+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida sobre permissão

    Pessoal eu estou usando o samba para compartilhar meus arquivos, queria saber se a nivél de compartilhamento e a nivel de permissão na pasta eu consigo a seguinte granularidade de permissão:

    Base de Dados = Pasta compartilhada
    Permissões:
    - diego pode ler e escrever
    - rafel pode apagar
    - grupo vendas pode ler

    Fontes = Pasta normal
    Permissões:
    - diego pode ler e escrever
    - rafel pode apagar
    - grupo vendas pode ler

    Obrigado

  2. #2

    Padrão

    Pesquise um pouco sobre os parâmetros "write list" e "read list" do samba. Com certeza eles vão resolver o seu problema

  3. #3

    Smile

    Olá

    Básicamente assim:

    [base_de_dados]
    comment = Base de Dados
    path = /pasta/db
    writable = yes
    write list = rafael, diego # Usuarios que podem ler/escrever
    read list = @vendas # Grupo Vendas

    Para essa questão de um usuário poder ler/escrever e outro poder apagar você pode dar uma linda neste artigo:
    LinuxSecurity Brasil

    Ele fala sobre permissões de arquivos.

  4. #4

    Padrão

    PermissõesAs permissões dos arquivos são definidas através dos comandos chmod, chown e chgrp.
    Estrutura do comando:
    chmod
    Ao listar as informações de um arquivo ou diretório, o formato é o seguinte: drwxrwxrwx.
    Respectivamente: diretório (d), permissão do dono (read/write/execute), do grupo (read/write/execute) e de outros (read/write/execute).
    Por exemplo, para transformar um arquivo em executável:

    • chmod +x nome_do_arquivo (executável para todos)
    • chmod g+x nome_do_arquivo (executável para o grupo)

    Para alterar o usuário e o grupo de um arquivo ou diretório:

    • chown root.root /sbin/firewall.sh (-R: recursivamente)

    Outros exemplos:

    • chmod 755 (executável): -rwxr-xr-x
    • chmod 4700 (suid) set user id para programas que precisam rodar com permissão de root: -rws------

    Para calcular o valor numérico das permissões, basta considerar o valor do executavel como 1, de escrita como 2 e de leitura como 4, que seria o equivalente decimal aos bits:
    rwx = 111 (todos bits ligados) = 2**2 + 2**1 + 2**0 = 7
    Dessa forma, uma permissao de leitura e escrita (4+2) para o owner, e de leitura apenas para os outros teria o valor 644. Para calcular a umask, que seria a máscara de permissão aplicada na criação de um novo arquivo, basta então subtrair 666 (ou 777 para diretórios) resultando em umask 022.