+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Substituindo Omni por Setoriais!!!

    Pessoal, estou precisando de sugestões ou idéias... Tenho um ponto de acesso com uma antena Omni Hyperlink de 15 dbi, e como o número de clientes aumentou muito nesse ponto de acesso, meu radinho (que não é qualquer radinho) está começando a "abrir as pernas". Então, a única solução que vejo é colocar painéis setoriais para então distribuir os acessos em 3 ou 4 rádios, dependendo do ângulo de abertura das antenas setoriais utilizadas.

    A minha dúvida é a seguinte: como tinha apenas uma Omni, tinha apenas uma SSID. Setorizando terei 4 SSID´s. Portanto, qual a forma menos trabalhosa e "traumática" para fazer essa migração, para evitar que os clientes fiquem sem internet e, de preferência, sem precisar ir "de casa em casa" modificar as configurações dos clientes? Já pensei em algumas possibilidades:

    1ª - Manter a Omni, que está na polarização vertical, e colocar outra Omni ou painéis setoriais na polarização Horizontal. Com isto, teria que ir à casa dos clientes apenas que irão utilizar as novas antenas, tendo que, inclusive, inverter a polarização das antenas dos clientes;

    2ª - Retirar a Omni e colocar um dos painéis Setoriais com a mesma SSID que estava no rádio da Omni (de preferência o painel que receberá a maioria dos clientes). Assim, não precisaria mudar a polarização de nenhuma antena, mas teria um número maior de clientes a visitar para mudar a SSID na placa ou bridge.

    Por favor, qualquer ajuda, idéia ou opinião será bem-vinda...

    Obrigado!!!

  2. #2

    Padrão

    fiz isso recentemente aqui. Fiz da seguinte forma; deixei a omni e coloquei juntos os 3 paineis que comprei. fui alterando os clientes pouco a pouco. Metade deles já se conectaram aos paineis corretos automáticamente, alguns apenas depois que eu bloqueei o acesso dos mesmos à omni, outros conectaram nos paineis errados, simplesmente bloqueei eles em todas as antenas que não fossem a correta, e o pc do cliente automáticamente resolveu tudo. Em aproximadamente 35% dos clientes tive/estou tendo que ir no local resolver a situação, principalmente os que têm profiles salvos no programa das placas ralinks. Vou tirara omni assim que transferir o último cliente, pois estou tendo problemas de o cliente não conseguir discar o pppoe, mesmo com sinal e pings baixos e transferências de dados acima de 3,5mb tanto de dl quanto de up. Vou enxugar o ap um pouco, pra ver se resolvo esse problema. Os paineis usam a mesma irradiação da omni, falando nisso. Não creio que influenciou muito, deu menos dor de cabeça do que ter que de um dia pro outro ir em todos os clientes de uma vez.

  3. #3

    Padrão

    nao sei quanto de ruido e quanto cliente vc tem, más eu chutaria assim:


    deixa queto o radio + omni

    monta radio + setoriais.

    em cada card coloca SSID diferente e canais diferentes.

    vai visitando cada cliente com paciencia e vai resolvendo pouco a pouco.

    abraços
    Lee


    pensando melhor 1 card deixaria com mesmo SSID da omni com diferente canal, onde a zona q cobre teria mais cliente.. assim evita de visitar todos os clientes.
    Última edição por LEE337; 21-03-2008 às 01:16.

  4. #4

    Padrão

    Bem, esqueci de mencionar anteriormente, mas a maioria dos meus clientes tem bridges com software de roteamento, ao invés de plaquinhas, e baseado nas sugestões acima, acho que dá prá fazer o seguinte:

    Manter o rádio com a omni, por enquanto, e colocar 2 painéis setoriais de 120º com 2 SSID´s e canais diferentes, apontando para as áreas com menor concentração de clientes. Depois que eu mudar todos os clientes para os painéis novos, eu substituo a Omni pelo painel setorial que falta, que ficará com a mesma SSID da Omni, e, nesstes clientes, não precisarei sequer mudar nenhuma configuração... Que acham???

  5. #5
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Aqui uso o mesmo SSID e canais diferentes, isso no MK. Uso o mesmo canal nas antenas que estão de costas 1 para a outra. Se vc usa radinhos nos clientes, melhor ainda, pq snme, depois q vc faz o site survey, ele fica atrelado aquele BSSID, que é o MAC da interface que seu cliente deve conectar, dessa forma mesmo usando o mesmo ssid, o radinho vai conectar na interface certa.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Aqui uso o mesmo SSID e canais diferentes, isso no MK. Uso o mesmo canal nas antenas que estão de costas 1 para a outra. Se vc usa radinhos nos clientes, melhor ainda, pq snme, depois q vc faz o site survey, ele fica atrelado aquele BSSID, que é o MAC da interface que seu cliente deve conectar, dessa forma mesmo usando o mesmo ssid, o radinho vai conectar na interface certa.
    Concordo com o Alexandre.
    Já fiz isso aqui, só que em pequena escala. Mesmo SSID sempre
    E para fazer o controle de acesso, os Macs dos clientes você já tem. É só cadastrar os Macs que você quer que entre em cada rádio. Assim, só vai entrar no rádio que tiver o Mac certo.
    Para o cliente vai ficar tudo transparente.

  7. #7

    Padrão

    aqui não usei o mesmo ssid pq meus meus paineis que são de 90º cobrem bem mais que isso, então acho que ia dar problema pros pcs dos clientes que estão nessa intersecção ficarem se conectando no painel correto.

  8. #8
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    aqui não usei o mesmo ssid pq meus meus paineis que são de 90º cobrem bem mais que isso, então acho que ia dar problema pros pcs dos clientes que estão nessa intersecção ficarem se conectando no painel correto.
    Os meus tbém são de 90, mas uso MK, nesse caso o cliente só se conecta no lugar certo...

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Os meus tbém são de 90, mas uso MK, nesse caso o cliente só se conecta no lugar certo...
    Pois é Xande.

    Mesmo nos APs mais comuns que tem controle de acesso por MAC dá para fazer a mesma coisa.
    Cadastra os MACs só no Ap que tiver a antena para a posição mais favorável para aqueles usuários. Assim ele não vai ficar pulando de uma para a outra.
    E assim vai fazendo com cada rádio e sua setorial correspondente.
    Eu acho que a transição para setorial vai ser suave.