+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Quem puder ajudar eu agradeço!

    Amigos, estou com a necessidade de expandir meu provedor e começar a chegar nas cidades vizinhas, para isso vou fazer meus primeiros enlaces de longas distancias com 5.8 ghz, uma experiencia nova, pois ate agora só havia feito com 2.4 ghz e 8km para atender um grupo de clientes. Os planos são de usar o seguinte:

    TORRE 1(CIDADE A) - sede do provedor(160m de altitude):
    AP mikrotik bridge com RB 600, com cartão senao 8602 plus s(homologado) + antena de 29 ou 33 dbi Hyperlink(disco);

    TORRE 2(Repetidora) - Morro a 9,2 km da torre1(visada perfeita), 350 m de altitude, Radio Mobile:rx level -44,9 dBm rx relative 36,1 dB; Aqui usarei um AP Mikrotik bridge com RB 600, com 4 senao 8602 plus s, sendo o 1º recebendo o link do provedor em 5.8 ghz com hyperlink 33 dbi(disco), o 2º em 5.8 ghz com omni de 15 dbi para multiponto em locais mais próximos; o 3º em 2.4 ghz com omni de 8dbi para atender clientes até 10 km; e o 4º cartão em 5.8 ghz repassando o link para a cidade B a 30 km de distancia da repetidora.
    Tem agora curiosidades a respeito deste enlace. Quantos megas aproximadamente eu vou conseguir passar nesta repetidora (TORRE2) já que vou atender ao longo do tempo umas 5 cidades a partir dela?
    Última edição por juderlan; 18-03-2008 às 13:20.

  2. #2

    Padrão

    po cara eh meio dificil de analisar isso ... tem como vc desenhar isso e colocar aki pra mim ver se consigo compreender ???

  3. #3
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Estes cartões mencionados não posso afirmar muita coisa a respeito, mas enlace de 36 KM com RB333, Hyperlink 33 dbi e cartões R52H, visada boa:

    SNR 30
    signal -58 dbm
    Banda = 18 Mbps.

  4. #4

    Padrão

    Amigo, sergio esse cartão R52H, já está homologado ou não, nele se usa 2.4 ou 5.8? se usar cartão não homologado e a anatel fiscalizar pode dá problema.

  5. #5
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por juderlan Ver Post
    Amigo, sergio esse cartão R52H, já está homologado ou não, nele se usa 2.4 ou 5.8? se usar cartão não homologado e a anatel fiscalizar pode dá problema.


    hehehehe... infelizmente não juderlan. É sempre assim, os cartões bons normalmente não são homologados. Sim, se usar qualquer equipamento não homologado em uma estação é lacre, caso a Anatel fiscalize.

    A MTBr homologou uns produtos (o rádio fechado - cartão, rb, pigtail, caixa hermética), dá uma conferida com eles.

  6. #6

    Padrão

    O risco que poder haver, é quanto a diferença de altitude, que é muito grande.

    Já tive problemas, mas isto não é regra.

    Quanto a quantidade de link, vc tera que efetuar ao final do fechamento do enlace um teste detroughpout para avaliar com exatidão.

  7. #7

    Padrão

    Herlon, quer dizer que com essa diferença de altitude talvez, eu não consiga fechar o enlace?

  8. #8

    Padrão

    Eu já tive problemas, ele fechava o enlace, trabalhava 10-15 minutos com latencia baixissima, depois perdia uma serie de pacotes(>50%), voltava a funcionar perfeitamente depois de alguns minutos. Levou um tempo para descobrir que era isto.