+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Distribuindo a navegação com dois links de internet

    Olá Pessoal,

    Estou com um problema que não consigo achar uma boa solução, pois o material na internet é escasso.
    Vou resumir minha situação: aqui no prédio onde fica o nosso escritório administramos um servidor de internet que serve todo o prédio, formando uma única rede. No servidor, temos 3 placas de rede, sendo respectivamente:

    eth0: link net
    eth1: rede interna 10.1.10.0/24
    eht2: link Telefônica

    O links de internet antes eram com IP's fixos o que em nossas configurações dava tudo certo, mas o prédio resolveu mudar o plano do link da net, o que o deixou com IP dinâmico.
    Estou tentando reutilizar o antigo script que cria uma tabela e joga alguns usuários que por default navegam pela Telefônica, para a net.
    Neste antigo script tinha uma linha que era da seguinte forma, para adicionar um default gateway à tabela criada:

    ip route add default via 201.6.119.1 table 10

    Mas agora como o IP da net é dinâmico, não posso mais fixar o IP, mas pensei em ao invés de informar o IP, informar qual o device que terá o gateway. Para isso eu fiz:

    ip route add default dev eth0 table 10

    O problema é que fazendo assim, os hosts da tabela 10 não conseguem achar o default gateway e com isso, não navegam.
    Mas claro, seu eu fixar o IP atual que a placa está utilizando por DHCP, ela navegará. O problema será quando mudar.

    Minha grande dúvida é esta: como faço para informar ao servidor qual o gateway já que o IP é dinâmico? Qualquer ajuda será muito bem vinda.

    Davi Bariani Boin

  2. #2

    Wink Resposta - Ajuda

    Exemplo, quando voce faz o roteamento de um modem adsl, o modem mostrara 2 gateway para voce...1º gateway sera o Valido de Internet, que no caso se é IP dinamico ele se altera a cada conexão..CORRETO?.
    2º Gateway sera o Endereço do modem ex. 10.1.1.1.

    Por exemplo, quando voce manda uma placa de rede ou AP ou Roteador buscar neste indereço (10.1.1.1), este endereço resolvera os nomes para voce, pois por ele estara a conexão de internet ja gerenciada.

    No meu caso, tenho 2 adsl dinamico, fiz o roteamento dos mesmo, 1º ADSL 10.1.1.1 e 2ºADSL 10.1.1.2, eu apenas informo o gateway do modem (endereços dos modem) para meus servidores.

    Espero ter ajudado de alguma forma.
    Felipe Gobetti.