+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Configurar mk com 2 placas de redes

    Já esclareci várias dúvidas aqui no fórum e por isso só tenho a agradecer a todos, pórem o meu maior problema é o seguinte: tenho um link dedicado de 512kbps e estou compartilhando com outros setores aqui do meu trabalho. Tenho uma máquina com duas placas de rede uma recebendo o link e outra mandando para um ap que por sua vez joga o sinal para os clientes. O problema é que estou fazendo isso por enquanto com o winxp e gostaria de usar o software mikrotik. Já peguei vários tutoriais, já instalei o mk várias vezes, ele reconhece as placas, configuro os ips e nada. Então gostaria de saber se alguém aqui pode me dar essa força e me ajudar a configurar o mk. O winxp não tá dando, estamos muitos vulneráveis, a rede está aberta, não tem controle de banda, mac, ip etc... por favor, me ajudem!!!

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por makitojp Ver Post
    Já esclareci várias dúvidas aqui no fórum e por isso só tenho a agradecer a todos, pórem o meu maior problema é o seguinte: tenho um link dedicado de 512kbps e estou compartilhando com outros setores aqui do meu trabalho. Tenho uma máquina com duas placas de rede uma recebendo o link e outra mandando para um ap que por sua vez joga o sinal para os clientes. O problema é que estou fazendo isso por enquanto com o winxp e gostaria de usar o software mikrotik. Já peguei vários tutoriais, já instalei o mk várias vezes, ele reconhece as placas, configuro os ips e nada. Então gostaria de saber se alguém aqui pode me dar essa força e me ajudar a configurar o mk. O winxp não tá dando, estamos muitos vulneráveis, a rede está aberta, não tem controle de banda, mac, ip etc... por favor, me ajudem!!!
    Como vc quer distribuir para os seus clientes? pppoe, hotspot, somente servidor dhcp automático?

  3. #3
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Duvidas

    Bom vamos lá vc recebe 2 ou somente 1 link??
    Se for 1 Link faça assim na placa onde recebe o link de o nome de Link a ela, depois em ip address coloque a configuração correta do ip do seu link. Após isso em ip firewall nat crie a regra:

    add chain=srcnat out-interface=Router src-address=xxx.xxx.xxx.xxx/xx action=masquerade comment="NAT - Sem Proxy" disabled=no

    Onde está xxx.xxx.xxx.xxx vc deve por a classe de ip que usara dentro da sua rede interna por exemplo 192.168.0.0 depois disso temos /xx que seria referente a mascara então te aconselho usar /16 pq assim ele assume de 192.168. pra frente.

    Ahh........ ñ esqueça de testar e postar os resultados.
    Espero ter ajudado.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por faieppi Ver Post
    Como vc quer distribuir para os seus clientes? pppoe, hotspot, somente servidor dhcp automático?
    servidor dhcp quero tambem atrelar o ip ao mac para q os ips recebam automaticamente um ip de acordo com o mac

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por minelli Ver Post
    Bom vamos lá vc recebe 2 ou somente 1 link??
    Se for 1 Link faça assim na placa onde recebe o link de o nome de Link a ela, depois em ip address coloque a configuração correta do ip do seu link. Após isso em ip firewall nat crie a regra:

    add chain=srcnat out-interface=Router src-address=xxx.xxx.xxx.xxx/xx action=masquerade comment="NAT - Sem Proxy" disabled=no

    Onde está xxx.xxx.xxx.xxx vc deve por a classe de ip que usara dentro da sua rede interna por exemplo 192.168.0.0 depois disso temos /xx que seria referente a mascara então te aconselho usar /16 pq assim ele assume de 192.168. pra frente.

    Ahh........ ñ esqueça de testar e postar os resultados.
    Espero ter ajudado.
    Certo vou tentar, mas pretento configurar de outra maquina com o winbox. Alguma dica?

  6. #6

    Padrão

    Vou tentar explicar exatamente como quero fazer: tenho um link (um só) dedicado da telemar, quero compartilhar esse link com um ap sem fio. Então tenho uma máquina com duas placas de rede com o mk instalado e com as placas já reconecidas por ele. Uma das placas está recebendo o link e quero que a outra mande para o ap, mas não tô conseguindo. Quero também deixar o servidor com o mk paradinho e fazer toda a configuração da minha casa mesmo através de outra máquina com o winbox. O que eu consigui fazer: instalei o mk ele reconheceu as placas, eu acessei da minha casa com o winbox fiz toda a configuração seguindo aqui um tutorial (eu pensei que ia dar certo), o sinal obviamente vêem a rede e se conectam nela, mas não conseguem navegar. ´Quero também que os clientes recebam o ip automaticamente de acordo com o mac dele e quero fazer autenticação de ligin e senha via browser. Quero que com o atrelamento do ip com o mac, mesmo que o cara tenha o login e a senha de outro usuário ele não consegue logar. Acho que com o atrelamento deve funcionar assim. Tudo bem que ele pode clonar o mac ou configurar o ip manualmente, mas com tudo isso dificulta mais um pouco. Então é isso que eu preciso fazer aqui no meu trabalho.

  7. #7
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão

    Sim tem como fazer e ñ é dificil.

  8. #8

    Padrão

    As configurações da internet está em uma máquina com as configurações: ip 172.31.200.10 máscara 255.255.0.0 gatway 172.31.200.254 dns 200.223.184.3 e 200.223.184.4. Como configurar o mk para receber a net por uma placa de rede e mandar por outra para um AP? Alguém pode postar como ficaria esta configurações? Os clientes quero que recebam ip automaticamente.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por minelli Ver Post
    Sim tem como fazer e ñ é dificil.
    Como ficaria a configuração no meu caso? Lembrando que vou ter que fazer pelo winbox.