Tenho um colega que mora a 500 metros da minha casa. Ele tem um notebook, mas o sinal wireless só funciona no quarto dele, próximo a janela. Estive pensando um modo de fazer com que ele fique com o sinal dentro da casa toda; e mais, tem um pc desktop no térreo, onde ele quer internet também. Pensei em duas formas:

(antes: eu estou com um modem adsl ligado ao edimax 7209, e meu pc está ligado no edimax 7209. O edimax está configurado como gateway e com servidor dhcp ativado. O modem está roteado)

1ª opção: Eu modificar meu edimax para funcionar como bridge, desativar o dhcp e em vez de AP, ele ficar como AP + WDS. Fiz isso para testar. Depois configurei outro acess point da seguinte forma: AP + WDS, esse segundo acess point se conectou com o primeiro, fazendo o WDS e criando outro ponto de acesso. Mas minha dúvida surge aí, se eu configurar como AP + WDS o edimax, o controle de banda deixa de funcionar ? porque quem dá os ips é o modem. Eu fiz um teste com o meu notebook, conectando-o no segundo acess point, e configurei para que meu notebook ficasse com 50 kbps, mas quando medi a velocidade deu 584 kbps.

2ª opção: Configurar um acess point como cliente que tenha a opção de repetidor universal, assim faz a mesma coisa, mas com controle de banda, e as minhas configurações do edimax não preciso mudar em nada. Mas eu não tenho o acess point que possa ser repetidor universal, qual vocês me sugerem ? eu já vi que o firmware 4.1 da wappro funciona com o edimax, e o firmware da aprouter 7.3 pode funcionar como repetidor universal, mas segundo o site deles, esse firmware somente funciona no WR254.