+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor de Internet

    Prezados, estou montando um servidor de internet particular, pois ja tenho todos os equipamentos, para futuramente trabalhar com a venda de acesso a internet via radio. Não tenho muito conhecimento no assunto, mas estou estudando muito, e como o forum é uma mão na roda estou aqui para pedir a ajuda de vcs. Preciso de informações de como posso montar estes servidor. Estou querendo bloquear o acesso via MAC, mesmo que o cliente que foi bloqueado, por exemplo por falta de pagamento, mude seu ip por um ip que outro cliente, este não tenha acesso a internet.
    Eu olhei um script que faz isto mas não quero somente pegar e usar o script, quero compreender o funcionamento, na verdade quero aprender como a coisa funciona, por isso estou aberto a opniões de todos, estou precisando da ajuda de vcs.
    Tenho outra duvida tambem, estou querendo determinar e controlar o limite de banda para cada cliente e nem tenho ideia de como posso fazer isso.

    Obrigado pela atenção
    Última edição por rolldbm; 12-03-2008 às 11:53.

  2. #2

    Padrão

    Sugiro a você começar postando suas dúvidas, sejam elas referentes à sintaxe dos comandos ou não, para assim a galera do fórum começar a contribuir com seu aprendizado.

    abracos

  3. #3

    Padrão

    Vc disse q esta estudando....pelo visto ainda nao estudou o suficiente....
    Estudo mais um pouco e vc mesmo ira responder suas perguntas que ao meu ver sao bem basicas...
    Forum eh um lugar com pessoas com conhecimento em determinado assunto, onde ali trocam-se experiencias, duvidas e ideias....ou seja, nao eh lugar para quem nao tem conhecimento algum..,,,
    Sugiro ao colega, a aprender conceitos de rede, transmissao de dados, cabeamento estruturado, etc etc..
    Atraves do google com certeza vc tera uma enorme oferta de apostilas, e-books, tutoriais...

  4. #4

    Padrão

    Caro colega fbig, a suas palavras demonstram alto nivel de inesperiencia, pois se um forum não tem esta utilidade para que serve então. Quando postei a mensagem no forum foi com o intuito de obter informações e sugestões, caso vc não saiba ja trabalha a algum tempo com linux, mas nunca montei um servidor de internet a radio, e apenas gostaria de discutir algumas ideias para que o meu servidor e minha rede possam sair mias profissionais e com maior nivel de qualidade. Sou formado em sistemas de informação a algum tempo e o ramo que escolhi para trabalho foi o de servidores e redes estruturadas, então nao sou inesperiente como vc diz, e outra coisa a informação foi feita para ser compartilhada e não escondida, caso contrario esta ideia não fosse verdadeira seis mestre não lhe passariam o conteudo de tu sabe. Desculpe pela resposta, mas acho que é bom ajudar outros com nosso conhecimento.
    Última edição por rolldbm; 14-03-2008 às 08:55.

  5. #5

    Padrão

    Vc diz q trabalha ha muito tempo com servidores de rede e nao sabe responder a essa pergunta " Estou querendo bloquear o acesso via MAC, mesmo que o cliente que foi bloqueado, por exemplo por falta de pagamento, mude seu ip por um ip que outro cliente, este não tenha acesso a internet."
    Me desculpe mas eu na condicao de inexperiente, como vc afirma, aprendi isso muito cedo, na escola mesmo...nos testes de laboratorio qd o professor nos ensinava como um computador poderia se comunicar com outro e ficavamos maravilhados...e isso foi no tempo do 286 , rede com cabo coaxial, fosforo verde...e tal
    REPITO AMIGO, FORUM ( PROCURA NO GOOGLE) EH UM LUGAR ONDE PESSOAS COM CONHECIMENTO EM DETERMINADO ASSUNTO, SE REUNEM PARA TROCA DE IDEIAS, EXPERIENCIAS E DUVIDAS...
    Infelizmente pessoas q se quer se dao ao trabalho de aprender o basico, vem ate aki pedindo receitas de como se faz isso ou akilo...com certeza aki nao eh o lugar...MAS,,,,,repito MAS...se o amigo perder um tempinho, ( CASO O AMIGO O TENHA, POIS DEVE ESTAR OCUPADO COM SEUS SERVIDORES DE REDE) faça uma busca aki no forum que com certeza o q vc esta procurando saber, esta postado em variosssss posts....eh so o amigo garimpar...
    So nao vale pedir os links dos posts ta!!
    Fala serio!!!


    Citação Postado originalmente por rolldbm Ver Post
    Caro colega fbig, a suas palavras demonstram alto nivel de inesperiencia, pois se um forum não tem esta utilidade para que serve então. Quando postei a mensagem no forum foi com o intuito de obter informações e sugestões, caso vc não saiba ja trabalha a algum tempo com linux, mas nunca montei um servidor de internet a radio, e apenas gostaria de discutir algumas ideias para que o meu servidor e minha rede possam sair mias profissionais e com maior nivel de qualidade. Sou formado em sistemas de informação a algum tempo e o ramo que escolhi para trabalho foi o de servidores e redes estruturadas, então nao sou inesperiente como vc diz, e outra coisa a informação foi feita para ser compartilhada e não escondida, caso contrario esta ideia não fosse verdadeira seis mestre não lhe passariam o conteudo de tu sabe. Desculpe pela resposta, mas acho que é bom ajudar outros com nosso conhecimento.

  6. #6

    Padrão

    Pessoal vamos por partes e com calma e claro !!! hehehe

    Amigo quanto ao controle de ipxmac procure por tabela arp e atraves do propio iptables, se acaso precisar me da um toque que ajudo tanto com um quanto com outro.

    Quanto ao controle de banda você pode procurar por cbq, htb ou bandlimit todos esses são voltados pro linux.

    E uma terceira ideia e a melhor de todas que lhe dou e usar o freebsd com pppoe e fazer o controle de banda atraves do propio ipfw que com certeza resolvera seus problemas, tanto de segurança como de controle mesmo, sendo que pppoe você tambem podera estar implementando no linux se acaso quiser.

    Da uma pesquisada e no que ficar em duvida posta ai que damos uma mão.

    So lembrando que quase não consegui terminar o segundo grau !!! hehehe

    Abração