+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy mk ping funciona em uma wlan mais na outra não

    salve galera.

    to com o seguinte problema: tenho um pc-ap mikrotik com 4 wlans greatek atheros e uma bridge com essas 4 wlans, ta enviando sinal, eu me conecto em todas as 4 wlans só que a unica que responde ping e navega numa boa é a wlan1 o resto conecta mais não responde ping nem nada...

    ja chequei rotas e ta normal pq funciona na wlan1 e navega dboa.

    esta da seguinte forma:
    eth1 ip 10.0.0.254 gw 10.0.0.1 -> modem
    bridge ip 192.168.0.1
    ports
    wlan1
    wlan2
    wlan3
    wlan4

    obs: o dhcp responde numa boa em todas as interfaces

    alguem me ilumine pq não sei o que pode estar errado.

  2. #2

    Padrão

    ae galera descobri algo interessante, quando desabilito a wlan1 na bridge as wlans funcionam normalmente

    o que raios será isso?

    alguem ajuda ae!

  3. #3

    Padrão

    Amigo,

    não entendi muito bem por que você pôs as 4 Wlan em bridge. São ponto a ponto ou somente distribuindo sinal para clientes?
    Se estiver apenas distribuindo sinal a clientes ponha as 4 Wlan em AP-bridge e exclua a bridge. Em cada Wlan crie faixas IP para as mesmas. Exemplo:
    Wlan1: 192.168.0.1/24
    Wlan2: 192.168.1.1/24
    Wlan3: 192.168.2.1/24
    Wlan4: 192.168.3.1/24

    Cadastre os clientes em Acess List e os faça conectar na interface mais forte.
    Utilize assim e não terá problemas. Qualquer coisa entre em contato.

  4. #4

    Padrão

    brother obrigado pela dica, mais ja tinha tentado assim tb e continuou na mesma... acho que é algum bug no mikrotik, pq coloquei ele na torre assim mesmo e esta funcionando, só que quando não tem cliente na wlan1 o resto para de funfar...

    faze oq!

    vlw a dica brother.

  5. #5

    Padrão

    Olha,

    posso apostar que não é nenhum "bug". Provavelmente é algum erro de configuração, configuração duplicada, etc. Refaça as suas configurações começando do zero... provavelmente resolverá o seu problema.

    "Bugs" no Mikrotik apenas no Web Proxy, pois o mesmo não é recomendável para grandes redes. Em pequenas redes funciona razoavelmente bem.

  6. #6

    Padrão

    amigo, ja refiz a instalção varias vezes achando q poderia ser erro nas configurações e mesmo assim não obtive sucesso.

    mais obrigado pela força

  7. #7

    Padrão

    amigo vc usa ele só como ap ou com servidor junto?

    se for caso vai em bridge/ports coloca todas as wlan1 2 3 4 para sairem pela bridge aq uso assim.

  8. #8

    Talking

    amigo, meu mk funciona como servidor e a bridge com as 4 wlans foi minha primeira opção mais realmente não importa o que faço sempre tenho que ter cliente na wlan1 pras outras wlans funcionarem.. ja coloquei o ap na torre e está funcionando assim mesmo... graças a Deus sempre tem um filho dele pindurado na primeira wlan hehehe!!

  9. #9

    Padrão

    Você configurou as Wlans em WDS?

  10. #10

    Padrão

    não uso wds nessa torre, o sinal entra pela ether e sai pelas wlans.
    esse mk é um servidor local

  11. #11

    Padrão

    Mais uma tentativa. (rsrs)

    A opção default Authenticat está desmarcada nas interfaces?
    As interfaces estão como Reply-Only?

  12. #12

    Padrão

    não brother, eu uso criptografia individual...

    eu tenho outro mk na minha torre central e esta funfionando numa boa, este que está dando trabalho mesmo...

    por isso acho que é algum bug saka!!! mais ta funcionando e os clientes ainda não reclamaram!

  13. #13

    Padrão

    Olha,

    criptografia é uma coisa...a opção default authenticat é outra coisa.

  14. #14

    Padrão

    Mais uma coisa: o problema pode ser justamente a criptografia. No Mikrotik criptografia não funciona muito bem, principalmente chips PRISM II e algumas Atheros (exemplo, DWL-G510).

  15. #15

    Padrão

    acho que este é mais um daqueles problemas insolucionaveis do mikrotik

    porque eu teste sem cripto e deu pane do mesmo jeito e como disse, esta funcionando 90% na torre, depois que eu coloquei não tive problemas pq sempre tem cliente na wlan1 e todos com criptografia individual.

    coisas de padre quevedo "icsto no exicste"!!!

  16. #16

    Padrão

    Amigo desculpe,

    mas até hoje não encontrei nenhum problema "insolucionável" no Mikrotik. Tem algum erro de configuração em algum lugar ou equipamento com defeito. Verifique toda a configuração e faça testes de hardware também.

  17. #17

    Padrão

    eu tenho 10 atheros ar5212 e todas deram o mesmo problema, mudei a placa mãe e continuou do mesmo jeito, por isso acho que não seja nem configuração e nem hardware.

  18. #18

    Padrão

    Mais uma vez amigo: tira a criptografia que resolve.

  19. #19

    Padrão

    amigo, obrigado pela dica mais infelizmente não é essa a solução que procuro.

    se o problema fosse criptografia, meu outro mk tambem não funcionava entende!
    Os hardwares são iguais, só os mks são diferentes.
    se alguem tiver outra solução eu agradeço.

    no mais a rede está funcionando. obrigado mesmo assim.