as dlink.

    Agora quando a sua placa mae, de preferencia por usar sistema pci 2.0, velocidade de trafego entre o barramento é bem maior.

  9. #9
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Caro,

    a sua configuração de máquina é boa. Para 220 usuários até Pentium 200mhz resolve, afinal o Mikrotik não exige muito processamento. Você deve se preocupar apenas com as interfaces sem fio, por isso sugeri 4 ou 5.
    mikrotik naum faz milagre naum

  10. #10
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    olha usei por muito tempo em um pentium celerom 2.16 com 128 mb com memoria dom 32mb com 4 dlink 510 com 70 clientes cada cartao
    funionou muito bem
    usei tb a ag530 boa tb
    hj uso mini pci engenius 600mw funciona muito bem tb

    comparando as pci e mini pci as mini pci tem uma vantegem se ter uma comunicacao mais rapida

  11. #11

    Post

    Valeu galera pela ajuda de todos vocês... vou tentar comprar uma RB133 e cartões mini pci senao, vou ver se consigo mais estabilidade, tou comprando um servidor, para colocar o squid para fazer o cache e vou continuar a usar o meu server com MK... espero que minha rede tenha uma melhora significativa, pelo menos tou apostando nisso. Quando eu tiver resultados postarei aqui para os amigos, e desde ja agrdeço pela ajuda. Sim, será que o MK com squid da um bom resultado, pretendo comprar um servidor XEON IBM ou HP tar entorno de 3.000 a 4.000, do para instalar o squid...

    Um abraço a galera aqui do forum...