+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvidas sobre BIND9

    Pessoal eu estava pesquisando sobre configuração de um server DNS (BIND9) nesse site aqui: DNS server Setup using bind in Ubuntu -- Ubuntu Geek

    porém fiquei em dúvidas com algumas coisas. Alguém poderia me ajudar??
    Ele configura uma zona de DNS da seguinte forma:

    Código :
    zone “example.com” {
    type master;
    file “/etc/bind/zones/example.com.db”;
    };
    Até aqui tudo ok.
    No arquivo /etc/bind/zones/example.com.db ele configura o seguinte:

    Código :
    example.com.      IN      SOA     ns1.example.com. admin.example.com. (
    2007031001
     28800
     3600
     604800
     38400
     )
     
    example.com.      IN      NS              ns1.example.com.
    example.com.      IN      MX     10       mail.example.com.
     
    www              IN      A       192.168.0.2
    não entendi muito bem o pq dele colocar "IN SOA ns1.example.com. admin.example.com." após o nome do domínio. Outra coisa é " example.com. IN NS ns1.example.com." e " example.com. IN MX 10 mail.example.com" o que essas linhas querem dizer? o que quer dizer "IN A" entre o www e o IP na linha " www IN A 192.168.0.2"???

    Após isso ele configura a zona inversa: /etc/bind/zones/rev.0.168.192.in-addr.arpa

    Nela ele coloca:

    Código :
     @ IN SOA ns1.example.com. admin.example.com. (
    2007031001;
    28800;
    604800;
    604800;
    86400
    ) 
    IN NS ns1.example.com.
    1 IN PTR example.com
    O que quer dizer: " @ IN SOA ns1.example.com. admin.example.com."??
    O que é "IN NS" e "1 IN PTR" antes dos nomes??

    Não consegui encontrar muita literatura sobre essas coisas... Alguém pode me indicar alguma??
    O mais interessante é que eu configurei meu DNS alterando somente alguns parâmetros e funcionou sem problemas...Mas eu queria muito entender o que todas essas coisas querem dizer!!
    Desde já agradeço pessoal!

  2. #2

    Padrão

    acredito que neste link existem respostas para suas dúvidas...

    Artigos br-linux.org: Configurando um servidor DNS primário no Conectiva Linux

    valeu
    []'s

  3. #3

    Padrão

    Luciano, muto obrigado pelo link ele ajudou muito mas ainda tenho algumas dúvidas. Será que você pode me ajudar?

    Nos arquivos de zona direta e reversa ele sempre traz o texto "@ IN SOA ns1.example.com. admin.example.com." antes dos parênteses e vários números. Ainda não descobri o que quer dizer esse @, o SOA e porque ele sempre põe dois FQDN. Sei que o primeiro é o servidor dns, mas e o segundo?

    No tutorial que você me indicou não são utilizadas essas linhas na zona direta:
    "example.com. IN NS ns1.example.com.
    example.com. IN MX 10 mail.example.com."
    Porque?


    Por último, na zona reversa é utilzado o seguinte parâmetro:
    "1 IN PTR www.meudominio.com.br"
    O que significa o parâmetro PTR?? É necessário criar uma zona reversa para todos os servidores que eu possuir? Nesse caso quais parâmetros são utilizados?? Seria da mesma forma que na zona direta? Utilizando o parâmetro A???

    Desde já agradeço pessoal!

  4. #4

    Padrão

    O caracter @ no início da linha é um sinônimo para o nome do dominio especificado na diretiva "zone" do arquivo named.conf, então se no named.conf você colocou exemplo.com o @ será equivalente a ele neste arquivo.
    IN - indica estar na internet e define o tipo de rede.
    SOA - na ordem vem o name server e o endereço de e-mail do responsável pela zona, no endereço de e-mail o caracter @, que para o DNS tem um significado particular, deve ser substituito por um ponto.

    SOA (Start of Authority) - Contém as informações básicas sobre a zona, como e-mail do administrador, servidor DNS principal, tempo máximo de cache e outros.
    A (Address) - Mapeia um nome de máquina a um IP.
    NS (Name Server) - Indica um servidor de nomes do domínio.
    MX (Mail Exchanger) - Indica o servidor de e-mail do domínio.
    CNAME (Canonical Name) - Define um apelido para um nome de host.
    PTR (Pointer) - Mapeia endereços IP para nomes de máquina.
    SRC (Service) - Registro genérico para indicar um servidor responsável por um determinado serviço. Ex. Kerberos, ldap.
    TXT (Text) - Os registros TXT servem para acrescentar texto descritivo aos registros de DNS, Ex: IN TXT "Servidor HTTP"

  5. #5

    Padrão

    Hum... Agora ta explicado! Valeu luciano!

    Acho que agora ta tudo ok!

  6. #6

    Padrão

    qualquer coisa tamos ae..

    o problema da maioria dos tutoriais da internet é que eles não explicam o significado de cada função... pra quem quer apenas colocar pra funcionar não faz diferença, mas quem tem interesse em saber como funciona e pra que serve ae tem que pesquisar mais ainda...

  7. #7

    Padrão

    Com certeza! E no dia que der um problema, ou precisar implementar algo mais complexo, se não souber o significado de cada coisa fica muito mais difícil!

    Mais uma vez obrigado!