+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Wink como fazer rajada (burst) htb e como funcionar me ajude por favor

    preciso fazer no htb o sistema de rajada onde o cliente clica na pagina e os primeiros 15 segundos ele vai receber uma rajada de 256 kbps voltando ao normal de navegacao apos os 15 segundos para 128 kbps

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    alexandrecorrea

    nao encontrei no manual onde posso determinar o tempo do bust,m pelo que comprendi ele armazena o bust na pilha e como a pilha é infinita cada click é um bust porem nao achei onde determina o tempo deste bust, se alguem saber mais por favor se manifeste

  4. #4

    Padrão

    Ainda não consegui também, no HTB, implementar este "burst", eu uso o burst aqui no controle de UpLoad, no caso meu controle de UpLoad é feito pelo "Police Rate" um parâmetro do "TC". Engraçado que vi isso em um script de um gringo, mais não vi na documentação do "TC" o parâmentro "Police Rate", nele eu uso o burst e funciona, só que não configurei tempo.

  5. #5

    Padrão

    espeienta utilizar o cburst tipo a media do burst pra uma velocidade de 256 seria 79k pega 160k e coloca ou entao coloca esse valor no cburst acredito que resolva seu problema.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tianguapontocom Ver Post
    espeienta utilizar o cburst tipo a media do burst pra uma velocidade de 256 seria 79k pega 160k e coloca ou entao coloca esse valor no cburst acredito que resolva seu problema.
    Essa ai são minhas regras. Como seria feito nelas?
    tc qdisc add dev eth0 root handle 1: htb default 255
    tc class add dev eth0 parent 1: classid 1:1 htb rate 1000kbit
    tc qdisc add dev eth0 handle ffff: ingress
    tc class add dev eth0 parent 1:1 classid 1:20 htb rate 64kbit ceil 200kbit
    tc class add dev eth0 parent 1:1 classid 1:21 htb rate 64kbit ceil 200kbit
    tc class add dev eth0 parent 1:1 classid 1:22 htb rate 64kbit ceil 200kbit

    Um burst por exemplo para 300k...

  7. #7

    Padrão ummm

    esse controle ta meio tosco.
    tenta mudar pra isso e posta o resultado ok?:

    Deletando previous root qdisc

    Código :
    qdisc del dev eth1 root >/dev/null 2>&1
    qdisc del dev eth1 ingress  >/dev/null 2>&1

    Adicionando root qdisc

    Código :
    qdisc add dev eth1 handle ffff: ingress
    qdisc add dev eth1 root handle 1: htb default 10

    Adicionando classe root na eth "setando velocidade maxima e minima
    suportada pela placa de rede"

    Código :
    class add dev eth1 parent 1: classid 1:1 htb rate 10mbit ceil 100mbit burst 125000k quantum 1536

    Adicionando default class "setando velocidade defaulte para aqueles
    clientes que não estão na lista de controle de banda, pos sem esta regras todos que não estão cadastrados no controle de banda, passarão a se utilizar de seu link sem nenhum controle de QoS. tipo o que tiver de sobra ou dependendo do que esteja fazendo pode destruir todo seu link. Esse valor default seto sempre em 8Kbps quase inavegavel"

    Código :
    class add dev eth1 parent 1:1 classid 1:0x10 htb rate 1kbps ceil 1kbps burst 644k quantum 1536
    qdisc add dev eth1 parent 1:0x10 handle 0x10: pfifo limit 5

    Adicionando classe do meu link "Essa classe e muito importante, pos e nela que vamos dizer qual o tamanho do link como velocidade maxima e velocidade minima no meu caso tenho um link de 2MB ou seja 2048 dividido por 8 = 256Kbps, 1024 = 128Kbps, 512 = 64Kbps, 256 = 32Kbps, 128 = 16Kbps e 64 = 8Kbps."

    Código :
    class add dev eth1 parent 1:1 classid 1:0x20 htb rate 256kbps ceil 268kbps burst 644k prio 1 quantum 1536
    class add dev eth1 parent 1:0x20 classid 1:0x23 htb rate 1kbps ceil 13kbps burst 32k prio 4 quantum 1536
    filter add dev eth1 protocol ip parent 1:0 prio 4 u32 match ip dst 192.168.1.2/30 flowid 1:0x23
    Aqui e onde seto a velocidade maxima do Upload do cliente

    Código :
    filter add dev eth1 protocol ip parent ffff: prio 4 u32 match ip src 192.168.1.2/30 police rate
    110kbit burst 32k drop flowid :1
    qdisc add dev eth1 parent 1:0x23 handle 0x23: pfifo limit 5

    Agora se você não que ter todo esse trabalho vocÊ pode se utilizar de um utilitario chamando HTB Tools, ele faz tudo isso pra vc sem dores de cabeça sem contar que vc pode ver em tempo real o conssumo de cada cliente e de todo o link tanto pela sheel como pelo navegador.
    Segue um exemplo:
    Controle de Banda - Trafego em Tempo Real
    Segue tambem o link para download do utilitario HTB Tools
    HTB-tools: Downloads
    Qualquer duvida tamos ai no forum, acredito que os golegas vão adorar em ajudar.
    Última edição por tianguapontocom; 05-04-2008 às 01:01. Razão: Foi editador por esquecimentod e um link

  8. #8

    Padrão

    Eu não postei tudo, apenas as classes, aqui tenho usado mais ou menos desse seu jeito também uso também o SFQ que melhora muito o controle. Estou gostando muito desse controle aqui, a divisão de banda ociosa é quase perfeita.

    "Thiangapontocom", me fala algumas coisa, por favor.

    O cálculo para este valor do burst é feito como?

    Seria uma somatória ao valor já setado para o cliente?

    Esta sua regra por exemplo:

    filter add dev eth1 protocol ip parent ffff: prio 4 u32 match ip src 192.168.1.2/30 police rate
    110kbit burst 32k drop flowid :1

    Todos pacotes vindos do src 192.168.1.2/30 terão velocidade tal...

    Você setou o upload desse cliente a 110 Kbit/s, e esse burst ai de 32k vai ser um limite de 142Kbit/s? 110+32, seria isso?

    "class add dev eth1 parent 1:1 classid 1:0x10 htb rate 1kbps ceil 1kbps burst 644k quantum 1536
    qdisc add dev eth1 parent 1:0x10 handle 0x10: pfifo limit 5"

    ...essa classe é a default? Não teria que ter ai o "htb defaul"?

    O pfifo e quantum, para que serve?

    Você utiliza ai o SFQ? Ele melhora muito a distribuição.

    O monitoramento em tempo real é show, gostei muito, tem como fazer sem usar o HTBtools?

    Desde já agradeço.