+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Radius travando clientes

    Fala galera..

    acho que nao sou o unico com esse problema aqui, mas estou encrencado com isso aqui e até desabilitei o hotspot por enquanto!!

    Tenho aqui o Vigo usando hotspot aqui!

    O problema é que o Radius onde o MK fala quem ta tentando autenticar pindura o cliente se o MK reinicia.

    por exemplo...joao de logou..e por acaso o mikrotik reiniciou, travou, que seja...
    o cliente joao tenta se logar dinovo quando ele conecta depois que o Mk ja reiniciou, ele nao consegue...
    da access-denied dizendo que ele ja esta logado.

    dai eu tenho que perceber isso com metade dos clientes chingando e entrar no servidor do vigo e excluir todos clientes logados


    eu pensei em alguns jeitos de resolver isso por scripts..mas nao sei muito bem como que se faz..

    um jeito seria um script no MK que executa sempre que o Mk Sobe, jogando o comando de limpar os clientes no Vigo (fedora)

    outro seria no fedora, quando ele parasse de pingar determinado ip (MK) ele executa o comando de limpar os clientes conectados no radius..


    se alguem sofre com isso e ja resolveu..ficaria muito mas muito agradecido mesmo..

    vou tentando aqui e vou postando se tiver sucesso em algo..

    obrigado desde ja a todos.

  2. #2

    Padrão

    ninguem saberia como??

    sei que tem que mudar o Simultaneous-use no radius e no mysql...mas não faço ideia de como fazer isso..
    se alguem souber isso ou script, ficaria muito grato!!

  3. #3
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Caro colega,
    não seria mais fácil você colocar um no-break + bateria, pro servidor de MK não cair?

    tenho MK com 100 dias de uptime e tá beleza.. ;} e quando ele cair você vai la e dar um clear nos logins.

  4. #4

    Padrão

    cria um script e agenda no cron do seu server, pra de 5 em 5 minutos apagar os arquivos dentro do diretorio /var/log/radius/radacct/ , porem vc perde recursos com ver os logins conectados no freeradius, e no caso tambem perde este controle no Vigo.

    Abraços

    Clecio

    Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    ninguem saberia como??

    sei que tem que mudar o Simultaneous-use no radius e no mysql...mas não faço ideia de como fazer isso..
    se alguem souber isso ou script, ficaria muito grato!!

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    Caro colega,
    não seria mais fácil você colocar um no-break + bateria, pro servidor de MK não cair?

    tenho MK com 100 dias de uptime e tá beleza.. ;} e quando ele cair você vai la e dar um clear nos logins.
    Obrigado pela resposta amigo..
    entao aqui sofro muito com energia ruim, é tudo area rural.. entãoa energia vem muito ruim, mesmo passando por estabilizadores industriais ainda da problema!!
    tenho no-breaks com baterias de 120 a 200A...mas acaba travando ou reiniciando as vezes por causa do link tbm 5.8 as vezes parar por alguns minutos (ainda tento arrumar isso, mas parece ser do mikrotik, sendo q com 2.4 naoa contece isso)..mas de qualquer jeito tenho realmente que tentar deixar os mikrotiks com maior uptime possivel...

    mas por enquanto, necessito de algo mais rapido.

    obrigado novamente

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cleciorodrigo Ver Post
    cria um script e agenda no cron do seu server, pra de 5 em 5 minutos apagar os arquivos dentro do diretorio /var/log/radius/radacct/ , porem vc perde recursos com ver os logins conectados no freeradius, e no caso tambem perde este controle no Vigo.

    Abraços

    Clecio

    mas dessa maneira os clientes teriam que se logar a cada 5 minutos nao teriam?!

    obrigado.

  7. #7

    Padrão

    Não precisam não pois o radius apenas autentica, o cliente mesmo vc apagando o arquivo ele continua conectado no mikrotik, mais vc perde o recurso de ver no freeradius ou no vigo quem esta online. Mais isso pode ser visto direto no mikrotik

    Abraços

    Clecio

    Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    mas dessa maneira os clientes teriam que se logar a cada 5 minutos nao teriam?!

    obrigado.